Logo O POVO+
Demolidor de gigantes
Esportes

Demolidor de gigantes

| Série A | Fortaleza, até aqui no Brasileirão, não tomou conhecimento de adversários "grandes" do Sudeste
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fortaleza ganhou dos três clubes do G-4 do Brasileirão (Foto: Bruno Oliveira / Fortaleza EC)
Foto: Bruno Oliveira / Fortaleza EC Fortaleza ganhou dos três clubes do G-4 do Brasileirão

No futebol brasileiro, os times do chamado "eixo" sempre foram considerados pedreiras, seja pelo investimento financeiro que fazem, com reflexo direto na qualidade do elenco; seja pelo que fizeram no passado. A tradição da "camisa" que carregam impõe na cabeça do adversário um certo respeito.

O estado de São Paulo, por exemplo, possui quatro gigantes grandes na Série A: São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos. E, agora, o Red Bull Bragantino, que tem um orçamento alto e é uma das forças do futebol paulista na atualidade. Encarar qualquer uma dessas equipes é sempre complicado para qualquer equipe do País, mas o Fortaleza tem tem reescrito essa história.

Na atual edição da Série A, o Tricolor venceu quatro paulistas. Em casa, bateu Corinthians e RB Bragantino por 1 a 0 e em solo paulistano, derrotou o São Paulo no Morumbi e o líder Palmeiras no Allianz Parque. Quebrou tabus diante de são-paulinos e palmeirenses.

Nos quatro triunfos, o Leão não olhou para a camisa adversária e jogou de igual para igual, propôs o jogo e buscou o gol do início ao fim.

No domingo, 15, o Fortaleza tem mais um paulista pela frente. No Castelão, onde ainda não perdeu para ninguém na condição de mandante, na Série A, o time de Juan Pablo Vojvoda receberá o Santos e tentará manter os 100% de aproveitamento diante dos times de São Paulo. Vale lembrar, porém, que o Leão voltará a enfrentar todos no segundo turno.

Nem sempre foi assim. Em 2019, quando o Fortaleza retornou à elite nacional, em 38 rodadas conseguiu vencer apenas o Santos, em casa, por 2 a 1.

No ano passado foram três vitórias contra paulistas, todas em casa. Contra Bragantino, Palmeiras e Santos.

Se incluirmos os principais times mineiros e gaúchos, o Leão também tem bom desempenho. Na campanha atual, o Fortaleza goleou o Internacional no Castelão e venceu o Atlético-MG, no Mineirão. Em resumo, dos 30 pontos que o Leão conquistou em 15 rodadas, 18 foram contra as pedreiras.

Contra adversários de investimento semelhante, o Tricolor venceu América-MG, Chapecoense e Sport. Conseguiu arrancar um ponto de Fluminense, Atlético-GO e Grêmio. E perdeu para o Flamengo, Athletico-PR e, no Clássico-Rei, para o Ceará.

 

O que você achou desse conteúdo?