Logo O POVO+
Ceará e Fortaleza pode ser primeira dupla nordestina na Libertadores via Brasileirão
Esportes

Ceará e Fortaleza pode ser primeira dupla nordestina na Libertadores via Brasileirão

Vovô e Leão estão na zona de classificação para o principal torneio sul-americano, a três rodadas do fim da competição. Eles dependem apenas de si mesmos para seguirem no G-8
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ceará e Fortaleza são os únicos nordestinos na Série A 2022 (Foto: Aurélio Alves/O POVO)
Foto: Aurélio Alves/O POVO Ceará e Fortaleza são os únicos nordestinos na Série A 2022

Faz 32 anos que uma equipe do Nordeste não joga a Copa Libertadores após conquistar vaga por meio do Campeonato Brasileiro ou suas competições correspondentes com outras nomenclaturas. O último foi o Bahia, em 1989, devido ao título nacional de 1988.

Depois disso, o Sport-PE chegou a jogar o principal torneio de clubes da América do Sul em 2009, mas por ter sido campeão da Copa do Brasil de 2008. No Campeonato Brasileiro de pontos corridos, instaurado há 18 anos, nenhum time nordestino conseguiu terminar a Série A na zona de classificação para a Libertadores até hoje.

Esse jejum, no entanto, está próximo de ser quebrado e o futebol cearense deverá ser o responsável pela disrupção. E se não bastasse ser candidato a pioneiro, o futebol alencarino pode chegar com o pé na porta, classificando dois times de uma vez só.

Com a volta do Ceará para a 8ª colocação da Série A, depois de bater o Corinthians-SP no Castelão, e o Fortaleza se mantendo no G-6 desde o começo do certame, hoje ocupando a 5ª posição, Leão e Vovô estão dentro da zona de classificação para a Copa Libertadores 2022 a três rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o que significa que dependem apenas deles mesmos para fazerem história.

A missão de ambos é permanecer entre os oito melhores da Série A até o fim da 38ª rodada. Até lá, o Alvinegro vai enfrentar o Flamengo-RJ fora de casa, o América-MG no Castelão e o Palmeiras-SP no Allianz Parque. Já o Tricolor receberá o Juventude-RS, viaja para encarar o Cuiabá-MT e vai fechar a campanha em casa, em clássico nordestino, contra o Bahia.

Se por um lado o Vovô enfrenta equipes de “mais camisa” no futebol brasileiro, por outro o Leão tem pela frente times com situações totalmente indefinidas e precisando muito de vitórias. Ou seja, a vida de nenhum será fácil.

Pelo regulamento da Libertadores, já está garantido que a zona de classificação será do 1º ao 8º lugar da Série A. Até a 6ª posição, as vagas são diretas — ou seja, para a fase de grupos. Já o 7º e o 8º vão disputar a pré-Libertadores.

De acordo com os cálculos do estatístico e comentarista da rádio O POVO CBN, Thiago Minhoca, a pontuação mínima para ser 6º colocado é de 56 pontos, enquanto para ser o 8º é de 53 pontos. O Fortaleza hoje soma 52 pontos, enquanto o Ceará soma 49 pontos

Made with Flourish

 

O que você achou desse conteúdo?