Logo O POVO+
Em jogo de chances desperdiçadas, Fortaleza e Grêmio empatam sem gols em Porto Alegre
Esportes

Em jogo de chances desperdiçadas, Fortaleza e Grêmio empatam sem gols em Porto Alegre

Cada equipe perdeu uma penalidade e o time gaúcho jogou por 37 minutos com um homem a menos. Goleiro do Leão valorizou o ponto fora de casa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza e Grêmio se enfrentam hoje, 13, pela Série A do Brasileirão. Veja onde assistir ao vivo à transmissão, qual horário do jogo e provável escalação (Foto: RICHARD DUCKER/AE)
Foto: RICHARD DUCKER/AE Fortaleza e Grêmio se enfrentam hoje, 13, pela Série A do Brasileirão. Veja onde assistir ao vivo à transmissão, qual horário do jogo e provável escalação

Para quem jogou 37 minutos com um jogador a mais e desperdiçou um pênalti — e o rebote na sequência —, o Fortaleza não deveria ter ficado satisfeito com o empate sem gols diante do Grêmio-RS, ontem à noite, em Porto Alegre (RS).

Quando se leva em consideração que, mesmo com dez jogadores, o Tricolor Gaúcho teve uma penalidade a seu favor aos 37 minutos do segundo tempo e Felipe Alves pegou, o ponto conquistado fora de casa já não parece tão ruim. Que o diga o próprio goleiro do Leão.

“A gente pontuou fora de casa, acho que nosso campeonato é esse, pontuar o máximo possível (...) tentar fazer o dever de casa e (conquistar) o máximo de pontos que a gente conseguir tirar fora. Esse é nosso objetivo dentro da competição”, valorizou.

É fato, porém, que os dois times tiveram boas oportunidades e não conseguiram marcar. Os dois goleiros foram bem quando exigidos e, especialmente pelo lado do Fortaleza, as conclusões erradas garantiram o empate sem gols.

Grêmio e Fortaleza começaram o jogo em trocação franca de ataques O chute rasteiro de Rafinha foi respondido com uma cabeçada certa de Pikachu. Na sequência, a finalização de fora da área de Robson implicou numa tentativa de longe de Ferreira, após arrancada pela direita. Teve ainda uma boa jogada de Douglas Costa, carregando a bola da direita para a esquerda, em frente à grande área, e chutando de forma cruzada, assustando Felipe Alves. Tudo isso nos dez minutos iniciais.

A partir daí, os donos da casa passaram a ter o controle da partida, com mais posse de bola e chegando muito na área do Leão. O trio de zaga do Fortaleza conseguia desviar, colocar-se à frente das finalizações ou até mesmo impedi-las, mas a penetração gremista acontecia com frequência.

O Tricolor Cearense passou a encaixar contra-ataques após os 30 minutos. No primeiro, Ronald acertou lançamento aéreo para Éderson na grande área e por pouco o volante não marcou por cobertura. Logo depois, Romarinho demorou a tomar decisão no passe em um ataque 3x3 e quando rolou para Robson, na direita, o marcador conseguiu fechar o ângulo. O atacante conseguiu finalizar, mas o goleiro estava bem colocado e segurou sem dificuldade.

Éderson e Titi ainda arriscaram da entrada da área, mas nenhum acertou a meta. O lance mais próximo de um gol, porém, foi a cabeçada de Ferreira, após cruzamento vindo da direita, aos 43. A bola acertou a trave.

O time gaúcho também teve a primeira chance do segundo tempo, com Kanemann finalizando uma bola mal afastada da grande área, mas depois daí começou a sequência de gols perdidos do Fortaleza.

Primeiro com Robson, que aproveitou chute errado do goleiro, na grande área, puxou para o pé esquerdo, mas chutou em cima de Rafinha. Depois, numa disputa com Kanemann, adiantou a bola e só não passou porque o defensor colocou o braço na frente, o derrubando na grande área. A penalidade foi marcada e o zagueiro expulso. Pikachu bateu no canto direito rasteiro e Gabriel Chapecó defendeu. No rebote, o camisa 22 bateu no lado contrário, mas para fora. Esse lance aconteceu aos 17 minutos.

Aos 22, David arrancou com a bola pela esquerda, invadiu a área, mas também acertou o goleiro. Robson ainda teria outra chance, recebendo lançamento, mas em posição irregular.

Apesar da inferioridade numérica, o Grêmio ainda teve duas boas chances. Uma em cabeçada de Diego Souza, aos 30, que Felipe Alves pegou com uma mão. Outra na penalidade marcada com auxílio do VAR, no lance seguinte.

Em uma bola levantada para a área, Douglas Costa escorou para trás e numa disputa entre Geromel e Osvaldo, a bola bateu na mão erguida do atacante. A arbitragem de campo deu impedimento, mas a tecnologia mostrou que o lance foi normal e Marcelo de Lima Henrique apontou o pênalti. Diego Souza cobrou à meia altura, no canto esquerdo, e Felipe Alves espalmou.

Ainda houve tempo para Crispim arriscar de fora da área e levar perigo, Pikachu finalizar quase na pequena área por cima do gol e Éderson chutar travado na grande área. Com 12 pontos, o Tricolor segue no G-4 da Série A e agora enfrenta a Chapecoense-SC em casa, na quarta-feira, 30.

Grêmio 0x0 Fortaleza

Grêmio
4-2-3-1: Gabriel Chapecó, Rafinha, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Lucas Silva) e Matheus Henrique (Paulo Miranda); Bobsin, Douglas Costa (Léo Pereira) e Ferreira; Diego Souza (Ricardinho). Téc: Tiago Nunes

Fortaleza
3-5-2: Felipe Alves, Tinga, Titi e Benevenuto; Yago Pikachu, Éderson, Ronald (Felipe), Romarinho (Osvaldo) e Lucas Crispim; David e Robson (Torres). Téc: Juan Pablo Vojvoda

Local: Arena do Grêmio
Data: 27/6/2021
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique-RJ
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz-RJ e Márcia Bezerra Lopes Caetano-RO
VAR: Péricles Bassols-SP
Cartões amarelos: Douglas Costa (GRE), Éderson, Titi, Osvaldo, Ronald (FOR)
Renda e Público: jogo de portões fechados em decorrência da pandemia do novo coronavírus

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?