Logo O POVO+
Ceará encara Bahia em momento de recuperação do Tricolor sob Guto Ferreira
Esportes

Ceará encara Bahia em momento de recuperação do Tricolor sob Guto Ferreira

Vovô faz confronto direto contra o Esquadrão em situação distinta da que seria na data original. Além disso, do outro lado estará Guto Ferreira, que conhece bem o Alvinegro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ex-Ceará, Guto Ferreira está invicto nesta passagem no comando do Bahia (Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia)
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia Ex-Ceará, Guto Ferreira está invicto nesta passagem no comando do Bahia

Cinco rodadas depois, fica bem claro que o adiamento do jogo entre Bahia e Ceará, que deveria ter acontecido na 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, favoreceu ao time baiano. Na época, inclusive, o presidente do Alvinegro, Robinson de Castro, manifestou indignação ao conselho técnico da competição, que tomou a decisão.

O clássico nordestino, que agora virou confronto direto, já que os dois times estão colados na classificação — 15º e 14º colocados, com diferença de um ponto em favor do Vovô — será realizado em um momento de recuperação do Esquadrão e de pressão por resultados para o Alvinegro.

Outro fator negativo é que o atual treinador do Bahia é exatamente o ex-comandante do Vovô, Guto Ferreira, que participou da montagem do elenco do Ceará e comandou o time por mais de um ano. Em resumo, do outro lado estará alguém que conhece muito bem o clube de Porangabuçu.

E “Gutinho”, como era carinhosamente chamado pela torcida do Ceará, tem conseguido sacudir o Bahia desde que assumiu a equipe. Com a chegada dele, o time saiu de uma sequência de quatro jogos sem vencer para uma de quatro jogos sem saber o que é perder.

Em quatro partidas do Bahia sob o comando do “Gordiola” foram duas vitórias, contra Chapecoense-SC e Athletico-PR; e dois empates, diante de Palmeiras e América-MG; ou seja, conquistou 8 de 12 pontos disputados, um aproveitamento de 66,7%.

Da saída de Guto até aqui, o Ceará também conquistou 8 pontos, porém em nove partidas, o que representa um aproveitamento de apenas 29,6% com o comando de Tiago Nunes. O técnico do Vovô conseguiu uma vitória com o time e o Alvinegro segue sem ganhar um duelos fora de casa na Série A.

Em termos de pontuação, o Ceará deixa de enfrentar um Bahia em crise, já na zona do rebaixamento, como aconteceria na 23ª rodada, para enfrentar um que ganhou duas posições nas últimas duas rodadas e, assim como o Vovô, quer se distanciar da zona de rebaixamento.

O Esquadrão estancou o vazamento do sistema defensivo e não toma gols há quatro jogos (desde que Guto assumiu), além de ter marcado cinco tentos, média levemente superior a um por partida.

Para a partida, Tiago Nunes terá o retorno do meio-campista Vina, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo contra o Juventude-RS. Por outro lado, o lateral-direito Igor será desfalque pelo mesmo motivo. O Ceará já treinou em Salvador (BA) ontem e hoje encerra os trabalhos para um duelo chave na Série A.

O que você achou desse conteúdo?