Logo O POVO+
Com atuações seguras, Buiú vem se consolidando como lateral-direito titular do Ceará
Esportes

Com atuações seguras, Buiú vem se consolidando como lateral-direito titular do Ceará

Com desempenho defensivo melhor que o ofensivo, a cria da base alvinegra tem se encaixado bem no esquema de Guto Ferreira e aproveita oscilação e ausência de Gabriel Dias
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Desempenho defensivo tem sido o destaque de Buiú em campo (Foto: Felipe Santos/CearaSC)
Foto: Felipe Santos/CearaSC Desempenho defensivo tem sido o destaque de Buiú em campo

Quando ele aparece na escalação como titular, alguns torcedores ainda torcem o nariz. Dentre as posições que a torcida alvinegra mais cobra por reforços, a lateral direita é uma das primeiras. Mas o fato é que, mesmo estando longe de ser uma unanimidade, Buiú correspondendo bem às oportunidades que tem tido no Ceará.

E não são poucas. Ele atuou em 7 das 10 partidas do Vovô somente na Série A do Campeonato Brasileiro, sendo cinco como titular. Na temporada 2021, já são 14 jogos e até um gol marcado. Em tese, ele é substituto imediato de Gabriel Dias, mas vem jogando de início há três rodadas, já que o primeiro trata uma tendinite no joelho direito.

Com desempenho defensivo melhor que o ofensivo, a cria da base alvinegra tem se encaixado bem no esquema de Guto Ferreira. Dados do SofaScore mostram que Buiú está indo bem em interceptações e desarmes, bem como nos passes, especialmente em lançamentos. Isso significa que o jogador tem contribuído efetivamente para parar ataques adversários e ajuda no início da transição ofensiva.

A precisão de lançamentos certeiros chega a 82% das tentativas, enquanto para bolas longas fica em 60%. Esses números são bem melhores que os apresentados por Gabriel Dias (20% e 27%, respectivamente). O SofaScore também mostra que o atleta cearense consegue trocar mais passes certos no campo do adversário que seu companheiro e concorrente.

Nas disputas de um contra um, ofensivos ou defensivos, Buiú também tem tido resultados satisfatórios. No chão, ganha 63% dos duelos travados, enquanto pelo ar fica na metade, 50%. Na partida de quarta-feira, contra o Fluminense, o camisa 27 ganhou 8 de 9 disputas no gramado e 2 de 4 batalhas aéreas.

Ainda pelo SofaScore, a nota de Buiú nos jogos, baseada nos números dele em campo, tem ficado acima da casa dos 7. Foi assim contra Red Bull Bragantino e Fluminense e diante do Juventude foi 6,9 (a média é 6). O entrosamento dele com o restante do grupo também é indiscutível e o resultado do conjunto defensivo vem sendo positivo, tanto que nos últimos três jogos, em que ele foi titular, o Vovô não tomou gols.

O lateral-direito, no entanto, entende o porquê de alguns torcedores ainda terem desconfiança dele. Não é pela idade, tampouco por ser prata da casa.

“Eu era um menino indisciplinado, uma pessoa que fazia coisas que não agradavam nem a mim nem ao próximo. A minha mudança começou no ano de 2017, quando eu fui para o Joinville, onde eu me casei, construí uma família. Eu sou muito grato ao Ceará por me dar essa oportunidade de voltar para cá, de abrir as portas, de acreditar no meu potencial. E eu estou aqui para fazer história. Esse é o Buiú que vocês estão vendo hoje. Um cara mais dedicado, um cara mais profissional. Prometo dar muita alegria para a nação alvinegra”, disse em coletiva, ainda em maio.

Contra o Cuiabá-MT, no domingo, Marcos Ytalo, como é o nome de batismo do jogador, deverá ser titular mais uma vez, a quarta consecutiva. Pendurado, ele terá de ter cuidado para não tomar o terceiro amarelo e ficar suspenso para o jogo seguinte, especialmente se Gabriel Dias demorar a se recuperar da tendinite no joelho. Não há outro lateral-direito de origem na equipe profissional e, numa situação de perder ambos, Guto Ferreira teria de improvisar alguém ou subir um jogador da base. Para o duelo contra o Auriverde, por exemplo, em tese, o volante Fabinho deverá ser o substituto imediato de Buiú.

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?