Logo O POVO+
Baixa de Benevenuto na Copa do Brasil faz Fortaleza ter novo trio de zaga contra São Paulo
Esportes

Baixa de Benevenuto na Copa do Brasil faz Fortaleza ter novo trio de zaga contra São Paulo

Sem o camisa 5, que já disputou o torneio pelo Botafogo-RJ, Juan Pablo Vojvoda escolherá Jackson ou Matheus Jussa para formar a retaguarda do Leão no duelo de ida das quartas de final
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Jackson foi o substituto de Benevenuto nas partidas anteriores pela Copa do Brasil
 (Foto: Staff Images/Copa do Brasil)
Foto: Staff Images/Copa do Brasil Jackson foi o substituto de Benevenuto nas partidas anteriores pela Copa do Brasil

A retomada da disputa da Copa do Brasil no calendário do Fortaleza significa um desfalque certo para o técnico Juan Pablo Vojvoda: o zagueiro Marcelo Benevenuto, que já atuou na atual edição do torneio pelo Botafogo-RJ. A ausência na defesa força o comandante a escalar um novo trio de zaga diante do São Paulo, amanhã, às 21h30min, no Morumbi, pelas quartas de final do torneio.

Benevenuto é o jogador mais assíduo do Fortaleza no Campeonato Brasileiro e foi titular em todas as 17 rodadas. Portanto, desde que o treinador argentino fixou o 3-5-2 e definiu um time-base, o camisa 5 só não atuou nos confrontos do mata-mata nacional — os duelos contra o Ceará, pela terceira fase, e CRB-AL, pelas oitavas de final.

Em cada Clássico-Rei, no início de junho, o Tricolor teve uma peça diferente ao lado de Tinga e Titi. No empate em 1 a 1, o escolhido foi o lateral-esquerdo Bruno Melo, que atuou pelo lado esquerdo do setor e deixou o zagueiro de ofício mais centralizado. Já no triunfo por 3 a 0, a função ficou a cargo do volante Matheus Jussa.

Nas duas vitórias (2 a 1 e 1 a 0) sobre o Galo da Pajuçara, o Leão teve outro zagueiro de ofício na vaga de Benevenuto: Jackson foi escolhido como titular e fez o papel de líbero. A opção pelo camisa 4, inclusive, deixou claro o cenário na disputa por posição na defesa e motivou o zagueiro Juan Quintero a buscar novos rumos — o colombiano foi emprestado ao Juventude-RS.

Nessas quatro partidas da Copa do Brasil, o Fortaleza levou dois gols: um do Vovô e outro do time alagoano. Além das formações diferentes na defesa, também houve troca na meta. Felipe Alves disputou as duas partidas contra o Alvinegro, enquanto Marcelo Boeck foi o goleiro diante do CRB-AL.

Para o confronto de ida contra o time paulista, Vojvoda deve optar por Jackson ou Matheus Jussa. O estilo técnico do zagueiro agrada ao treinador, enquanto o perfil marcador do volante pode ser valorizado para o embate fora de casa. No empate em 1 a 1 com o Juventude-RS, no último sábado, 21, pela Série A, Jussa ocupou o posto de Titi, poupado, e formou trio com Tinga e Marcelo Benevenuto.

Além de Titi, o meia Matheus Vargas também foi preservado da maior parte do jogo em Caxias do Sul (RS) visando a Copa do Brasil e deu lugar a Romarinho no setor de armação. A dupla retorna à equipe na companhia do ala-direito Yago Pikachu, que cumpriu suspensão automática e foi substituído por Bruno Melo — Lucas Crispim passou para a faixa direita do campo.

"Eu sempre me entrego ao máximo e como o Vojvoda sempre pede para ser intenso no quesito de marcação, para não dar espaço para o adversário, essa função acaba me exigindo e acabo chegando menos no ataque, mas sempre em benefício à equipe. Nunca vou pensar somente no Matheus Vargas, e sim no Fortaleza", disse o próprio camisa 96.

O que você achou desse conteúdo?