Logo O POVO+
Fortaleza adota foco exclusivo no Brasileirão para concretizar sonho de Libertadores
Esportes

Fortaleza adota foco exclusivo no Brasileirão para concretizar sonho de Libertadores

Fora da Copa do Brasil, Leão terá apenas reta final da Série A nos próximos 40 dias e mira vaga na fase de grupos do torneio continental. Com desfalques, Vojvoda terá de encontrar nova formação sem deixar rendimento cair
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza

Após se despedir da melhor campanha na Copa do Brasil sob aplausos da torcida, o Fortaleza terá foco exclusivo na reta final do Campeonato Brasileiro pelos próximos 40 dias. Em trajetória histórica também na elite nacional, o clube do Pici vê o sonho de conquistar uma inédita vaga na próxima edição da Copa Libertadores cada vez mais perto e tenta se manter no G-4 para assegurar vaga direta na fase de grupos.

O apoio dos 9.500 torcedores na arquibancada do Castelão ao final da derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, na última quarta-feira, 27, foi um reconhecimento ao desempenho do Tricolor no mata-mata nacional e também um incentivo para os dez compromissos finais na Série A. Depois de despachar cinco adversários e embolsar R$ 17,2 milhões em premiações na Copa do Brasil, as atenções se voltam para os pontos corridos.

Em pouco mais de um mês, serão cinco duelos como mandante (São Paulo, Ceará, Palmeiras-SP, Juventude-RS e Bahia) e outros cinco fora de casa (América-MG, Corinthians-SP, RB Bragantino-SP, Santos-SP e Cuiabá-MT) na busca pelo principal torneio continental. O calendário, portanto, reserva confrontos diretos contra Verdão e Massa Bruta, por exemplo, e embates diante de equipes que brigam contra o rebaixamento.

A meta inicial do Leão era conseguir voltar à Copa Sul-Americana, mas a presença constante entre os quatro primeiros colocados deixou a ida à Libertadores viável. A possibilidade de o G-4 ser ampliado — até um G-9 — torna a chance ainda mais factível e aumenta a probabilidade de uma vaga na fase de grupos, sem a necessidade de encarar as etapas eliminatórias previamente.

Apesar disso, a competição ainda é apontada como sonho, ainda que já faça parte do discurso dos atletas. O técnico Juan Pablo Vojvoda ainda não fala abertamente sobre o assunto, mas também garante que a reta final servirá para obter êxito nesta perseguição. "Nós temos claro o nosso objetivo e vamos lutar por ele em cada partida", disse o comandante.

A disputa de uma única competição nos 40 dias finais da temporada facilita o fator psicológico e também permite brechas no calendário. O Fortaleza, entretanto, terá de lidar com a ausência de jogadores importantes, sobretudo no aspecto ofensivo. Artilheiro vermelho-azul-e-branco na temporada, com 13 gols, o atacante Robson sofreu entorse no tornozelo direito.

Dono do maior número de participações diretas em gols do Tricolor na Série A — oito tentos e cinco assistências —, o ala-direito Yago Pikachu teve luxação no ombro esquerdo e pode voltar aos gramados em até três semanas, mas o departamento médico aguardará a evolução da recuperação. Já Lucas Crispim, principal garçom do elenco no Brasileirão, faz tratamento de lesão muscular na coxa esquerda e deverá ser baixa por cerca de um mês.

Portanto, com a campanha histórica pavimentada e a classificação para a Libertadores bem encaminhada, Vojvoda terá o desafio de encontrar peças de reposição à altura para não deixar o desempenho cair. "O pensamento agora é pura e exclusivamente no Campeonato Brasileiro e, principalmente, na próxima partida, que é contra o América-MG", pontuou o treinador.

Próximos 10 jogos do Fortaleza:

América-MG x Fortaleza

Corinthians-SP x Fortaleza

Fortaleza x São Paulo

RB Bragantino-SP x Fortaleza

Fortaleza x Ceará

Fortaleza x Palmeiras-SP

Santos-SP x Fortaleza

Fortaleza x Juventude-RS

Cuiabá-MT x Fortaleza

Fortaleza x Bahia

O que você achou desse conteúdo?