Logo O POVO+
Campanha do Fortaleza na Série A é a melhor de um nordestino em 12 rodadas
Esportes

Campanha do Fortaleza na Série A é a melhor de um nordestino em 12 rodadas

| Série A | Tricolor tem o melhor desempenho em doze rodadas dos times do Nordeste nos pontos corridos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA tem o melhor desempenho de times do Nordeste que estão na Série A de 2021  (Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC)
Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC FORTALEZA tem o melhor desempenho de times do Nordeste que estão na Série A de 2021

Muita gente pode ainda não ter assimilado, mas é impossível não notar o Fortaleza na atual Série A do Brasileiro. A campanha do Tricolor nas doze primeiras rodadas surpreende até o torcedor mais fanático e a cada rodada que passa, mais pessoas se rendem ao futebol apresentado pelo Leão na competição.

A chamada "mídia nacional" tem falado cada vez mais do Fortaleza, assim, pelo nome, sem ligá-lo diretamente ao nome do técnico como fazia na época de Rogério Ceni.

O argentino Juan Pablo Vojvoda vem ganhando notoriedade no Campeonato Brasileiro. Os holofotes virados para o Pici, no entanto, são justificados pelo números conquistados pelo time até aqui.

Não é apenas ter a 3ª colocação com 24 pontos. É ser também o segundo melhor ataque da elite, com 20 gols marcados, e a melhor defesa, com apenas 9 sofridos. É permanecer no G-6 da principal competição do futebol brasileiro durante doze rodadas consecutivas e ter ficado entre os quatro melhores times em dez delas, inclusive agora.

 

Encarar os adversários de igual para igual, independentemente de quem esteja do outro lado, tem sido uma marca do atual Fortaleza

 

Se tudo isso já não fosse o bastante para justificar a título de sensação do Campeonato Brasileiro até aqui, que muitos já atribuem ao Tricolor, o Fortaleza é dono da melhor campanha de um nordestino em doze jogos da Série A em toda a história da competição nos pontos corridos, superando o Sport-PE, na Série A de 2015, que a esta altura havia conquistado 23 pontos (um a menos).

Doze rodadas significam mais que 30% do campeonato. Faltam sete jogos para o fim dos jogos de ida. E a conta básica dos 45 pontos que o Tricolor fez nos últimos dois anos pensando na permanência já foi completada em mais da metade. Se mantiver a pegada, é possível que o Leão vire o turno já perto dos 41 pontos que fez nas 38 rodadas de 2020.

Encarar os adversários de igual para igual, independentemente de quem esteja do outro lado, tem sido uma marca do atual Fortaleza. Além das vitórias fora de casa contra Atlético-MG e São Paulo, o Leão goleou o Internacional e o América-MG e tem sido um rolo compressor no Castelão, estando invicto como mandante.

Ao que parece, o bom momento não tem subido à cabeça. O atacante Robson, por exemplo, chama de sonho conquistar uma vaga em uma competição sul-americana e faz questão de frisar que ainda é início de competição.

"A gente não está escolhendo adversário. Sabemos que o Brasileirão é muito difícil, é muito intenso, então começar ele bem é a melhor coisa do mundo, mas a gente tem que continuar nessa pegada, se entregando, se doando, que a gente quer coisas grandes", projetou Robson.

De acordo com o atacante, o sonho "é conquistar, quem sabe uma (vaga na) Sul-Americana ou uma (vaga na) Libertadores, mas ainda é muito cedo para falar. O campeonato ainda está começando. A gente precisa se manter focado, com os pés no chão e continuar desse jeito para no fim do ano ter feito um belo campeonato", avaliou Robson, autor do gol que deu a vitória do Fortaleza sobre o São Paulo, no Morumbi, na última rodada do Brasileirão.

 

LEIA MAIS NO ESPORTES O POVO

Tabela do Brasileirão 2021: classificação atualizada da 12ª rodada

Pelo terceiro cartão amarelo, David e Titi desfalcam Fortaleza na próxima rodada da Série A

Para Vojvoda, Fortaleza venceu São Paulo devido às características individuais de seus jogadores

Flamengo x Botafogo sub-20 ao vivo: onde assistir

 

 

 

O que você achou desse conteúdo?