Logo O POVO+
Governo libera evento-teste com público no Castelão; Fortaleza x Atlético-MG é favorito
Esportes

Governo libera evento-teste com público no Castelão; Fortaleza x Atlético-MG é favorito

Teste acontecerá com apenas 10% da capacidade da praça esportiva e apenas pessoas vacinadas com as duas doses poderão comparecer. Não há data definida para o evento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Arena Castelão poderá receber Supercopa do Brasil em 2022 entre Atlético-MG e Flamengo (Foto: Divulgação/Sejuv)
Foto: Divulgação/Sejuv Arena Castelão poderá receber Supercopa do Brasil em 2022 entre Atlético-MG e Flamengo

O Governo do Ceará deu o primeiro passo para a volta dos torcedores aos estádios de futebol. Em live para atualizar a situação da pandemia do novo coronavírus no Estado, ontem, o governador Camilo Santana (PT) anunciou que o Castelão receberá evento-teste com presença de público, limitado a 10% da capacidade da praça esportiva. Ainda não há definição de que jogo será e nem uma data prevista. 

Caberá à Federação Cearense de Futebol (FCF) definir que partida de futebol servirá como evento-teste. “Essa é uma demanda da confederação estadual de futebol que que definirá qual será o primeiro evento a ser realizado com público presencial. O comitê deliberou por 10% do público (capacidade) e a exigência de ter as duas doses, das pessoas vacinadas. Então esse protocolo vai ser construído com a Secretaria de Saúde do Estado, com a confederação de futebol do nosso estado”, avisou o governador.

Diante da regra de isonomia do Campeonato Brasileiro e da liberação parcial de torcida em Belo Horizonte (MG), porém, o desdobramento natural seria o recebimento de público para Fortaleza x Atlético-MG, pela semifinal da Copa do Brasil. O acordo entre 19 dos 20 clubes da Série A é que a retomada só se dê a partir de que os governos estaduais liberem torcedores em partidas de todas as equipes. A exceção é o Flamengo, que havia conseguido liminar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) garantindo presença de público no jogo deste domingo contra o Grêmio. A corte, porém, derrubou a decisão provisória e voltará a debater o assunto na próxima semana.

Ao O POVO, o presidente da FCF, Mauro Carmélio, disse que aguarda o recebimento da determinação governamental e trabalhará junto com a CBF, administração do Castelão e os clubes para a organização do evento. A decisão do Governo deverá sair em decreto até esta manhã.

Clubes e FCF haviam solicitado ao Governo a liberação do Castelão para 40% da capacidade, o que não se confirmou. Mesmo assim, Carmélio diz ter ficado satisfeito com a autorização do evento-teste.

“Ficamos satisfeitos, sim, porque demonstra que o protocolo que a Federação apresentou, o Governo aceitou, entendeu que pode ser viável o retorno ao torcedor. Quanto aos 10%, nós vamos analisar com os dois clubes (Ceará e Fortaleza) para que possamos ter a condição de praticar. Agora vamos conversar com eles e a Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv) como vamos fazer a parte de logística, para que o torcedor possa ir ao estádio tranquilamente, sem nenhum problema", disse o dirigente.

A capacidade atual de operação do Castelão é de 55 mil torcedores. Se a base dos 10% for em cima disso, o evento-teste será realizado com a presença de até 5,5 mil torcedores. A capacidade total da praça esportiva, porém, é de 63.904 e se o cálculo for feito em cima dela, a quantidade de público que poderá comparecer será de 6.390.

 

Diante da regra de isonomia do Campeonato Brasileiro e da liberação parcial de torcida em Belo Horizonte (MG), o desdobramento natural seria o recebimento de público para Fortaleza x Atlético-MG, pela Copa do Brasil.

O que você achou desse conteúdo?