Logo O POVO+
No Brasil, Hamilton tem fim de semana inesquecível com vitória e 25 ultrapassagens
Esportes

No Brasil, Hamilton tem fim de semana inesquecível com vitória e 25 ultrapassagens

Heptacampeão mundial, o britânico venceu um emocionante GP de São Paulo, em fim de semana no qual precisou ultrapassar todos os rivais.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Se Lewis Hamilton teve um começo de fim de semana para esquecer, com duas punições seguidas, o restante do GP de São Paulo ficará na memória do inglês por muito tempo. Após brilhar no sprint race, no sábado, ele venceu a corrida, ontem, com uma das melhores performances da carreira dele, um heptacampeão mundial da Fórmula 1.

No total, o piloto da Mercedes acumulou 25 ultrapassagens: 15 no sábado e mais 10 neste domingo. "Nunca tinha feito isso antes. Acho que nunca tive um fim de semana como esse", disse o vencedor da prova no Autódromo de Interlagos. O triunfo foi especial porque o inglês não vencia há três corridas. "Parecia a primeira da minha carreira porque eu sentia que não vencia há muito tempo".

Para coroar o triunfo, o heptacampeão mundial precisou superar duas punições seguidas neste fim de semana. No sábado, acabou saindo em último no sprint race. Neste domingo, foi apenas o 10º na largada. No total, ele perdeu 25 posições com as sanções. 

"Que corrida! A equipe fez um trabalho incrível, Valtteri (Bottas) fez um ótimo trabalho ao conseguir o máximo de pontos que conseguiu", comentou, ao citar o companheiro de equipe. O finlandês terminou em terceiro lugar, atrás do holandês Max Verstappen.

Hamilton confessou que não esperava um resultado tão bom neste fim de semana. Com a vitória, reduziu de 21 para 14 pontos a vantagem de Verstappen na liderança do campeonato. "Vindo para esta etapa, eu nunca pensei que seria capaz de diminuir a diferença como fizemos hoje. E ainda teve essas coisas (punições) vindo contra nós. Acho que isso mostra para todos que nunca podemos desistir, independente do que estivermos enfrentando."

O inglês ainda agradeceu à torcida brasileira, que vibrava a cada ultrapassagem em Interlagos. Ele comemorou no melhor estilo Ayrton Senna, seu maior ídolo. Pegou uma bandeira brasileira e desfilou com ela pelo traçado até o pódio. Lá se enrolou na mesma bandeira enquanto ouvia o hino do seu país, emocionado.

"Sou muito grato a todo este incrível apoio que estou recebendo durante todo o fim de semana. Obrigado, Brasil!", afirmou, agradecendo em português. "Não tenho tanta torcida comigo desde Silverstone", disse o britânico, referindo-se ao GP da Inglaterra, onde corre literalmente em casa.

Classificação do GP de São Paulo

  1. Lewis Hamilton (Mercedes / Reino Unido) 
  2. Max Verstappen (Red Bull / Países Baixos)
  3. Valteri Bottas (Mercedes / Finlândia)
  4. Sergio Perez (Red Bull / México)
  5. Charles Leclerc (Ferrari / Mônaco)
  6. Carlos Sainz Jr. (Ferrari / Espanha)
  7. Pierre Gasly (AlphaTauri / França)
  8. Esteban Ocon (Alpine / França)
  9. Fernando Alonso (Alpine / Espanha)
  10. Lando Norris (McLaren / Reino Unido)
  11. Sebastian Vettel (Aston Martin / Alemanha)
  12. Kimi Raikkonen (Alfa Romeo / Finlândia)
  13. George Russell (Williams / Reino Unido)
  14. Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo / Itália)
  15. Yuki Tsunoda (AlphaTauri / Japão)
  16. Nicholas Lafiti (Williams / Canadá)
  17. Nikita Mazepin (Haas / Rússia)
  18. Miki Schumacher (Haas / Alemanha)
  19. Daniel Ricciardo (McLaren / Austrália)
  20. Lance Stroll (Aston Martin / Canadá)
O que você achou desse conteúdo?