Com três vitórias - todas no Castelão - nos últimos quatro jogos pela Série A, o Ceará vive momento de ascensão no Campeonato Brasileiro. Além de se desgarrar da zona de rebaixamento e praticamente eliminar a chance de queda, a equipe de Porangabuçu passou a figurar entre os dez primeiros colocados e quer ratificar o bom momento no Clássico-Rei para se aproximar do G-8.
Após dois empates consecutivos fora de casa, nos confrontos diretos contra Juventude-RS e Bahia, o Alvinegro comprovou a força como mandante e bateu Fluminense-RJ e Cuiabá-MT em sequência. O retrospecto ruim longe da capital cearense voltou a pesar na derrota para o Athletico-PR, mas o retorno ao Gigante da Boa Vista foi com triunfo sobre o Sport-PE, no último domingo, 14.
Na 10ª posição, com 42 pontos, o Vovô traçou nova rota no Brasileirão com o cenário positivo: abriu seis pontos de vantagem em relação ao Z-4 e ficou a apenas três pontos de distância do Fluminense-RJ, atual oitavo colocado. Uma combinação de resultados, portanto, pode fazer o time de Tiago Nunes encostar no Tricolor das Laranjeiras - o clube carioca ainda leva vantagem no número de vitórias (12 a 9).
"É um passo importantíssimo na nossa caminhada, na busca do primeiro objetivo, que é a manutenção na competição para o ano que vem, e também na aproximação da parte de cima da tabela. Hoje estamos em 10º colocado, dentro da zona de classificação para a Sul-Americana, e isso nos coloca ainda em uma condição de disputa pela nona, oitava e, quem sabe, sétima colocação a curto prazo. Temos ambição dentro da competição, mas também humildade de saber que temos que pensar jogo a jogo, passo a passo", ponderou o treinador, após o resultado positivo sobre o Rubro-Negro de Recife.
Amanhã, às 20 horas, o Ceará volta a jogar no Castelão, mas desta vez como visitante diante do arquirrival Fortaleza, pela 33ª rodada da Série A. O embate local ganha maior peso na reta final em razão da briga das equipes por vagas em competições internacionais do próximo ano.
Vitorioso no duelo do primeiro turno, o escrete de Porangabuçu contará com o retorno do volante Fernando Sobral, que cumpriu suspensão automática na última partida. Tiago Nunes pode optar pela saída de Marlon, que substituiu o camisa 8 e anotou o gol da vitória, ou de Fabinho.