Logo O POVO+
Sem Pikachu pela 1ª vez na Série A, Fortaleza estuda alternativas
Esportes

Sem Pikachu pela 1ª vez na Série A, Fortaleza estuda alternativas

Ala-direito está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e não enfrenta Juventude. Vojvoda estuda algumas opções para preencher a lacuna
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Yago Pikachu evitou culpar o calendário após empate contra o Caucaia em jogo de ida da final do Estadual  (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Yago Pikachu evitou culpar o calendário após empate contra o Caucaia em jogo de ida da final do Estadual

Na estreia do Fortaleza no Campeonato, ele precisou de apenas um tempo para eletrizar o time. Entrou no intervalo e, com dois gols, virou o jogo sobre o Atlético-MG, em pleno Mineirão. Dali, em dias Yago Pikachu virou titular absoluto no Tricolor.

O ala-direito jogou as 16 rodadas do Campeonato Brasileiro até aqui, sendo o segundo jogador do time com mais minutos em campo (1.366) no certame, perdendo apenas para o zagueiro Benevenuto (1;440). Os números justificam a constância em campo. Pikachu é o jogador do clube com mais participações diretas em gols na Série A, sendo uma arma ofensiva para o técnico Juan Pablo Vojvoda.

Sábado, contra o Juventude-RS, porém, o argentino não poderá contar com o camisa 22. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Pikachu desfalcará o Fortaleza pela primeira vez na elite. Não há dúvida que o ala-direito fará falta ao Leão, mas lamentar não resolve o problema e o comandante tricolor já estuda a peça ideal para substituir um de seus intocáveis.

 

Os treinos no Pici são fechados, mas pelas alterações já feitas durante os jogos, movimentações em campo e até mesmo pelo elenco do Fortaleza, é possível deduzir algumas opções que Vojvoda cogita para substituir Yago Pikachu. A maioria delas, inclusive, sequer ameaça o bem sucedido esquema 3-5-2.

Uma rápida olhada nas súmulas e se constata que Pikachu só foi substituído três vezes. Contra o América-MG, na 10ª rodada, o lateral-direito Daniel Guedes foi o escolhido. Ele até participou do quarto gol, marcado por Igor Torres, na goleada por 4 a 0, naquele dia, fazendo o cruzamento. Apesar de ter jogado pouco pelo Tricolor na temporada, o ex-Santos sempre mostrou vocação ofensiva, chegando perto da área e tentando penetrações em diagonal. Ele, inclusive, foi o titular na estreia, contra o Atlético-MG, sendo substituído e ofuscado pelo principal concorrente na segunda etapa. Apesar de não ter tido oportunidades recentes, Guedes é, sim, uma das opções para Vojvoda.

Em outra alteração, na 13ª rodada, contra o RB Bragantino, o ala-direito deu lugar a Bruno Melo. Para isso, houve inversão dos homens mais abertos e Lucas Crispim foi parar no lado direito. Destro, o jogador não teve problemas para fazer a função. Durante as partidas, inclusive, é possível notar algumas vezes uma troca de lados entre os dois alas, o que faz parte da dinâmica de jogo implantada pelo técnico do Fortaleza. O lateral-esquerdo, inclusive, ganhou mais oportunidades com Vojvoda na Série A (seis), apesar de ter jogado poucos minutos no somatório (71).

Na situação mais recente, contra o Santos-SP, rodada passada, Edinho estreou entrando na vaga de Pikachu. Ponta-direita de origem, a cria da base tricolor jogou pouco tempo, mas criou uma oportunidade clara de gol ao ser lançado por Romarinho, invadir a área pela direita e chutar cruzado. O chileno Ángelo Henríquez tentou complementar de letra na pequena área, mas errou.

Edinho, aliás, foi contratado justamente para ser mais uma opção de ataque pelas pontas, especialmente a direita. Se for o escolhido para jogar na função de Pikachu, ele terá de descer um pouco mais em muitos momentos, mas, no futebol moderno, onde todo mundo marca, recompor não é novidade e, assim como o camisa 22, ele terá Tinga, lateral-direito de ofício, na cobertura.

Se quiser sair um pouco do comum, Vojvoda poderia optar por Romarinho. Ele costuma entrar na meia-direita, por dentro, mas poderia trabalhar na semana para jogar mais aberto. Uma outra alternativa, talvez a mais improvável, seria liberar Tinga para fazer a ala e colocar um zagueiro de origem na função dele — Jackson, no caso — ou mesmo retirar o camisa 2 da linha de três a desfazendo, alterando assim o esquema tático.

O Fortaleza faz o último treino antes de embarcar para o Rio Grande do Sul na manhã de hoje, no Pici. Neste trabalho, Vojvoda deverá pelo menos deixar mais claro para os jogadores quem substituirá Pikachu, uma vez que divulgará a lista de relacionados.

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?