Com goleada por 8 a 0, a França se garantiu, ontem, na Copa do Mundo do Cata, assim como a Bélgica, que também venceu pela 9ª rodada das Eliminatórias Europeias. A atual campeã mundial atropelou o Cazaquistão, com quatro gols de Mbappé, enquanto a algoz do Brasil na Rússia-2018 derrotou a Estônia por 3 a 1. Os resultados colocam as duas seleções vencedoras na liderança de seus respectivos grupos, sem possibilidades aritméticas de serem alcançadas na última rodada.
Quem chegou perto da vaga, mas decepcionou no fim foram os Países Baixos (Holanda), que abriu 2 a 0, mas sofreu o empate de Montenegro no fim e decidirá a vaga na última rodada, em confronto direto contra a Noruega.
A França garantiu a vaga no Catar com um placar elástico sobre o Cazaquistão, por 8 a 0, e abriu quatro pontos de vantagem na liderança do Grupo D, tirando as chances de classificação da Finlândia, que brigará por vaga na repescagem com a Ucrânia na última rodada, ainda nesta Data Fifa. Os escandinavos encaram os franceses, enquanto os ucranianos duelam com a Bósnia.
A França saiu na frente logo aos 6 minutos, com gol de Mbappé, completando de primeira um cruzamento pela esquerda. O atacante do PSG ampliou cinco minutos depois, aproveitando uma saída errada do goleiro. O artilheiro mostrou que o posicionamento estava em dia e marcou o terceiro aos 31, de cabeça. Já Coman completou a segunda assistência no jogo.
No segundo tempo foi a vez de Benzema ir às redes. O atacante do Real Madrid marcou 4 a 0 aos 10 minutos e ampliou aos 14, com assistências de Theo Hernandez e Mbappé. O volante Rabiot marcou de cabeça, em cobrança de escanteio, o sexto gol do francês. Terceiro maior artilheiro da França, Griezmann fez o sétimo em cobrança de pênalti. Mbappé fechou o marcador, com mais um gol no fim do jogo.
No Grupo E, o País de Gales até venceu Belarus por 5 a 1, mas não conseguirá alcançar em pontos a Bélgica, que venceu a Estônia por 3 a 1. Os belgas chegam a 19 pontos e garantem classificação, enquanto os galeses precisam de apenas um empate na última rodada, justamente contra os belgas, para irem à repescagem. A República Tcheca ainda possui chances nos critérios de desempate, caso vença a Estônia e os britânicos percam o jogo final.
A Bélgica abriu caminho para a Copa logo aos 11 minutos, com Benteke aproveitando falha do goleiro da Estônia. Com um chutaço de fora da área, Carrasco ampliou o placar no início do segundo tempo. Erik Sorga diminuiu aos 25 minutos do segundo tempo, mas Thorgan Hazard marcou 3 a 1 logo depois e brecou uma possível reação dos adversários.
A decepção da rodada ficou para os holandeses. Após abrir 2 a 0, os Países Baixos sofreram dois gols de Montenegro nos oito minutos finais e o jogo terminou 2 a 2. Assim, neerlandeses perdem a chance de garantir classificação antecipada, mas ficam na liderança do Grupo G, com 20 pontos, seguidos de perto por Turquia e Noruega, que têm 18 cada.
Na próxima terça-feira, Holanda e Noruega fazem confronto direto, enquanto a Turquia visita Montenegro. Uma combinação ruim de resultados pode tirar os holandeses até da repescagem.
Memphis Depay, cobrando pênalti, marcou o primeiro gol da Holanda. O jogador ampliou no início do segundo tempo, completando cruzamento. Mas ainda deu tempo de Montenegro empatar, com gols de Vukotic e Vujnovic nos minutos finais.