Logo O POVO+
Ceará empata sem gols com Santos no Castelão e aumenta jejum de vitórias na Série A
Esportes

Ceará empata sem gols com Santos no Castelão e aumenta jejum de vitórias na Série A

No segundo jogo sob o comando de Tiago Nunes, mas o primeiro em casa, Ceará volta a ter dificuldade de criação e chega a três jogos sem marcar
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
TIAGO Nunes fez substituições no Ceará, mas não conseguiu fazer o time se reencontrar com a vitória. Mesmo jogando no Castelão contra um Santos ruim tecnicamente (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves TIAGO Nunes fez substituições no Ceará, mas não conseguiu fazer o time se reencontrar com a vitória. Mesmo jogando no Castelão contra um Santos ruim tecnicamente

A volta ao Castelão e as mudanças que Tiago Nunes promoveu no time titular do Ceará para enfrentar o Santos não foram suficientes para que o Vovô encerrasse o jejum de vitórias na Série A. O empate sem gols entre os dois alvinegros ontem à noite fez com que ambos ampliassem a sequência sem triunfos, sendo os cearense para seis jogos e os paulistas para oito.

Além de não conquistar o resultado positivo, o Ceará não conseguiu apresentar um futebol convincente mais uma vez. É claro que é possível notar diferenças para o estilo que o time desenvolvia antes, com Guto Ferreira — o time troca mais passes, tenta construir as jogadas, não tenta atrair o adversário para sair em contra-ataque, por isso corre menos riscos —, mas falta objetividade.

Prova disso é que no primeiro tempo inteiro, o Vovô só finalizou uma bola no gol, assim como o Santos. A dificuldade de criar chances claras ainda está presente no time, que não marca um gols há três partidas.

Com exceção de chute alto do garoto Rick na grande área e uma finalização de Baptistão, após passe de Marinho, que recuperou a bola após uma saída errada do jovem Geovane, uma das novidades na escalação, apenas o pênalti desperdiçado por Marinho pode ser contabilizado como chance de gol em 45 minutos.

Aos 22 minutos, Messias tentou interceptar uma finalização e a bola bateu em seu braço. O árbitro foi ao monitor, viu a imagem e marcou o pênalti. Na cobrança, Marinho escorregou e mandou longe.

 

Com o empate, o Ceará, que ainda não venceu com Tiago Nunes, chega a 25 pontos e está na 12ª colocação. O Santos vem logo abaixo, com 24 pontos

 

O segundo tempo teve o mesmo panorama, de muita troca de passes para pouca produção, pelo menos até os 35 minutos. Para não dizer que não houve nada antes, Felipe Jonatan, em um chute cruzado de dentro da área, e Vina, recebendo bola na meia lua, puxando para a esquerda e batendo fraco, movimentaram o escalte das finalizações.

Na parte final do jogo, depois de alterações dos dois lados, e com o Santos já aparentemente satisfeito com o ponto conquistado fora de casa, o Ceará passou a demonstrar mais vontade em campo e atacar mais.

Em sequência, teve uma cabeçada de Luiz Otávio, após cobrança de escanteio; um conclusão de Lima por cima da meta, na marca do pênalti, após uma cabeçada para trás de Marlon; e um chute alto e forte de Gabriel Dias, também na área, após Cléber proteger e rolar a bola para o lateral-direito. João Paulo espalmou.

Os jogadores do Ceará ainda reclamaram uma penalidade, aos 41, após uma bola bater no solo, subir e pegar na mão do zagueiro Wagner Leonardo. De frente para o lance, o árbitro entendeu que não houve pênalti e o VAR não interferiu.

Aos Santos, restou uma cobrança de falta de Marinho, de muito longe, no último lance do jogo. Outro arremate sem sucesso.

Com o empate, o Ceará, que ainda não venceu com Tiago Nunes, chega a 25 pontos e está na 12ª colocação. O Santos vem logo abaixo, com 24 pontos.

 

FICHA TÉCNICA 

CEARÁ

4-2-3-1
Richard; Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio, B.Pacheco; F. Sobral, Geovane (Marlon); Rick (Erick), Vina (Yony), Kelvyn (Lima); Jael (Cléber). Téc: Tiago Nunes

 

SANTOS

3-4-3
João Paulo; Danilo Boza, E. Velázquez, Wagner Leonardo; Pará ( ngelo), Camacho (Ivonei), Jean Mota (Zanocelo), F. Jonatan; Marinho, Léo Baptistão (Raniel), Marcos Guilherme. Téc: Carille

Local: Castelão, em Fortaleza-CE
Data: 18/9/2021
Horário: 21 horas
Árbitro: Anderson Daronco-FIFA/RS
Assistentes: Rafael da Silva Alves-FIFA/RS e Michael Stanislau-RS
VAR: Rafael Traci-FIFA/PR
Cartões amarelos: Messias, Kelvyn, Erick (CEA) Pará, Camacho (SAN)
Renda e público: não houve, devido a pandemia do novo coronavírus

 

LEIA MAIS SOBRE O CEARÁ 

Tiago Nunes vê melhora no Ceará no segundo jogo sob seu comando: "Saio satisfeito pela evolução"

Ceará chega a três jogos seguidos sem marcar gol no Brasileirão

Tabela do Brasileirão 2021: classificação atualizada hoje, 19 - 21ª rodada

O que você achou desse conteúdo?