Logo O POVO+
Principal garçom do Fortaleza, Lucas Crispim volta a ser titular diante do ex-clube
Esportes

Principal garçom do Fortaleza, Lucas Crispim volta a ser titular diante do ex-clube

Líder em assistência do Leão na Série A, com sete passes para gols, ala esquerdo está recuperado de lesão muscular e retoma posto na equipe amanhã, diante do Santos-SP, time que o revelou
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Lucas Crispim ficou fora de seis jogos (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Lucas Crispim ficou fora de seis jogos

Depois de pouco mais de um mês, o Fortaleza voltará a contar com uma peça importante do setor ofensivo na partida contra o Santos-SP, amanhã, às 19 horas, na Vila Belmiro, pela 35ª rodada da Série A. Líder em assistências do elenco na competição, o ala-esquerdo Lucas Crispim está recuperado de lesão e voltará a ser titular diante do clube que o revelou para o futebol.

O camisa 10 se machucou na vitória por 3 a 0 sobre o Athletico-PR, no dia 23 de outubro, na Arena Castelão. Foram pouco mais de dez minutos em campo no total até sofrer a contusão muscular na coxa esquerda que o tirou de combate por seis jogos, entre Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil — já estava à disposição no triunfo sobre o Palmeiras-SP, no último sábado, 20, mas ficou no banco de reservas.

"O jogo de hoje (sábado) era muito disputado no setor de meio-campo. Fazer uma mudança nesse setor, como fizemos com Felipe, fazer duas mudanças... Eu via que Jussa, apesar de ter cartão amarelo, estava controlando bem. Ronald estava muito bem, Felipe entrou para dar mais saída de jogo ao time, e eu não queria mudar muitas coisas porque via o time bem e nem sempre há que se fazer as cinco mudanças. Estou muito feliz que Lucas (Crispim) já está com todo o elenco e que nós podemos usá-lo quando necessitemos", explicou o técnico Juan Pablo Vojvoda, após o duelo contra o Verdão.

Utilizado no lado esquerdo do campo pelo comandante argentino, Crispim se tornou referência nas bolas paradas — faltas e escanteios — e já distribuiu sete passes para gols dos companheiros em 24 jogos disputados, que o alçaram ao posto de principal garçom do elenco no Brasileirão. Quem mais se aproxima da marca é o também ala Yago Pikachu, com cinco assistências.

Durante a ausência do meia de origem, o Tricolor contou com Bruno Melo na ala. A diferença de características impactou o modelo de jogo da equipe, que sofreu no setor ofensivo e balançou menos as redes — também em razão de outros desfalques. A volta aos gramados de Crispim, portanto, gera perspectiva positiva para a retomada do poder de fogo. Nos últimos seis jogos, o time do Pici anotou apenas três gols.

Enquanto o Crispim se notabiliza pela criação de jogadas e pelo passe refinado para servir os colegas de time — de zagueiros a atacantes —, Bruno Melo costuma chegar mais vezes à linha de fundo e tem a bola aérea como trunfo, além de priorizar o aspecto defensivo em boa parte das vezes.

Além das assistências, o camisa 10 ainda marcou um gol na elite nacional, justamente diante do próximo adversário, equipe que defendeu por duas temporadas. No embate do primeiro turno, o ala fez valer a "lei do ex" e balançou as redes no empate em 1 a 1 com o Peixe, no dia 15 de agosto. Nos minutos finais, ainda teve a chance de converter cobrança de pênalti, mas parou em defesa de João Paulo.

O jogador de 27 anos surgiu nas categorias de base do Santos-SP e teve oportunidades na equipe principal em 2015 e 2016, entre um empréstimo e outro. Sem espaço, decidiu deixar a Vila Belmiro e rodou por outros clubes até chegar ao Pici no início desta temporada. Em meio à boa fase no Leão, já admitiu que cometeu erros durante a passagem pelo Peixe.

Assistências de Lucas Crispim na Série A:

Fortaleza 5x1 Internacional-RS - 1 assistência

São Paulo 0x1 Fortaleza - 1 assistência

Palmeiras-SP 2x3 Fortaleza - 1 assistência

Juventude-RS 1x1 Fortaleza - 1 assistência

Sport-PE 0x1 Fortaleza - 1 assistência

Fluminense-RJ 0x2 Fortaleza - 2 assistências

O que você achou desse conteúdo?