No começo era uma surpresa, depois virou sensação momentânea, mas com 26 rodadas disputadas da Série A do Brasileiro, já não há mais quem duvide que o G-4 é sim o lugar adequado para o Fortaleza.
A campanha do Tricolor é uma das mais consistentes do certame, afinal de contas são 24 rodadas entre os quatro melhores do campeonato, com direito a três seguidas como líder e uma como vice-líder. Nas duas em que o Leão esteve fora do G-4, foi apenas o 5º colocado.
O gráfico da trajetória do Fortaleza até aqui, em termos de posições, é um dos mais retilíneos da Série A. Na maior parte do tempo, a equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda ocupou a 3ª colocação (onze vezes), como agora. Os resultados da tabela também favoreceram quando foi preciso. Até mesmo quando o time passou seis partidas sem vencer, entre a 16ª e 22ª rodadas, não caiu do G-4.
Com todo esse período “nas cabeças” e apenas 12 jogos por disputar, falar em vaga na Libertadores de 2022 já não pode mais ser tratado como sonho do torcedor. Pelo contrário. As chances do Fortaleza estar na principal competição continental da América do Sul é tão grande que se não acontecer pode frustrar a torcida.
Sites especializados em estatísticas — O POVO consultou o departamento de matemática da UFMG e o Chance de Gol — colocam o Tricolor com cerca de 80% de chance de ganhar uma vaga inédita na Libertadores. Para ficar seguro quanto a isso, a pontuação tem que ficar acima dos 60 pontos.
Hoje o Fortaleza tem 42 pontos conquistados e 36 por disputar. Para alcançar a casa dos 60, será necessário conquistar 50% do que tem pela frente. Isso significa, portanto, que apesar de estar bem próximo de um feito inédito, o Leão não pode diminuir o ritmo na reta final do Brasileirão.
Além da Chapecoense, o Fortaleza ainda encara Atlético-PR, Corinthians, São Paulo, Red Bull Bragantino, Ceará, Palmeiras, Santos, Juventude, Cuiabá e Bahia, nesta ordem, sendo mandante contra o Furacão, o Tricolor paulista, no Clássico-Rei, o Verdão, o Papo e o Tricolor baiano.
Desde o começo da Série A que a diretoria tricolor avisou que a meta desta vez não seria apenas a permanência, mas a conquista de uma vaga para competição internacional, mirando a Sul-Americana. De toda forma, a conta dos 45 pontos, que, em tese, garante mais um ano na elite, sempre foi citada pelos jogadores nas coletiva e ela pode ser alcançada amanhã, em caso de vitória sobre a Chapecoense.
A delegação chegará em Chapecó na noite de hoje para entrar em campo amanhã. E apesar de fazer as contas para saber o que é necessário para confirmar presença na “Liberta” via Brasileiro de pontos corridos, o Leão tem um caminho mais curto, porém mais duro pela Copa do Brasil, já que está na semifinal. Da forma que for, porém, Vojvoda conseguirá entrar para a história do clube.