Logo O POVO+
Folga no calendário: Ceará terá semanas cheias por mais de dois meses na Série A
Esportes

Folga no calendário: Ceará terá semanas cheias por mais de dois meses na Série A

Eliminado em Copas do Brasil e Sul-Americana, Vovô só entrará em campo pela Série A aos sábados e domingos e terá tempo adequado de preparação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Destaque do time na Série A, Lima celebrou a pausa no calendário para poder treinar mais bola parada (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Destaque do time na Série A, Lima celebrou a pausa no calendário para poder treinar mais bola parada

Descanso adequado, ajustes necessários e chance de decolar. O Ceará terá pela frente 12 semanas cheias para se preparar para os jogos na Série A do Campeonato Brasileiro, único torneio que o clube ainda participa na temporada de 2021. O duelo contra o Athletico-PR, sábado, 17, no Castelão, marca o primeiro desta sequência com período mais extenso para treinamentos.

A folga no calendário ocorre justamente porque o Vovô já foi eliminado na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana. As partidas da competição nacional de mata-mata, além dos confrontos dos torneios organizados pela Conmebol, preencherão datas em meio da semana.

Desta forma, o Alvinegro terá semanas cheias para intensificar os treinamentos por mais de dois meses. O time treinado por Guto Ferreira só entrará em campo aos sábados e domingos entre 17 de julho a 3 de outubro. Neste período, a equipe enfrentará em casa sete adversários: Athletico-PR, Fortaleza, Atlético-GO, Flamengo-RJ, Palmeiras-SP, Santos-SP e Chapecoense-SC. Como visitante, vai encarar Sport-PE, Corinthians-SP, América-MG, Grêmio-RS e Bahia.

Leia também: Ceará e Fortaleza têm melhor início de Série A desde que retornaram à elite

O período de descanso fundamental. O Ceará ainda não apresenta a sua melhor versão dentro de campo, mesmo que ostente atualmente sete jogos de invencibilidade no Brasileirão — a marca só é inferior à do vice-líder Bragantino, único invicto da competição após 11 rodadas. O empate diante do Cuiabá, fora de casa, com o Vovô tendo um jogador a mais durante mais de um tempo, gerou pressão e insatisfação de parte da torcida com o técnico Guto Ferreira.

Por enquanto, o time vive gangorra de cenários na Série A, ora o copo está meio cheio, ora meio vazio. Falta ainda regularidade no desempenho. O ataque segue sendo o principal ponto frágil do escrete do Porangabuçu.

Principal jogador do setor ofensivo no momento, Lima entende bem a importância de uma semana cheia de trabalho. Os números evidenciam. Desde o início da temporada, o técnico Guto Ferreira teve cinco períodos mais extensos para preparar a equipe. Neste cenário, o Vovô não perdeu nenhuma vez — quatro vitórias e um empate.

"Estavam tendo muitos jogos na sequência, as viagens, estava desgastando um pouco a equipe pelo pouco tempo de recuperação. Agora ter um descanso maior é importante para nós. Nesse curto tempo, a gente já estava treinando as faltas, com dois, três dias entre um jogo e outro. Agora, com um tempo maior, é continuar fazendo os treinamentos de bola parada e espero, sim, fazer aqueles gols de falta nos próximos jogos, igual ao do Beira-Rio", afirmou Lima em entrevista coletiva realizada ontem.

Para o próximo desafio contra o Furacão, "Gordiola" tem dois desfalques confirmados por suspensão pelo terceiro cartão amarelo: Jael e Jorginho. Cléber e Vina devem ser os substitutos. O lateral-direito Gabriel Dias segue se recuperando de tendinite patelar no joelho direito e ficará de fora de mais uma partida. A dúvida é sobre Luiz Otávio, que aproveitará a semana para se recondicionar fisicamente após lesão.

Início de Série A

Ceará tem o melhor início na Série A desde que voltou a disputar a elite do futebol nacional, em 2018.

  • 2018
    - 20º colocado
    - 5 pontos: 5 empates, 6 derrotas
    - 6 gols marcados e 16 sofridos
    - 15,2% de aproveitamento
  • 2019
    - 13º colocado
    - 14 pontos: 4 vitórias, 2 empates, 5 derrotas
    - 13 gols marcados e 10 sofridos
    - 42,4% de aproveitamento
  • 2020
    - 13º colocado
    - 13 pontos: 4 vitórias, 1 empate, 6 derrotas
    - 12 gols marcados e 16 sofridos
    - 39,4% de aproveitamento
  • 2021
    - 11º colocado
    - 15 pontos: 3 vitórias, 6 empates, 2 derrotas
    - 13 gols marcados e 12 sofridos
    - 45,5% de aproveitamento

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?