Logo O POVO+
Por que o adiamento do jogo do Ceará contra o Bahia é negativo para o Alvinegro
Esportes

Por que o adiamento do jogo do Ceará contra o Bahia é negativo para o Alvinegro

O Vovô e o Esquadrão se enfrentariam neste sábado, 2, na Arena Fonte Nova. Com o veto da presença de público nos estádios do estado baiano, duelo foi adiado para 27 de outubro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Tiago Nunes conseguiu sua primeira vitória como técnico do Ceará (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
Foto: Aurelio Alves/O POVO Tiago Nunes conseguiu sua primeira vitória como técnico do Ceará

A reunião realizada pelo conselho técnico da Série A nessa terça-feira, 28, que bancou a volta dos torcedores aos estádios, bagunçou o calendário do Ceará no Brasileirão e causou indignação no presidente do clube, Robinson de Castro. Como governo baiano vetou a presença de público, o confronto entre o Vovô e o Bahia, que aconteceria neste final de semana, foi adiado para o dia 27 de outubro, às 19 horas, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já havia remarcado o duelo contra o Palmeiras-SP, que deveria ter acontecido no início de setembro, válido pela 19ª rodada. Assim, as equipes irão se enfrentar no dia 20 de outubro, às 19 horas, na Arena Castelão, com a agenda do mês ficando ainda mais recheada.

Havia a possibilidade, ainda, de outras duas partidas do Ceará serem adiadas: contra o Internacional-RS, na próxima quarta-feira, 6, na Arena Castelão, pela 23ª rodada, e diante do Atlético-MG, sábado, 9, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), pela 24ª rodada, já que as duas equipes tiveram jogadores convocados para jogos de seleções em outubro, pelas Eliminatórias. Segundo a rádio Itatiaia, porém, a CBF teria optado por manter as datas dos jogos.

O principal ponto de crítica alvinegra é sobre o adiamento do jogo contra o Bahia. A decisão é benéfica para o Esquadrão, que passa por momento delicado no Brasileirão, mas ruim para o Vovô, em evolução gradativa na competição. "Mostrei minha indignação, mas não tive a solidariedade dos outros clubes, essa é a verdade. Depois ficam falando aí em (criar uma) liga”, disse Robinson de Castro, ao O POVO.

A equipe baiana é a 17ª colocada da Série A, dentro da zona de rebaixamento, e enfrenta crise financeira. Nos últimos 12 jogos, o time treinado pelo argentino Diego Dabove venceu apenas uma vez, perdeu oito e empatou em três ocasiões.

O Ceará, por outro lado, tem se adaptado ao estilo de Tiago Nunes. Antes da chegada do treinador, o Vovô se comportava de forma reativa e mostrava claras dificuldades em construir jogadas ofensivas. Com o gaúcho de 41 anos, a postura do Alvinegro vem mudando.

Na vitória do último sábado, 25, diante da Chapecoense-SC, por 1 a 0 — o terceiro jogo de Nunes à frente do Ceará —, o Alvinegro demonstrou uma busca pelo protagonismo da partida, algo que não acontecia anteriormente. O Vovô teve 58% de posse de bola, trocou 385 passes — com 88% de precisão — e finalizou 24 vezes, o recorde de finalizações da equipe na Série A. Destes 24 chutes, oito foram em direção ao gol.

“Treinar é uma coisa, jogar é outra. Se a gente conseguir colocar o que a gente está aprendendo nos jogos, teremos grandes chances de sair vitoriosos. O Tiago tem apresentado bastante soluções para nós e a gente tem entendido. No último jogo, criamos várias situações. Defensivamente, temos consistência. Temos que seguir evoluindo”, ressaltou o goleiro Richard durante entrevista coletiva.

Com dez dias de intervalo, Tiago Nunes terá um período razoável para preparar a equipe antes da maratona de jogos em outubro. Caso não haja novos adiamentos, o Vovô entrará em campo oito vezes, número bem superior ao mês de setembro, em que o Alvinegro jogou apenas três partidas.

Calendário do Ceará em outubro

6/10 - Ceará x Internacional - Rodada 24
9/10 - Atlético-MG x Ceará - Rodada 25
13/10 - São Paulo X Ceará - Rodada 26
17/10 - Ceará X Red Bull Bragantino - Rodada 27
20/10 - Ceará X Palmeiras - Rodada 19
24/10 - Juventude X Ceará - Rodada 28
27/10 - Bahia X Ceará - Rodada 23
31/10 - Ceará X Fluminense - Rodada 29

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?