Logo O POVO+
Fortaleza derruba tabus e soma quase metade dos pontos na Série A como visitante
Esportes

Fortaleza derruba tabus e soma quase metade dos pontos na Série A como visitante

Pior visitante no Brasileirão 2020, Tricolor já iguala 2019 com 18 pontos conquistados fora de casa e bate equipes tradicionais para se manter na parte de cima da classificação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O Fortaleza, de Vojvoda, conquistou a classificação inédita à Copa Libertadores da América (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves O Fortaleza, de Vojvoda, conquistou a classificação inédita à Copa Libertadores da América

A campanha histórica do Fortaleza na atual edição da Série A passa diretamente pela força longe da Capital, com a quebra de tabus históricos e vitórias sobre equipes tradicionais. Pior visitante da elite nacional de 2020, quando teve de lutar contra o rebaixamento, a equipe do Pici reverteu o cenário sob o comando de Juan Pablo Vojvoda e conquistou quase 50% dos pontos como visitante nesta edição do Brasileirão.

Em 13 jogos fora de casa, o Tricolor assegurou 18 dos 39 pontos somados, com cinco vitórias, três empates e cinco derrotas — aproveitamento de 46,2%. A pontuação é a mesma conquistada pelo time vermelho, azul e branco nas 19 partidas de 2019. Naquela ocasião, foram quatro triunfos, seis igualdades e nove reveses, perfazendo rendimento de 31,6%.

Na temporada passada, o Leão amargou a pior campanha como visitante no Brasileirão — atrás, inclusive, dos quatro rebaixados. Foram apenas 11 pontos conquistados em 19 embates, com duas vitórias, cinco empates e 12 derrotas, o que resultou em aproveitamento de 19,3%.

Além dos números, os resultados positivos fora da Arena Castelão também têm peso pelos adversários derrotados, o que não ocorreu nos anos anteriores. Em 2019, o Fortaleza bateu Goiás (2 a 1), Avaí-SC (3 a 1), CSA-AL (2 a 0) e Chapecoense-SC (3 a 1). Já em 2020, as vítimas foram novamente o Esmeraldino (3 a 1) e Botafogo-RJ (2 a 1).

Desta vez, o Tricolor derrubou tabus e rivais de tradição. Logo na estreia da competição, em maio, o favorito — e atual líder — Atlético-MG foi derrotado por 2 a 1, de virada, em pleno Mineirão. O último triunfo do time do Pici sobre o Galo em solo mineiro havia sido em 2006, pela Copa do Brasil. Pela Série A, a última vitória fora em 2005.

Em julho, o Leão bateu o São Paulo por 1 a 0 no Morumbi. A equipe cearense nunca havia vencido o time paulista como visitante. No mês seguinte, novamente em solo paulista, a vítima foi o Palmeiras-SP, por 3 a 2, no Allianz Parque. O último resultado positivo diante do Verdão tinha sido em 2005, pelo Brasileirão, ainda no antigo Palestra Itália.

No final de setembro, os comandados de Vojvoda encerraram o jejum de seis jogos na Série A com a vitória pelo placar mínimo sobre o Sport-PE, na Arena Pernambuco. O Leão da Ilha era outra equipe que ostentava invencibilidade histórica nos confrontos contra o Fortaleza em solo pernambucano. Nessa quarta-feira, 6, o novo triunfo foi o 2 a 0 sobre o Fluminense-RJ, que não perdia para o Tricolor de Aço no Rio de Janeiro há 15 anos.

"Nós estamos muito felizes por conseguir essa vitória em um estádio mítico, onde todo mundo quer jogar. A história do futebol está no Maracanã e (a vitória) vai ser lembrada para sempre, não somente pelos jogadores, mas também por torcedores e todos que estão desfrutando da vitória nesse momento", destacou Vojvoda, em entrevista coletiva após a vitória sobre o Tricolor das Laranjeiras.

Até dezembro, o escrete vermelho, azul e branco ainda terá pela frente Chapecoense-SC, América-MG, Corinthians-SP, RB Bragantino-SP, Santos-SP e Cuiabá-MT fora de casa no Brasileirão. Após derrubar mais um tabu, o Leão tentará pôr fim ao jejum de quatro jogos como mandante diante do Flamengo-RJ, amanhã, às 19 horas, na Arena Castelão.

Números do Fortaleza como visitante:

  • 13 jogos
  • 18 pontos
  • 5 vitórias
  • 3 empates
  • 5 derrotas
  • 15 gols marcados
  • 16 gols sofridos
  • 46,2% de aproveitamento

Vitórias como visitante na Série A 2021:

  • Fluminense-RJ 0x2 Fortaleza - 06/10
  • Sport-PE 0x1 Fortaleza - 26/09
  • Palmeiras-SP 2x3 Fortaleza - 07/08
  • São Paulo 0x1 Fortaleza - 17/07
  • Atlético-MG 1x2 Fortaleza - 30/05
Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?