Logo O POVO+
Surpresa na estreia, Fortaleza mira triunfo em reencontro com Atlético-MG para seguir no G-4
Esportes

Surpresa na estreia, Fortaleza mira triunfo em reencontro com Atlético-MG para seguir no G-4

Três meses após virada no Mineirão, na largada da Série A, Tricolor encara o Galo outra vez e quer voltar a vencer no início do returno para encerrar jejum
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Pikachu é um dos principais jogadores do elenco do Leão (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Pikachu é um dos principais jogadores do elenco do Leão

Exatos 105 dias depois da emocionante virada visitante no Mineirão, Fortaleza e Atlético-MG voltam a se enfrentar no próximo domingo, 12, às 16 horas, desta vez na Arena Castelão. Surpresa na largada da Série A, a equipe do Pici solidificou a campanha com outros resultados positivos diante de gigantes nacionais e mira bater o líder da competição para encerrar sequência negativa e se manter no G-4.

Na manhã de 30 de maio, em Belo Horizonte (MG), os donos da casa saíram na frente com gol de Hulk, que converteu cobrança de pênalti — a marcação da infração foi contestada pelo Tricolor. No segundo tempo, com boa atuação, Yago Pikachu balançou as redes duas vezes — a segunda nos acréscimos — para decretar o 2 a 1.

Embalado pelas goleadas contra equipes mais frágeis e pelo título do Campeonato Cearense, o Leão deslanchou a partir do triunfo sobre o Galo e chegou a ocupar a primeira colocação do Brasileirão nas três rodadas seguintes. Sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, o time conseguiu quebrar tabus e derrotar outros favoritos ao longo do primeiro turno.

Resultados como a goleada por 5 a 1 sobre o Internacional-RS e triunfos sobre Corinthians-SP, São Paulo e Palmeiras-SP fizeram o Fortaleza se firmar no faixa de classificação para a Copa Libertadores. Das 19 rodadas disputadas, foram 17 com presença entre os quatro primeiros colocados — que rende vaga direta para a fase de grupos. O desempenho coletivo e o destaque individual de algumas peças também contribuíram para a campanha positiva.

O escrete tricolor está há oito rodadas consecutivas na terceira posição, mas tem adversários diretos com jogos atrasados e amarga quatro partidas seguidas sem vencer. Após os empates com Santos-SP, Juventude-RS e Cuiabá-MT e a derrota para o Bahia, o objetivo é voltar a vencer para largar bem no returno.

"Sabemos que a competição é muito difícil, todos os times têm elencos qualificados, então já sabíamos que alguma hora ia chegar uma dificuldade dessa de não vencer dois, três, quatro jogos. Mas a gente tem que se manter firme, concentrado, trabalhando muito para melhorar a cada jogo e sair vitorioso", ponderou o meia Matheus Vargas.

O próximo adversário, entretanto, não deve facilitar a vida do Tricolor. Além do revés na estreia, o Atlético-MG perdeu apenas outras duas vezes na Série A: para o Ceará, no próprio Castelão, e para o Santos-SP. Depois da derrota para o Peixe, em 27 de junho, a equipe de Cuca emendou a atual sequência invicta de 11 jogos — nove vitórias e um empate. Líder do Brasileirão, o Galo ostenta ainda o segundo melhor aproveitamento como visitante na competição, atrás apenas do RB Bragantino-SP.

"A gente vem em uma sequência de resultados não tão bons, então (é importante) voltar a vencer dentro de casa, antes de uma Copa do Brasil... Voltar a vencer, em si, já vai ser bom para o grupo e automaticamente as coisas vão voltar a acontecer. É um jogo muito importante. Vamos com tudo para tentar esses três pontos", disse o volante Matheus Jussa.

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?