Esportes

Fortaleza tem sequência de jogos em casa, mas contra visitantes incômodos

Tricolor fará três jogos consecutivos no Castelão, local onde mantém invencibilidade de 12 partidas, até mesmo nas vezes em que jogou como visitante
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Lucas Crispim acredita num confronto equilibrado do melhor mandante (Fortaleza) contra o melhor visitante (Bragantino) (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Lucas Crispim acredita num confronto equilibrado do melhor mandante (Fortaleza) contra o melhor visitante (Bragantino)

Se o Castelão tem sido um dos amuletos do Fortaleza na temporada 2021, o torcedor vai abrir um sorriso quando olhar os próximos jogos do time. O Tricolor tem pela frente três duelos importantes, todos em casa, até mesmo quando estiver na condição de visitante.

No fim de semana, o Leão recebe o Red Bull Bragantino, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Já no dia 29, tem o primeiro jogo das quartas de final da Copa do Nordeste, contra o CRB-AL, e no dia 1º de agosto, haverá o Clássico-Rei, com mando alvinegro, também "no quintal de casa".

O Gigante da Boa Vista tem feito bem ao Fortaleza na atual temporada. Jogando lá, o Tricolor só perdeu uma vez, ainda na fase classificatória da Copa do Nordeste — diante do Santa Cruz-PE, ameaçadíssimo de rebaixamento à Série D. Desde que o técnico Juan Pablo Vojvoda chegou, o Leão tem marcado território naquele gramado, sustentando a invencibilidade que já dura 12 jogos, incluindo até partidas como visitante, contra o próprio Ceará.

De maneira específica na Série A, onde o nível dos adversários sobe, são seis partidas no Castelão, com cinco vitórias e um empate — 89% de aproveitamento, melhor marca do certame, ao lado do líder Palmeiras-SP (que tem saldo de gols pior). Somente o Fluminense-RJ conseguiu arrancar um ponto do Fortaleza em casa. Em resumo, jogando em solo cearense, o Tricolor tem sido uma pedreira para todos os adversários.

A sequência dos adversários do Fortaleza, porém, tem um histórico recente de bom visitante. A começar pelo Massa Bruta, que venceu cinco de seis jogos fora de casa e empatou outro. O time de Bragança Paulista conquistou 18 dos 24 pontos que possui em domínios adversários e acumula a melhor campanha fora de casa entre os 20 clubes de elite, com 89% de aproveitamento. Sem falar que é a única equipe da Série A que ainda não perdeu pra ninguém.

"É um jogo de muito estudado. Eles jogam quase da mesma forma que a gente em questão de intensidade, variações táticas, é um time novo, jovem, igual ao nosso, que vem brigando na parte de cima da tabela. Tem tudo para ser um grande jogo e, se Deus quiser, que a gente possa sair com esse triunfo", avaliou o polivalente Lucas Crispim, do Fortaleza, em coletiva concedida ontem à tarde.

Na sequência, o Tricolor vai receber, pela Copa do Brasil, o time que chegou às oitavas de final vencendo todos os jogos como visitante. Na primeira e segunda fases, o CRB-AL eliminou Goianésia-GO e Paysandu-PA em jogos únicos. E quando enfrentou o Palmeiras, líder da Série A, em duas partidas, perdeu em casa, mas ganhou no Allianz Parque e despachou o Verdão nos pênaltis.

Quanto ao Clássico-Rei, a balança é dispensável para mostrar o equilíbrio. Quando Ceará e Fortaleza se encontram, é difícil ter disparidade em campo. E depois de perder o título estadual e ser eliminado na Copa do Brasil, o Vovô vem sedento por revanche.

Serão três bons testes para o Fortaleza em casa. Se a invencibilidade permanecer, o reflexo será direto nas competições. Pela Copa do Brasil, porém, ainda haverá o segundo jogo, em Alagoas, logo após o dérbi local.

Made with Flourish
Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais