Logo O POVO Mais
Esportes

Itália e Portugal caem na mesma chave e uma já está fora da Copa do Mundo do Catar

Italianos encaram a Macedônia do Norte e portugueses duelam contra a Turquia. Caso avancem, os dois times decidem vaga no Mundial em jogo único
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Sorteio europeu e intercontinental (Foto: Luciana)
Foto: Luciana Sorteio europeu e intercontinental

Itália ou Portugal, pelo menos um dos dois não estará na Copa do Mundo do Catar. As duas seleções, últimas a conquistarem o título europeu, poderão se enfrentar na final do Grupo C da repescagem europeia, após sorteio realizado ontem. Os italianos vão ter pela frente a Macedônia do Norte, em duelo em território italiano, enquanto os portugueses receberão a Turquia.

As semifinais acontecerão no dia 24 de março de 2022, uma quinta-feira. As finais serão na terça-feira seguinte, dia 29. Após a disputa das semifinais, um novo sorteio será realizado para definir os mandantes nas finais.

Vale lembrar que Portugal e Itália chegaram à rodada decisiva das Eliminatórias Europeias dependendo de si. Os Lusos jogavam por um empate contra a Sérvia, em casa, saíram na frente, mas acabaram levando a virada e perdendo a vaga no confronto direto.

A Itália tinha dois jogos para manter a liderança e a classificação, porém apenas empatou com a rival Suíça, por 1 a 1, em casa, jogo com pênalti desperdiçado por Jorginho no fim, e depois não saiu do 0 a 0 com a Irlanda do Norte, sendo ultrapassada pelos helvéticos.

Já a disputa no Grupo A vai reunir seleções com menos tradição em Mundiais. Pais de Gales, Áustria, Escócia ou Ucrânia vão duelar por uma vaga. A nação ex-soviética foi a última destas seleções a participar de uma copa (2006). Escócia e Áustria atuaram pela última vez em 1998, enquanto País de Gales não atua desde 1958.

No Grupo B, o sorteio também definiu que um grande artilheiro do futebol europeu ficará pelo caminho. A Polônia, de Lewandowski, encara a Rússia na semifinal. Garantindo a vaga, pode ter pelo caminho a Suécia, do veterano Ibrahimovic, que encara a República Tcheca.

Com o fim da fase de grupos das Eliminatórias Europeias, dez seleções do Velho Continente já estão classificadas para a Copa do Mundo do Catar. Alemanha, Dinamarca, França, Bélgica, Croácia, Espanha, Sérvia, Inglaterra, Suíça e Países Baixos (Holanda( lideraram suas chaves e garantiram suas vagas no Mundial.

Além dos dez europeus, apenas Brasil, Argentina e Catar (país-sede) já estão confirmados na Copa do Mundo, que será disputada entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022. O sorteio da fase final do Mundial está previsto para abril do ano que vem.

O caminho para as duas vagas finais de repescagem também foi definido em sorteio ontem. Os duelos intercontinentais ficaram definidos com disputas em jogo único, no Catar, nos dias 13 e 14 de junho de 2022. O quinto colocado das eliminatórias da América do Sul encara o vencedor do rebote entre terceiros colocados dos grupos na Ásia. Já o quarto colocado entre seleções de América do Norte, Central e Caribe enfrenta o vencedor do torneio da Oceania.

Confira os confrontos em jogo único:

Grupo A

  • Escócia x Ucrânia
  • País de Gales x Áustria

Grupo B

  • Rússia x Polônia
  • Suécia x República Tcheca

Grupo C

  • Itália x Macedônia do Norte
  • Portugal x Turquia
Essa notícia foi relevante pra você?
Recomendada para você

"