Com gol marcado por Vina no início do jogo, o Ceará bateu o Fluminense por 1 a 0 e voltou a vencer após sete rodadas na Série A do Campeonato Brasileiro. Na partida disputada na tarde de ontem, na Arena Castelão, o Alvinegro atuou com um jogador a menos desde os 28 minutos da primeira etapa, mas conseguiu segurar a pressão do Tricolor das Laranjeiras e garantiu mais três pontos na competição.
Com o resultado, o Vovô se distanciou da zona de rebaixamento, subiu três posições e agora ocupa a 11ª colocação na tabela de classificação, com 36 pontos. Os cariocas estacionaram na oitava posição e permanecem com 39 pontos somados.
Jogando com o apoio da torcida e precisando do resultado positivo, o Ceará adotou uma postura ofensiva e começou o jogo pressionando o Fluminense. Logo aos três minutos, Jael foi derrubado pelo zagueiro Nino na entrada da área e o árbitro Raphael Claus marcou pênalti. Na cobrança, Vina, que não marcava há dez partidas, cobrou com categoria no canto direito do goleiro Marcos Felipe e abriu o placar para os donos da casa.
Mesmo com a vantagem no marcador, o Vovô seguiu com o controle do jogo e praticamente não foi ameaçado pelo Tricolor das Laranjeiras até os 26 minutos, quando Gabriel Dias deu entrada muito dura em Marllon e mudou o roteiro da partida. Com o auxílio do VAR, Raphael Claus revisou o lance e expulsou o lateral-direito alvinegro.
Com um jogador a menos em campo, o treinador Tiago Nunes sacou o atacante Jael e colocou Igor em campo. O Vovô recuou e mudou a configuração tática do time, passando a jogar com duas linhas de quatro e usando Vina como o jogador mais avançado.
As melhores chances do Fluminense no primeiro tempo só aconteceram após os 40 minutos da etapa inicial e saíram dos pés de Samuel Xavier. Na primeira, o lateral tricolor pegou a sobra após bate e rebate dentro da área, mas finalizou sobre o gol. Na segunda, o ex-jogador alvinegro invadiu a área e bateu cruzado, mas parou em boa defesa de João Ricardo.
No segundo tempo, o Ceará voltou com uma estratégia diferente da adotada após a expulsão de Gabriel Dias, pressionou o Fluminense nos minutos iniciais da etapa final e passou a arriscar algumas jogadas ofensivas com Vina e Mendoza.
Já os visitantes voltaram com mudanças. Marcão colocou Fred para fazer dupla de ataque com Abel Hernandez. Com dois centroavantes dentro da área, o Tricolor das Laranjeiras abusou dos cruzamentos e facilitou o trabalho da defesa alvinegra. Preocupado com a estatura do time em campo, Tiago Nunes sacou Erick e colocou Gabriel Lacerda em campo e o Vovô passou a jogar com três zagueiros até o fim do jogo.
Apesar das mudanças, o Fluminense demorou a criar chances de perigo e o jogo só voltou a ter emoções nos minutos finais do jogo. Aos 39, Lucca conseguiu balançar as redes para os visitantes, mas o atacante estava em posição irregular no momento do passe de Bobadilla e o árbitro anulou o gol da equipe carioca por impedimento. No lance seguinte, foi a vez do Ceará atacar. Rick fez grande jogada individual, chutou da entrada da grande área e obrigou Marcos Felipe a espalmar para escanteio.
Nos acréscimos o Tricolor das Laranjeiras ainda tentou pressionar, mas o Vovô contou com boa atuação do seu sistema defensivo, segurou o ímpeto do adversário e garantiu a primeira vitória em casa desde o retorno da sua torcida às arquibancadas.
Tiago Nunes critica comentaristas de arbitragem: "Infelizmente existe um corporativismo"
"Voltar a ganhar é especial", destaca Vina após fim do jejum de vitórias do Ceará na Série A
Noite das Personalidades Esportivas está confirmada para 2021