Ferroviário e Floresta fazem hoje, às 21h30min, o confronto decisivo por vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste 2022. O duelo, válido pela volta da terceira e última etapa da fase preliminar da competição, será disputado na Arena Castelão, em Fortaleza. A partida marcará o primeiro encontro do clube coral com o torcedor nas arquibancadas desde o início da pandemia de Covid-19.
Após o empate sem gols no jogo de ida, vitória simples para qualquer dos lados garante vaga na próxima edição do Nordestão. Em caso de nova igualdade, o confronto será decidido nos pênaltis.
Fora do banco de reservas na partida desta terça-feira por expulsão no jogo de ida, Anderson Batatais comandou a preparação do time na última semana com foco em variações táticas e em situações de bola parada. O treinador coral pregou respeito ao Floresta e projetou jogo de melhor nível técnico.
"Nós temos nossa maneira de jogar. No último jogo, não dá para mudar muita coisa. Você pode ajustar uma coisa ou outra, mas o Ferroviário vai seguir da mesma forma, respeitando a equipe do Floresta, mas tentando jogar um bom futebol, como fez com outros times. Espero que a gente consiga colocar em prática o que temos trabalhado".
Com a suspensão de Batatais, o auxiliar técnico Caé Cunha comandará o Ferroviário do banco de reservas. A equipe coral conta com o retorno do meia-atacante Berguinho, liberado pelo departamento médico, mas pode ter os desfalques do meia Mauri e do atacante Wandson. Ambos sofreram lesões na partida de ida e o Tubarão só deve divulgar se a dupla estará à disposição instantes antes do jogo.
Do outro lado, Daniel Rocha, treinador do Floresta, ressaltou a importância de o time ser mais ofensivo para conseguir criar situações de perigo contra o Ferroviário e impedir que o adversário consiga repetir a mesma estratégia do confronto de ida.
"Estudamos os pontos fortes do Ferroviário para que a gente consiga furar a pressão e a agressividade que a equipe adversária apresentou na primeiro partida. Precisamos conseguir uma vantagem numérica na construção dos nossos ataques, para que a nossa equipe tenha mais posse de bola e consiga criar o lance que vai nos dar o gol da classificação".
O comandante do Lobo da Vila Manoel Sátiro só terá um desfalque: o volante Thalison, suspenso após receber o terceiro cartão amarelo.
O Tubarão da Barra tenta voltar à competição após três anos. Já o Floresta almeja a classificação inédita ao torneio regional. O vencedor do duelo entre as equipes se junta a Ceará e Fortaleza como representantes do futebol cearense no certame em 2022.
Ferroviário
4-3-3: Rafael; Lázaro, Vitão, Richardson e Emerson; Wesley Dias, Lucas Gonçalves e Clisman; Berguinho, Edson Cariús e Gabriel Silva. Técnico: Caé Cunha.
Floresta
4-3-3: Douglas Dias; Daniel, Alisson, Maílson e Fábio Alves; Athyrson, Jô e Renê; Eugênio, Flávio Torres e Paulo Vyctor. Técnico: Daniel Rocha.
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 02/11/2021
Horário: 21h30min
Árbitro: Jose Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL)
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araújo (AL) e Wagner Jose da Silva (AL)
Transmissão: Nordeste FC e SBT