Logo O POVO+
Fortaleza está próximo de fazer história na Série A do Brasileirão
Esportes

Fortaleza está próximo de fazer história na Série A do Brasileirão

Tricolor está a uma vitória de superar melhor campanha da Série A de pontos corridos e igualar a 2005
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
David se transferiu para o Internacional após ser vendido pelo Fortaleza (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves David se transferiu para o Internacional após ser vendido pelo Fortaleza

.

Além de gerar alívio no time e na torcida, a vitória do Fortaleza sobre o Palmeiras no último sábado, 20, deixou o Tricolor perto de fazer história. Além de ficar próximo de confirmar uma inédita vaga na Copa Libertadores da América há um desempenho a se comemorar.

Com 52 pontos, o Fortaleza está a um empate de alcançar a mesma pontuação da sua melhor campanha na Série A dos pontos corridos, em 2019.

E, também, está a uma vitória de igualar a maior pontuação já feita na elite, neste mesmo formato, conquistada em 2005.

 

Pode parecer estranho que a maior pontuação não seja a da melhor campanha do clube, mas é que em 2005 a divisão principal do Brasileiro era disputada por 22 equipes, o que aumentava o número de jogos de 38 para 42

 

Pode parecer estranho que a maior pontuação não seja a da melhor campanha do clube, mas é que em 2005 a divisão principal do Brasileiro era disputada por 22 equipes, o que aumentava o número de jogos de 38 para 42. O Leão fez 55 pontos, mas ficou apenas na 13ª posição. O que o deixou fora da classificação para a Sul-Americana. Já em 2019, com 53 pontos, foi o 9º e garantiu vaga.

O atual Fortaleza, treinado pelo argentino Vojvoda, tem chances de ser a melhor campanha com a melhor pontuação da história do clube nos pontos corridos, já que restam quatro rodadas, ou seja, 12 pontos em jogo.

O Tricolor ainda encara Santos e Cuiabá fora de casa e Juventude e Bahia no Castelão. Basta vencer um jogo para fazer de 2020 a maior campanha de todas no atual formato da competição — a pontuação seria a mesma de 2005, mas a posição na classificação e vaga em competição sul-americana desempataria.

 

O curioso é que o Tricolor pode fazer história com um ataque, até aqui, mais modesto. Por ora, são 41 gols marcados, contra 50 do time de Ceni e 58 da equipe de 2005

 

Até mesmo o número de vitórias seria o maior da história do Fortaleza no mesmo critério. Contra o Palmeiras, o Leão chegou a 15 triunfos, mesma quantidade de 2019. Em 2005 foram 16, mas com quatro partidas a mais para alcançar a marca.

O curioso é que o Tricolor pode fazer história com um ataque, até aqui, mais modesto. Por ora, são 41 gols marcados, contra 50 do time de Ceni e 58 da equipe de 2005. Defensivamente, entretanto, o time de Vojvoda é mais consistente. São 41 gols sofridos até aqui, frente a 49 em 2019 e 64 em 2005.

O que o torcedor quer atualmente é a conquista da vaga na Libertadores, que voltou a parecer mais perto após o Leão quebrar a barreira dos 50 pontos. A média história para garantir presença é de 57 pontos (metade da pontuação geral da disputada na Série A) e o Tricolor já tem 52.

De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Fortaleza tem hoje 89,1% de chance de estar na Libertadores de 2022. Antes da vitória sobre o Palmeiras, o índice era inferior a 70%.

 

LEIA MAIS SOBRE O BRASILEIRÃO 2021

Fortaleza começa treinos visando o Santos nesta segunda; Leão pode ter até três desfalques

Brasileiro: Corinthians supera Santos e entra no G4

Fred volta a marcar e Fluminense derrota América-MG

O que você achou desse conteúdo?