Logo O POVO+
Fortaleza leva 4 a 0 do Atlético-MG no Mineirão e fica distante da final da Copa do Brasil
Esportes

Fortaleza leva 4 a 0 do Atlético-MG no Mineirão e fica distante da final da Copa do Brasil

Tricolor não suportou a pressão do Galo e acabou sendo goleado no primeiro jogo da semifinal. Jogadores do Leão reclamaram que o primeiro gol foi irregular, mas o VAR não interferiu
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Matheus Jussa lamenta derrota do Fortaleza no Mineirão
 (Foto: GLEDSTON TAVARES / AE)
Foto: GLEDSTON TAVARES / AE Matheus Jussa lamenta derrota do Fortaleza no Mineirão

Deu tudo errado para o Fortaleza no primeiro jogo da semifinal pela Copa do Brasil, ontem à noite. No Mineirão, o Atlético-MG confirmou o favoritismo e fez 4 a 0 sobre o Leão e a sensação foi de que ficou barato.

Em casa, o Galo impôs todo a força de líder da Série A e ainda contou com os espaços cedidos pelo Fortaleza, que optou por tentar encarar um dos times mais poderosos do Brasil, em seu momento de ápice, de peito aberto.

O trio de zaga do Leão, por exemplo, tinha apenas Titi entre os titulares habituais. Já sem Benevenuto, o Tricolor perdeu Tinga para o duelo, com lesão na coxa esquerda, e o técnico Juan Pablo Vojvoda optou por lançar o lateral-direito Daniel Guedes na vaga. O defensor não entrava em campo há um mês.

Guedes sofreu bastante com as investidas do Atlético-MG pelo lado esquerdo de ataque, com Arana, Hulk e até Keno, mas o Galo também não teve grandes dificuldades pela esquerda.

O início da partida se mostrou equilibrado. Com dois minutos, Matheus Vargas e Felipe já tinham feito, cada um, uma finalização. Romarinho teve pelo menos duas oportunidades. Uma na grande área, dando carrinho para completar um cruzamento de Pikachu, aos 10 minutos, outra num chute da meia-lua, que desviou na defesa, aos 14.

A medida que o tempo passava, no entanto, a diferença técnica entre as duas equipes saltava e o Galo começou a pressionar. Primeiramente em chute de fora da área, de Zaracho, que Felipe Alves espalmou. Depois em cabeçada de Keno, após cobrança de escanteio. Crispim salvou. O equilíbrio e o empate findaram-se aos 18 minutos, com polêmica e gol.

Hulk cobrou falta da entrada da área, por baixo, mas a bola desviou na barreira. A sobra ficou com Guilherme Arana, até atrás do local da falta, pela esquerda. Ele acertou belo chute que, após desvio, caiu no ângulo superior esquerdo do gol defendido por Felipe Alves. Restou apenas olhar a bola entrar.

O árbitro Braulio da Silva Machado achou que a bola iria para fora e apitou, apontando para escanteio, em paralelo à conclusão da jogada. Pela regra, tudo que vem depois do apito do árbitro é inválido e tem de ser dada bola ao chão. A dúvida era se o apito tinha sido dado antes de a bola passar da linha do gol. Os jogadores do Fortaleza reclamaram. Wagner Reway, que comandava o VAR, não interferiu e o gol foi validado.

O Fortaleza pareceu sentir o gol e o Atlético-MG continuou atacandi. Oito minutos depois, numa cobrança de escanteio, Rever desviou a primeira trave e fez o segundo. O placar de 2 a 0 para um mata-mata já é complicado, mas o Tricolor não fez nenhuma mudança tática para reforçar a marcação ou se retrair. A opção foi por buscar diminuir o placar e, com isso, espaços foram cedidos para os ataques do Galo.

Felipe Alves fez pelo menos três defesas não tão complicadas antes do terceiro gol — uma pintura. Aos 40, Keno deu um “drible da vaca” em Titi na intermediária e lançou para Zaracho, livre na grande área, pela direita. Ao invés de finalizar, ele levantou a bola para Hulk, do outro lado, na pequena área. O atacante cabeceou para baixo e marcou o dele.

Com o placar já elástico, o Fortaleza tinha de tomar cuidado para não sair do Mineirão numa situação ainda mais complicada. Vojvoda voltou com Ronald e Ángelo Henríquez, para tentar ganhar mais o meio de campo, com três volantes, sem abrir mão de atacar. Ele só não esperava sofrer mais um gol com menos de dois minutos.

Após uma cobrança de falta, Felipe Alves afastou mal a bola para frente e Zaracho, na meia-lua, pegou de primeira, encobrindo o goleiro do Leão. O Tricolor não chegou a deixar de buscar o ataque o jogo todo, mesmo com a goleada, mas a concentração já não era a mesma. No segundo tempo, o Fortaleza só finalizou uma bola no gol, com Henríquez, aos 35 minutos.

O Atlético-MG administrava a vantagem, mas ainda pressionava. Keno, Jair e Savarino tiveram boas chances de ampliar. O placar de 4 a 0 acabou se mantendo e, diante disso, o time mineiro conta os dias para tentar celebrar oficialmente a vaga na final. O Fortaleza terá de tentar um milagre em casa, na próxima semana.

Atlético-MG 4 x 0 Fortaleza

Atlético-MG
4-2-3-1
Everson; Guga, Réver (Igor Rabelo), Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan e Jair (Tchê Tchê); Zaracho, Nacho Fernández (Savarino) e Keno (Vargas); Hulk (Sasha). Técnico: Cuca

Fortaleza
3-5-2
Felipe Alves; Daniel Guedes, Titi e Matheus Jussa; Yago Pikachu, Felipe (B. Melo), Éderson, Matheus Vargas (A. Henríquez) e Lucas Crispim (Edinho); Romarinho (Ronald) e Robson (Depietri). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Data: 20/10/2021
Horário: 21h30min
Árbitro: Braulio da SIlva Machado-FIFA/SC
Assistentes: Kleber Lúcio Gil-FIFA/SC e Henrique Neu Ribeiro-SC
VAR: Wagner Reway-VAR/FIFA
Cartões amarelos: Jair (CAM) Jussa, Éderson, Henríquez, Pikachu (FOR)
Gols: 18min/1T - Arana; 26min/1T - Réver; 40min/1T - Hulk; 1min/2T - Zaracho

O que você achou desse conteúdo?