Logo O POVO+
Perto de superar melhor campanha na elite, Fortaleza se aproxima de vaga na Libertadores
Esportes

Perto de superar melhor campanha na elite, Fortaleza se aproxima de vaga na Libertadores

Entre os cinco primeiros colocados da Série A desde a primeira rodada, Tricolor está a seis pontos de ultrapassar desempenho de 2019 e vê chance de classificação inédita para o principal torneio continental beirar 96%
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vojvoda já é o técnico com mais vitórias pelo Fortaleza em uma edição de Série A
 (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
Foto: Aurelio Alves/O POVO Vojvoda já é o técnico com mais vitórias pelo Fortaleza em uma edição de Série A

Em campanha histórica no Campeonato Brasileiro, repleta de quebras de tabus e feitos relevantes, o Fortaleza está próximo de alcançar mais uma marca histórica. Com dez rodadas pela frente e enquanto se aproxima ainda mais da classificação inédita para a Copa Libertadores de 2022, o time do Pici está prestes a superar o próprio melhor desempenho na Série A por pontos corridos, atingido em 2019.

Naquela ocasião, o Tricolor somou 53 pontos e terminou na nona colocação, garantindo vaga então inédita na Copa Sul-Americana do ano seguinte e, de quebra, concluindo a melhor campanha do futebol cearense na elite nacional. Foram 15 vitórias, 8 empates e 15 derrotas em 38 jogos. Os comandados de Rogério Ceni ficaram a três pontos do Corinthians-SP, oitavo colocado, que foi para a pré-Libertadores.

Desta vez, o escrete de Juan Pablo Vojvoda sonha mais alto — e se posiciona para isso. O Leão esteve entre os cinco primeiros colocados do Brasileirão em todas as 27 rodadas e permaneceu 25 delas no G-4, onde segue de maneira ininterrupta desde julho, na 12ª rodada. O triunfo por 3 a 0 sobre o Athletico-PR, no último sábado, 23, alavancou a equipe para a vice-liderança, agora com 48 pontos. A posição ainda depende do resultado de Palmeiras-SP x Sport-PE, hoje, às 21h30min.

Desta forma, restam apenas seis pontos — duas vitórias — para ultrapassar o desempenho de dois anos atrás, em que o clube já conseguiu uma inédita classificação para torneio internacional. Voltar a disputar a Sul-Americana, inclusive, era o objetivo inicial para a Série A deste ano, mas o sucesso e a regularidade sob a batuta do treinador argentino permitiram a proximidade da principal competição do continente.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Fortaleza tem 95,7% de chances de estar na Libertadores do próximo ano. A presença constante entre os quatro primeiros colocados ainda indica boa probabilidade de se garantir de forma direta na fase de grupos, sem disputar as etapas eliminatórias. Figurar em uma das oito chaves já significaria, ao menos, R$ 16 milhões para os cofres do clube vermelho-azul-e-branco.

Caso confirme a classificação, o Leão será o primeiro clube do Nordeste a conseguir vaga no torneio através da Série A por pontos corridos. O último clube da Região a ir para a Libertadores foi o Sport-PE, em 2009, após conquistar o título da Copa do Brasil no ano anterior. O Tricolor também faz campanha histórica no mata-mata nacional, com inédita presença na semifinal, mas encara cenário adverso diante do Atlético-MG.

No jogo de ida, o Galo fez valer o favoritismo e venceu por 4 a 0 no Mineirão. Para avançar à decisão contra Flamengo-RJ ou Athletico-PR, portanto, o time do Pici precisa vencer por cinco gols de diferença — triunfo por quatro tentos levaria a definição para os pênaltis. Apesar disso, na próxima quarta-feira, 27, às 21h30min, no Castelão, a escalação deverá ter força máxima.

"A próxima partida é na quarta e é a partida que nós vamos planejar a estratégia. Os jogadores que jogarem na quarta-feira serão aqueles que eu considerar que são os melhores para essa partida", resumiu Vojvoda.

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?