Logo O POVO+
Ceará encara Atlético-MG no Castelão para encerrar jejum de vitórias e subir na tabela
Esportes

Ceará encara Atlético-MG no Castelão para encerrar jejum de vitórias e subir na tabela

Vovô recebe o Galo hoje, às 19 horas, no Castelão. Alvinegro enfrenta adversário complicado, mas mira triunfo dentro de casa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Líder em participações em gols do Ceará, Saulo Mineiro deve comandar o ataque do Vovô (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Líder em participações em gols do Ceará, Saulo Mineiro deve comandar o ataque do Vovô

Com 25 desfalques somados, Ceará e Atlético-MG se enfrentam hoje, às 19 horas, no Castelão. Apesar da força do adversário, candidato ao título do Brasileirão, o Alvinegro mira na vitória e na reação após tropeços decisivos no primeiro semestre da temporada. A equipe do Porangabuçu quer garantir os três pontos em casa e pode subir até três posições na tabela.

Há seis jogos sem vencer, o Vovô deu sinal de reação na última apresentação na Série A, quando empatou em 1 a 1 com o Internacional-RS, em Porto Alegre (RS). Para resgatar a confiança e amenizar o ambiente de pressão, os comandados de Guto Ferreira precisavam dar uma resposta positiva dentro de campo em termos de desempenho. O escrete cearense voltou a jogar bem, dominou o Colorado no Beira-Rio e ficou próximo do triunfo.

LEIA TAMBÉM | "Aqui dentro todo mundo quer vencer", diz Marlon sobre sequência sem triunfo do Ceará

Agora o desafio é ainda maior. Com elenco qualificado e investimentos milionários, entre eles a contratação de Hulk, o Galo sonha com o título do Brasileirão e ostenta sequência atual de seis jogos de invencibilidade, sendo cinco vitórias e um empate. A última derrota foi para o Fortaleza, quando o Leão superou o adversário em Belo Horizonte, de virada.


Embora os resultados sejam positivos, a última apresentação, empate com a Chapecoense-SC no Mineirão, foi um tropeço. Em casa, o time comandado por Cuca não conseguiu superar uma equipe que vive momento de irregularidade na temporada, e que é candidata ao rebaixamento. Hulk e companhia só pensam na vitória contra os cearenses para seguirem na parte de cima da tabela.

Para voltar a vencer na temporada, o escrete do Porangabuçu precisa ter atuação com nível de concentração elevado para não bobear. Qualquer falha infantil pode custar caro contra um sistema ofensivo que tem Hulk e Keno. Os inúmeros gols perdidos diante do Internacional, que impediram o triunfo cearense, não podem se repetir.

A possibilidade de vitória sobre o Galo passa pela execução da transição ofensiva. Afinal, a principal arma do Ceará treinado por Guto Ferreira é o contra-ataque em velocidade. O Vovô voltou a encontrar espaço nas defesas rivais com este tipo de jogada.

Saulo Mineiro é a esperança ofensiva do Alvinegro. Ele é o jogador com mais participações diretas em gols da equipe, com sete tentos, sendo o artilheiro do elenco, e duas assistências.

O novo posicionamento do "Coração Valente", agora o centroavante titular do time, favorece os contragolpes e dificulta o trabalho defensivo no momento da recomposição do adversário. Contra o Bahia, ele marcou ao se aproveitar de uma jogada bem executada pelo Ceará na transição ofensiva. Diante do Inter, o camisa 73 também foi acionado no contra-ataque rápido, mas acabou desperdiçando as chances claras.

No campo dos desfalques, o Ceará tem 11 contra 14 do Atlético-MG. Entre as principais baixas do lado do Vovô, estão o goleiro Richard, os zagueiros Luiz Otávio e Klaus e o centroavante Cléber, todos por Covid-19. A novidade é o retorno de Jael, que se recuperou do novo coronavírus e será opção no banco.

No Galo, as principais ausências são os atacantes Vargas e Savarino e o zagueiro Alonso, que estão disputando a Copa América por suas respectivas seleções, e o meia Nacho Fernández, com Covid-19.

Ceará x Atlético-MG

Ceará
4-2-3-1: Vinicius; Gabriel Dias, Messias, Lacerda e Bruno Pacheco; Fernando Sobral e Marlon; Lima, Jorginho e Mendoza; Saulo Mineiro. Téc: Guto Ferreira

Atlético-MG
4-3-3: Éverson; Guga, Réver, Gabriel e Arana, Allan, Jair e Tchê Tchê; Hyoran, Keno e Hulk. Téc: Cuca

Data: 24/6/2021
Horário: 19 horas
Local: Castelão-CE
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden-RS
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi-RS e Jose Eduardo Calza-RS
VAR: Daniel Nobre Bins-RS
Transmissão: Premiere e Rádio O POVO CBN

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?