Logo O POVO+
Invicto há 11 jogos, Ceará mira superar melhor 1º turno em Série A por pontos corridos
Esportes

Invicto há 11 jogos, Ceará mira superar melhor 1º turno em Série A por pontos corridos

Em meio à sequência sem perder e na cola do G-6, Alvinegro tem mais quatro partidas para tentar somar ao menos três pontos e ultrapassar campanhas iniciais de 2010 e 2011
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Confira os piores e melhores cenários do Ceará no Brasileirão (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Confira os piores e melhores cenários do Ceará no Brasileirão

Com ainda quatro rodadas pela frente, além de buscar um lugar no G-6, o Ceará persegue outro feito até o final do primeiro turno da Série A: realizar a melhor campanha da história do clube nas 19 rodadas iniciais da elite nacional por pontos corridos.

Na atual edição do Brasileirão, o Vovô soma 23 pontos em 15 jogos e ostenta invencibilidade de 11 jogos seguidos — quatro vitórias e sete empates —, na sétima colocação. A equipe de Porangabuçu tem a mesma pontuação do Athletico-PR, sexto colocado, mas menor número de triunfos.

Um simples triunfo nos compromissos restantes seria suficiente para ultrapassar as trajetórias de 2010 e 2011, nas quais o clube encerrou o turno com 25 pontos, segundo levantamento do comentarista da rádio O POVO CBN Thiago Minhoca. Além do Corinthians-SP, adversário do próximo domingo, 15, os comandados de Guto Ferreira ainda terão Flamengo-RJ, América-MG e Palmeiras-SP pela frente.

Em 2010, na primeira participação na Série A por pontos corridos, o Alvinegro teve seis vitórias, sete empates e seis derrotas nos primeiros 19 jogos e conseguiu 25 pontos, com aproveitamento de 43,9%, na 11ª posição. A pontuação se repetiu no primeiro turno da temporada seguinte, em que acabou rebaixado — muito em razão do péssimo returno. Foram sete triunfos, quatro igualdades e oito reveses, ocupando a 13ª colocação.

Pela quarta vez seguida na elite desde o retorno, o Ceará viveu momentos de oscilação e conseguiu fazer trajetória semelhante no ano passado, já sob comando de Guto Ferreira, quando encerrou o turno com 24 pontos, em 11º lugar — a um ponto de igualar as melhores campanhas. O returno permitiu a subida na tabela.

Em 2018, o Vovô amargou os 12 primeiros jogos sem vitórias e fez apenas 16 pontos ao final da 19ª rodada, na vice-lanterna — aproveitamento de 28,1%. No ano seguinte, somou 22 pontos e figurou na 13ª posição, com seis vitórias, quatro empates e nove derrotas.

Já em 2020, o Alvinegro conseguiu aparecer novamente no meio da tabela ao final do turno, na 11ª posição, com 24 pontos. Foram seis triunfos, seis igualdades e sete reveses em 19 jogos, o que gerou rendimento de 42,1%. O time de Porangabuçu terminou a competição na mesma colocação, com 52 pontos somados e vaga na Copa Sul-Americana assegurada.

Desta vez, os comandados de Guto Ferreira estão mais próximos do topo da classificação e com aspirações maiores em relação aos torneios continentais. Criticada pelo alto número de empates, a sequência invicta atesta a solidez da equipe no Campeonato Brasileiro e a perspectiva de se manter na disputa por um lugar na Copa Libertadores do próximo ano — seja na fase de grupos ou na etapa classificatória —, o que configuraria feito inédito.

De olho em uma brecha no G-6 e na tentativa de bater a própria melhor campanha no primeiro turno da Série A, o Ceará visita o Corinthians-SP no domingo, 15, às 16 horas, na Neo Química Arena, em São Paulo. O Timão tem cinco pontos a menos do que os cearenses e fecha a zona de classificação para a Copa Sul-Americana, na 12ª posição.

"A gente sempre procura estar muito focado, porque vai ser um jogo muito difícil, e vai entrar para buscar os três pontos. Não importa contra quem, se é o primeiro ou o último colocado. Sei que a gente tem os cinco pontos à frente, mas isso não deixa a gente em uma zona de conforto, e sim buscando a parte lá em cima da tabela", alertou o zagueiro Gabriel Lacerda, que retorna de suspensão e disputa vaga com o ídolo Luiz Otávio.

Made with Flourish

Campanhas do Ceará em 1º turnos da Série A

  • 2010 - 25 pontos
  • 2011 - 25 pontos
  • 2020 - 24 pontos
  • 2021 - 23 pontos*
  • 2019 - 22 pontos
  • 2018 - 16 pontos

*em andamento

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?