Logo O POVO+
Argentina bate Brasil no Maracanã e, com Messi, levanta uma taça após 28 anos
Esportes

Argentina bate Brasil no Maracanã e, com Messi, levanta uma taça após 28 anos

Com gol de Di María no primeiro tempo, argentinos são os primeiros a tirarem um título da seleção brasileira em casa na história do torneio continental
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Maior rival do Brasil, Argentina foi campeã da Copa América em cima da seleção brasileira; conheça a equipe do grupo C da Copa do Mundo 2022 (Foto: CARL DE SOUZA / AFP)
Foto: CARL DE SOUZA / AFP Maior rival do Brasil, Argentina foi campeã da Copa América em cima da seleção brasileira; conheça a equipe do grupo C da Copa do Mundo 2022

Era 4 de julho de 1993 em Gayaquil, no Equador, quando a Argentina venceu o México por 2 a 1, com gols de Gabriel Batistuta, e levantou a 12ª taça da Copa América. Lionel Andrés Messi Cuccittini, para muitos o maior jogador argentino da história, para outros o segundo melhor, para praticamente todos um dos três melhores, recém completara 6 anos.

De lá para cá veio um bicampeonato olímpico (sub-23) e só sobraram finais para o elenco principal — inclusive uma de Copa do Mundo, em 2014. No Maracanã, naquela decisão, a Alemanha venceu por 1 a 0 na prorrogação. Desta vez o mesmo palco lavou a alma do craque de uma geração. Num estádio com público parcial, em uma competição que provavelmente nem deveria ter ocorrido em decorrência da ainda descontrolada pandemia de Covid-19, uma justiça histórica foi feita. Pior para o Brasil.

A Argentina derrotou o Brasil por 1 a 0, com gol de Dí María, e levantou a primeira taça desde 4 de julho de 1993. Messi é campeão com a camisa azul e branca, em vez da blaugrana, do Barcelona, com que tantas glórias comemorou. Pela primeira vez na história da Copa América, a seleção brasileira não foi campeã em casa.

Messi não foi protagonista desta vez, ao contrário do que fez em todo o resto da competição — da qual sai artilheiro e líder em assistências. Podia ter sido vilão caso o Brasil empatasse, por ter se atrapalhado na cara do gol, diante de Ederson, em lance em que podia ter feito o 2 a 0. O gol não foi necessário, graças à disciplina tática de De Paul, Montiel, Paredes.

A partida teve um primeiro tempo equilibrado, de poucas chances em que a Argentina aproveitou a melhor delas. E um segundo de domínio brasileiro, contragolpes perigosos e placar inalterado.

O gol saiu aos 22 minutos. Em falha de Renan Lodi, Di María recebeu bela enfiada de bola de De Paul e encobriu a saída de Éderson para marcar um golaço. O Brasil pouco pressionou no restante da etapa.

Na segunda, a pressão foi total nos primeiros minutos e Richarlison chegou a empatar em bela trama de ataque. O assistente anulou o gol por impedimento, decisão ratificada pelo VAR.

Tite tentou dar novo ritmo ao time. Pôs Vinícius Jr., Gabigol, Emerson. As chances vinham, a Argentina cadenciava o jogo de forma tanto quanto violenta, e chegava até a ameaçar mais no talento de Di María e Messi.

O Brasil era o atual campeão do torneio, tendo vencido mesmo sem Neymar a edição passada, também em casa. Desta vez o camisa 10 estava em campo, motivado para ficar com a taça.

Entre 2013 e 2017, o brasileiro foi companheiro do camisa 10 argentino. Eram dois terços de um dos maiores ataques da história do futebol. O protagonista daquele Barcelona, porém, nunca foi outro.

Ele vestia a 10. Ele ainda a veste. E, ontem, naquele que é provavelmente o maior templo do futebol, naquele que é possivelmente o maior clássico do esporte, ele levantou a taça com uma camisa que não a azul-grená.

No dia 25 de novembro de 2020, o mundo — e, em especial, a Argentina — perdeu Maradona. Muito embora não estivesse em forma ou no time, ele ainda era atleta profissional naquele 4 de julho de 1993. Ou seja, o elenco principal argentino não era campeão desde que Don Diego se aposentou. Onde quer que ele esteja, ele festeja o título de Messi. 

O que você achou desse conteúdo?