Logo O POVO+
Diante do Grêmio, Fortaleza pode repetir time, mas desgaste deve implicar em modificações
Esportes

Diante do Grêmio, Fortaleza pode repetir time, mas desgaste deve implicar em modificações

Com muitos jogos em sequência, comissão técnica do Leão toma cuidado com a recuperação dos jogadores. A chegada de reforços, em breve, deve diminuir preocupação com rodízio
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vojvoda confirmou interesse do Fortaleza em Dipietri
 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Vojvoda confirmou interesse do Fortaleza em Dipietri

Perder a invencibilidade não causou qualquer dano maior ao Fortaleza além da perda de três pontos. Tanto que horas depois do jogo contra o Flamengo-RJ no Maracanã, logo pelo turno da manhã, o elenco tricolor já trabalhava novamente, com foco no Grêmio-RS, adversário da 7ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Para os reservas e os que entraram no decorrer da partida, Vojvoda fez treino com bola e os que jogaram desde o início ficaram apenas no regenerativo. A tarde foi reservada para repouso e, à noite, a delegação embarcou para Porto Alegre (RS), desembarcando na capital gaúcha por volta de 22h10min. O treinador argentino terá, portanto, dois dias para mexer na equipe e mandar a melhor formação a campo contra o Imortal no domingo, 27.

A peso de hoje, todos os atletas que estavam disponíveis para enfrentar o Flamengo seguem à disposição para encarar o Grêmio. Ninguém retornou a Fortaleza ou viajou de lá a Porto Alegre. Vojvoda pode até repetir a escalação de forma consecutiva pela primeira vez, se quiser, mas deve evitar por conta do desgaste físico de algumas peças.

Mesmo com um elenco de 30 jogadores, o Tricolor vem dando sinais de que precisa de mais peças, tanto pela sequência de jogos em curto espaço de tempo — com viagens no meio —, quanto pelo estilo intenso que o treinador cobra dos jogadores, que exige muito fisicamente de todos. Em coletivas recentes, Vojvoda já citou o cansaço dos atletas e as cinco substituições apenas amenizam a situação.

Para julho, é provável que a comissão técnica ainda precise poupar peças em jogos importantes, mas em agosto, quando a janela de transferências internacionais abrir, a diretoria deve oferecer reforços ao treinador. Dois deles estão bem encaminhados.

O primeiro é o argentino Valentín Dipietri, que o próprio comandante tricolor confirmou na coletiva após o jogo contra o Flamengo. “É um jogador que o centro de inteligência está observando, é um jogador interessante e esperamos que tudo possa ir por bom caminho. Estão em negociações avançadas e só isso posso comentar nesse momento", disse sobre o ponta conterrâneo de 20 anos, que joga no Santamarina, da segunda divisão argentina.

O segundo deve ser Edinho, cria da base tricolor. O atacante se despediu ontem do Daejeon Hana Citizen, da Coreia do Sul,  ao fim do período de empréstimo, mas já havia retornado ao Brasil desde terça-feira, 22. Ele está em Baturité, cidade natal dele, e aguarda as negociações do Fortaleza com o Atlético-MG, com quem tem contrato até 2023.

A diretoria tricolor já conversou com o jogador e com dirigentes do Galo. Há um entendimento entre todas as partes para compra de mais uma fatia dos direitos econômicos do atacante por parte do Leão — que já possui 20% —, mas tudo ainda precisa ser oficializado. De toda forma, a expectativa é de que Edinho seja reforço do Fortaleza para o restante da temporada 2021.

Do ano passado para cá, o atleta jogou 25 partidas no Daejeon e fez sete gols. Ele foi monitorado o tempo inteiro pelo departamento de inteligência do Fortaleza e a diretoria nunca escondeu o desejo em contar com a volta do atleta.

Para além do desgaste, é necessário ter cuidado com a perda de jogadores por lesões — algo relacionado à recuperação dos atletas —, e suspensões por indisciplina. Nesse último ponto, porém, o Tricolor anda tranquilo. Somente agora, na sétima rodada, é que o primeiro jogador do elenco ficou pendurado. O amarelo que David tomou contra o Flamengo foi o segundo consecutivo e, se ele for advertido novamente, terá de cumprir suspensão.

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?