Logo O POVO+
Ceará empata com o Juventude pela Série A e segue ameaçado na Série A
Esportes

Ceará empata com o Juventude pela Série A e segue ameaçado na Série A

O embate entre Vovô e Jaconero terminou sem gols. Com o resultado, o Alvinegro permanece na 14º colocação, com 32 pontos, com quatro pontos de vantagem para a zona de rebaixamento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Bruno Pacheco, do Ceará, tenta cruzamento na partida contra o Juventude (Foto: Israel Simonton / Ceara SC)
Foto: Israel Simonton / Ceara SC Bruno Pacheco, do Ceará, tenta cruzamento na partida contra o Juventude

Dos males o menor. Em jogo de altos e baixos, o Ceará empatou com o Juventude-RS por 0 a 0 na tarde de ontem, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), pela 28ª rodada da Série A. Com o resultado, o Alvinegro manteve a vantagem de três pontos sobre o Jaconero (16º), que ultrapassou e empurrou o Bahia para a zona de rebaixamento. O Esquadrão tem 28 pontos, mas ainda joga hoje, em casa contra a lanterna Chapecoense-SC, e pode recuperar a posição.

Apesar do clima frio, o jogo começou quente na serra gaúcha. Com muitas faltas, discussões e a necessidade da vitória de ambos os times para subir na tabela e se afastar da zona de rebaixamento, os minutos iniciais foram de tensão dentro de campo.

Sem Vina, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Tiago Nunes resolveu mudar a estrutura habitual que vinha utilizando nas últimas partidas, o 4-2-3-1, e escalou uma trinca de volantes formada por Fabinho, Marlon e Fernando Sobral no meio campo, com Lima, Cléber e Erick na linha de ataque. A estratégia, no entanto, não funcionou.

Acuado, o Vovô não produziu nada na primeira etapa. Sem conexão entre os setores de defesa, meio e ataque, o Alvinegro pecou no excesso de erros nas trocas de passes e não conseguiu finalizar nenhuma vez em direção ao gol — e nem próximo dele.

O Juventude, por outro lado, foi quem teve as principais chances no primeiro tempo. Com apoio dos torcedores e 68% da posse da bola, o Jaconero finalizou 13 vezes e quase abriu o placar com Sorriso. Aos 11 minutos, o atacante recebeu bom cruzamento e, sozinho na pequena área, cabeceou em direção ao gol, mas João Ricardo — principal destaque individual do Alvinegro no jogo — fez grande defesa e evitou o tento.

Ciente de que a formação inicial não encaixou, Tiago Nunes voltou para a etapa final com modificações no time. Fernando Sobral e o lateral-direito Igor saíram para a entrada de Jorginho e Gabriel Dias. No decorrer da partida, o treinador ainda promoveu as entradas de Mendoza e Jael nos lugares de Lima e Cléber.

As mudanças surtiram efeito. Mais organizado dentro das quatro linhas, o Vovô equilibrou o jogo e passou a levar mais perigo para a meta defendida pelo goleiro alviverde. A primeira grande chance do escrete preto-e-branco — e também a primeira finalização no jogo — aconteceu aos 15 minutos, com Erick. Após cruzamento, o atacante chutou rasteiro e Douglas fez boa defesa. No rebote, a bola voltou para o camisa 97, que desperdiçou a chance ao finalizar na rede pelo lado de fora.

O embate se tornou franco, com as duas equipes buscando a vitória, mas sem eficiência nas conclusões das jogadas. O Vovô teve oportunidades por meio dos bons contra-ataques puxados por Mendoza e Erick, enquanto o Jaconero explorou a fragilidade do lado direito alvinegro. No fim, nada de gols.

Com o resultado, o Ceará permanece na 14º colocação, com 32 pontos, e chega a 14 empates na competição. Ainda sem vencer fora de casa, o Vovô terá a chance — novamente — de quebrar o jejum na quarta-feira, 27, diante do Bahia, em jogo atrasado, válido pela 23ª rodada, às 19 horas, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

Juventude 0 x 0 Ceará

Juventude
4-3-3: Douglas Friedrich; M. Macedo, Vitor Mendes, Rodrigo Foster e William Matheus; Jadson (Chico), Dawhan e Guilherme Castilho; Capixaba (Rafael Bilu), Roberson (Paulinho Bóia) e Sorriso. Técnico: Jair Ventura.

Ceará
4-4-2: João Ricardo; Igor (Gabriel Dias), Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho, Marlon, Fernando Sobral (Jorginho) e Lima (Mendoza); Erick e Cléber (Jael). Técnico: Tiago Nunes.

Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 23/10/2021
Árbitro: Rodolpho Toski (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Cleriston Clay Barreto Rios (SE)

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?