Se o Castelão tem sido um dos amuletos do Fortaleza na temporada 2021, o torcedor vai abrir um sorriso quando olhar os próximos jogos do time. O Tricolor tem pela frente três duelos importantes, todos em casa, até mesmo quando estiver na condição de visitante.
No fim de semana, o Leão recebe o Red Bull Bragantino, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Já no dia 29, tem o primeiro jogo das quartas de final da Copa do Nordeste, contra o CRB-AL, e no dia 1º de agosto, haverá o Clássico-Rei, com mando alvinegro, também "no quintal de casa".
O Gigante da Boa Vista tem feito bem ao Fortaleza na atual temporada. Jogando lá, o Tricolor só perdeu uma vez, ainda na fase classificatória da Copa do Nordeste — diante do Santa Cruz-PE, ameaçadíssimo de rebaixamento à Série D. Desde que o técnico Juan Pablo Vojvoda chegou, o Leão tem marcado território naquele gramado, sustentando a invencibilidade que já dura 12 jogos, incluindo até partidas como visitante, contra o próprio Ceará.
De maneira específica na Série A, onde o nível dos adversários sobe, são seis partidas no Castelão, com cinco vitórias e um empate — 89% de aproveitamento, melhor marca do certame, ao lado do líder Palmeiras-SP (que tem saldo de gols pior). Somente o Fluminense-RJ conseguiu arrancar um ponto do Fortaleza em casa. Em resumo, jogando em solo cearense, o Tricolor tem sido uma pedreira para todos os adversários.
A sequência dos adversários do Fortaleza, porém, tem um histórico recente de bom visitante. A começar pelo Massa Bruta, que venceu cinco de seis jogos fora de casa e empatou outro. O time de Bragança Paulista conquistou 18 dos 24 pontos que possui em domínios adversários e acumula a melhor campanha fora de casa entre os 20 clubes de elite, com 89% de aproveitamento. Sem falar que é a única equipe da Série A que ainda não perdeu pra ninguém.
"É um jogo de muito estudado. Eles jogam quase da mesma forma que a gente em questão de intensidade, variações táticas, é um time novo, jovem, igual ao nosso, que vem brigando na parte de cima da tabela. Tem tudo para ser um grande jogo e, se Deus quiser, que a gente possa sair com esse triunfo", avaliou o polivalente Lucas Crispim, do Fortaleza, em coletiva concedida ontem à tarde.
Na sequência, o Tricolor vai receber, pela Copa do Brasil, o time que chegou às oitavas de final vencendo todos os jogos como visitante. Na primeira e segunda fases, o CRB-AL eliminou Goianésia-GO e Paysandu-PA em jogos únicos. E quando enfrentou o Palmeiras, líder da Série A, em duas partidas, perdeu em casa, mas ganhou no Allianz Parque e despachou o Verdão nos pênaltis.
Quanto ao Clássico-Rei, a balança é dispensável para mostrar o equilíbrio. Quando Ceará e Fortaleza se encontram, é difícil ter disparidade em campo. E depois de perder o título estadual e ser eliminado na Copa do Brasil, o Vovô vem sedento por revanche.
Serão três bons testes para o Fortaleza em casa. Se a invencibilidade permanecer, o reflexo será direto nas competições. Pela Copa do Brasil, porém, ainda haverá o segundo jogo, em Alagoas, logo após o dérbi local.