Logo O POVO+
Fortaleza vence fácil o São Paulo e vai a semifinal inédita da Copa do Brasil
Esportes

Fortaleza vence fácil o São Paulo e vai a semifinal inédita da Copa do Brasil

Tricolor do Pici não teve a classificação ameaçada em nenhum momento e poderia ter tido um resultado mais expressivo se não tivesse desperdiçado chances claras; Leão encerra jejum de vitórias que já durava seis jogos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ronald (ao centro) roubou a bola e abriu o placar pro Fortaleza
 (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Ronald (ao centro) roubou a bola e abriu o placar pro Fortaleza

Nada de drama ou sofrimento até o minuto final de jogo. A classificação inédita do Fortaleza à semifinal da Copa do Brasil foi conquistada com autoridade, fruto de um futebol intenso, de muita aplicação tática e repertório.

No Castelão, o Leão teve a partida de volta contra o São Paulo sob controle o tempo inteiro e o placar de 3 a 1 ficou barato diante das chances desperdiçadas. O feito histórico também pôs fim ao jejum de vitórias que o Tricolor do Pici vivia, que já durava seis partidas — juntando jogos da Série A e a ida contra o Tricolor Paulista na Copa do Brasil.

Como, após o 2 a 2 no Morumbi, não havia vantagem para qualquer dos lados, o dono da casa tomou as primeiras iniciativas do jogo. O placar poderia ter sido aberto logo aos 7 minutos de jogo, se Pikachu não finalizasse para fora, de primeira, o lançamento aéreo perfeito de Lucas Crispim, após escanteio curto. Pouco depois, o ala-direito teve nova chance, aproveitando passe rasteiro de Tinga, que havia invadido a grande área pela linha de fundo, mas a bola desviou em Rigoni e passou por cima da trave.

Atuando no 3-4-3, com Romarinho e Edinho pelas pontas e dois volantes dinâmicos, Éderson e Ronald, o Fortaleza mordia a saída de bola do São Paulo e, quando recuperava bolas, chegava rapidamente à grande área do adversário.

A única chance do time paulista nasceu de falha da defesa do Leão. Em um passe longo da zaga, Nestor deu toque de calcanhar e a bola passou por Tinga e Rigoni. O atacante ganhou na corrida e finalizou cara a cara com Felipe Alves, que fez uma grande defesa. A posição do jogador do São Paulo, aparentemente, era irregular.

A resposta do Fortaleza foi rápida. Quando o São Paulo iniciava a construção ofensiva ainda na defesa, Ronald se antecipou a Benitez e recuperou a posse na intermediária ofensiva. Ele avançou um pouco e, antes da meia-lua, arriscou para o gol. Volpi caiu atrasado e a bola passou por baixo dele para abrir o placar.

 

O placar magro se sustentou por muito tempo. O Fortaleza passou a marcar em bloco médio e apostar nas roubadas de bola ou erros do São Paulo, ao mesmo tempo que mantinha a forte marcação. No início do segundo tempo, com as trocas dos pontas por Matheus Vargas e David, o Tricolor do Pici até cedeu mais campo para os paulistas, mas o São Paulo não criou praticamente nenhuma chances para gol. O time de Crespo, aliás, mesmo correndo atrás do resultado um tempo inteiro, só conseguiu duas finalizações certas, ambas já nos acréscimos.

O Fortaleza seguia a estratégia de se arriscar pouco, mas sem abdicar de atacar. E as chances se sucederam. David finalizou de primeira na grande área por cima do gol. Ronald quase marca o segundo e viu Tinga balançar a rede no rebote, mas o tento foi anulado por interferência de Wellington Paulista, que estava em posição irregular. Por fim, Éderson obrigou Volpi a fazer uma defesa difícil, em chute cruzado após bela jogada individual.

O 1 a 0 era suficiente para a vaga, porém perigoso. Por isso, o Leão queria ampliar para ter tranquilidade. E o gol saiu aos 36, quando David recebeu bola pela direita, na intermediária, e viu Ángelo Henríquez, que entrara a pouco, invadindo a área pelo meio e levantando o braço. Ele cruzou e o chileno completou de cabeça para marcar o primeiro dele com a camisa tricolor.

No desespero do São Paulo, que passou a ir para a frente de qualquer maneira, David conseguiu outra oportunidade de partir para o contragolpe com a bola dominada, aos 46. Desta vez fintou o zagueiro e bateu na saída do goleiro, marcando o (belo) terceiro gol.

No último lance da partida, após cobrança de falta, Gabriel Sara pegou rebote e diminuiu, mas sequer chegou a comemorar. A vaga já era do Tricolor Cearense.

Na semifinal, o Fortaleza encara o Atlético-MG, atual líder do Brasileirão e também semifinalista da Copa Libertadores, que eliminou o Fluminense-RJ. Athletico-PR x Flamengo decide o outro finalista.

Fortaleza 3 x 1 São Paulo

Fortaleza
3-4-3: Felipe Alves; Tinga, Titi e Jussa; Pikachu, Éderson, Ronald (Jackson) e Crispim (Bruno Melo); Edinho (Vargas), Romarinho (David) e W. Paulista (A. Henríquez). Téc: Juan Pablo Vojvoda

São Paulo
3-5-2: Volpi; Arboleda, Miranda, Léo (Wellington); Igor Vinícius (Galeano), Liziero (G. Sara), Nestor, Benitez (Pablo), Reinaldo; Rigoni, Éder (Luciano). Téc: Crespo

Local: Castelão, em Fortaleza-CE
Data: 15/9/2021
Árbitro: Bruno Arleu Araújo-RJ
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Corrêa-RJ e Thiago Henrique Farinha-RJ
VAR: Rodrigo Carvalhaes Miranda-RJ
Cartões amarelos: David (FOR)
Renda e público: Jogo de portões fechados, devido à pandemia do novo coronavírus
Gols: 20min/1T - Ronald; 36min/2T - Henríquez; 46min/2T - David; 49min/2T - G. Sara

O que você achou desse conteúdo?