Logo O POVO+
Após punição do STJD, Ceará terá problemas na escalação do time no Brasileirão
Esportes

Após punição do STJD, Ceará terá problemas na escalação do time no Brasileirão

Gabriel Dias, Mendoza e Jael foram os jogadores apenados e ficarão longo período ausentes dos jogos. Ataque, já carente de peças, fica com dois atletas a menos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Jael, Mendoza e Gabriel Dias tiveram gancho ampliado pelo STJD
 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Jael, Mendoza e Gabriel Dias tiveram gancho ampliado pelo STJD

Ontem, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aumentou as penas dos jogadores envolvidos na briga que ocorreu após a decisão da Copa do Nordeste 2021, entre Ceará e Bahia. Além disso, os clubes foram multados. Os atletas Gabriel Dias, do Alvinegro, Juninho e Danielzinho, do Tricolor, foram punidos com oito partidas de suspensão, enquanto os desportistas Jael e Mendoza, do Vovô, e Nino Paraíba, do Esquadrão, pegaram um gancho de dez jogos.

Para além da pena esportiva, o Ceará terá ainda de pagar R$ 31,6 mil de multa, enquanto o valor a ser pago pelo Bahia será de R$ 25 mil. O time baiano perdeu um mando de campo pela invasão de Nino Paraíba ao gramado, mesmo com o jogo tendo acontecido na Arena Castelão, em Fortaleza.

Contudo, o período de jogos que os atletas ficarão ausentes dos gramados terá redução, pois eles já cumpriram partidas de suspensão previamente, antes de efeitos suspensivos liberá-los para voltar aos campos. Assim, no caso do Ceará, Mendoza já "pagou" três jogos de suspensão, o que significa que o colombiano ainda ficará sete jogos de fora do time.

Quanto a Jael e Gabriel Dias, ambos cumpriram duas partidas de suspensão, que foram subtraídas. O atacante, portanto, terá de ficar de fora dos próximos oito confrontos, enquanto o lateral-direito tem seis jogos de gancho pela frente. Todos voltam a cumprir a pena já na partida de amanhã, às 17 horas, entre Ceará e Athletico-PR, pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, na Arena Castelão.

O peso das suspensões no Ceará

A ausência dos três atletas expõe lacunas no elenco alvinegro, especialmente na posição de centroavante e na lateral direita. No comando do ataque, no início da temporada 2021 o Vovô tinha quatro opções: Jael, Cléber Felipe Vizeu e Saulo Mineiro. Contudo, os dois últimos deixaram o clube, enquanto o primeiro está suspenso. Desta forma, só resta Cleber como jogador de ofício desse setor do campo.

Improvisações, porém, podem ser feitas pelo técnico Guto Ferreira na busca pela referência do sistema ofensivo do Ceará. O atacante colombiano Yony González, que costuma atuar pelas pontas, tem a capacidade de jogar mais centralizado. Outra possibilidade é avançar o meia Vina para o comando de ataque, tendo em vista a boa presença de área e a qualidade na finalização que o atleta tem como características.

Outra carência está na lateral direita. Sem Gabriel Dias — que já era ausência por contusão —, o único jogador deste setor é Buiú, que foi formado na base alvinegra, rodou por alguns times e retornou recentemente à equipe principal do Vovô. Novamente, há a possibilidade de improvisações. Os meio-campistas Marlon e Fernando Sobral, versáteis, podem atuar nesta faixa de campo. Outra opção é o volante Fabinho, que se recupera fisicamente após lesão e atuou pelo time de aspirantes na última quinta-feira, 15.

Assim, o Alvinegro de Porangabuçu jogará pelo Brasileirão sem os três atletas contra Athletico-PR (casa), Sport-PE (fora), Fortaleza (casa), Atlético-GO (casa), Corinthians-SP (fora) e Flamengo-RJ (casa). Gabriel Dias voltará a estar disponível diante do Palmeiras-SP (casa), pela 19ª rodada, enquanto Mendoza pode voltar a atuar contra o Grêmio-RS (fora), pela 20ª rodada.

Portanto, somente contra o Santos-SP, pela 21ª rodada do certame, a segunda do segundo turno, o Ceará terá a volta de todos os jogadores punidos na final da Copa do Nordeste, pois será quando a suspensão de Jael termina. Este embate está marcado para o dia 19 de setembro, às 17 horas, na Arena Castelão.

Suspensão jogadores Ceará

  • Steven Mendoza (atacante) - 10 jogos de suspensão. Cumpriu 3, então ficará 7 partidas ausente.
  • Jael (centroavante) - 10 jogos de suspensão. Cumpriu 2, então ficará 8 partidas ausente
  • Gabriel Dias (lateral-direito/volante) - 8 jogos de suspensão. Cumpriu 2, então ficará 6 partidas ausente.
O que você achou desse conteúdo?