Logo O POVO+
Fortaleza bate Juventude e conquista vaga histórica na Libertadores 2022
Esportes

Fortaleza bate Juventude e conquista vaga histórica na Libertadores 2022

Empurrado pela torcida e com gol do baixinho Depietri, Tricolor vence time gaúcho por 1 a 0 em um Castelão lotado, chega à melhor pontuação de um clube cearense na Série A e garante classificação para, pelo menos, a fase prévia do torneio continental de 2022
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Depietri deixa Fortaleza após duas temporadas no clube (Foto: FCO Fontenele)
Foto: FCO Fontenele Depietri deixa Fortaleza após duas temporadas no clube

Cinco anos depois da traumática eliminação no mata-mata da Terceira Divisão e três anos depois da apoteótica goleada na festa do título da Série B, o Fortaleza teve o Juventude-RS pela frente mais uma vez em um momento histórico.

O Castelão lotado de torcedores e expectativas pela possibilidade da inédita classificação para a Copa Libertadores esperou ansiosa e pacientemente 76 minutos até transbordar e soltar o grito histórico. Com gol do jovem argentino Valentín Depietri, o Tricolor venceu o Jaconero por 1 a 0 na noite de ontem, pela 36ª rodada da Série A, para confirmar vaga inédita na fase prévia do principal torneio da América do Sul em 2022 — o primeiro clube nordestino a conseguir tal feito via Brasileirão.

Sem o zagueiro Marcelo Benevenuto, suspenso, o técnico Juan Pablo Vojvoda escalou Matheus Jussa na defesa e promoveu o retorno de Lucas Crispim à ala, utilizando a equipe-base dos principais momentos positivos na temporada. Empurrado pela torcida, o Tricolor se lançou ao ataque e buscou o gol desde os primeiros instantes.

Ainda com menos de um minuto, Éderson bateu colocado da entrada da área e viu Douglas se esticar para espalmar. Yago Pikachu ficou com a sobra e cruzou para Robson, que cabeceou, e a bola desviou no braço de Vitor Mendes antes de sair para escanteio. O árbitro Bruno Arleu de Araújo revisou o lance por recomendação do VAR, mas apontou (questionável) falta do ataque mandante.

Encurralado e com postura mais defensiva, o Juventude tentava sair em contra-ataques. A primeira investida foi aos cinco minutos, quando Guilherme Castilho experimentou finalização de longa distância, sem perigo para a meta de Marcelo Boeck. O Leão, por sua vez, permanecia no campo de ataque, com maior posse de bola e à procura de brechas.

Aos 13 minutos, a zaga gaúcha cortou mal lançamento, David ficou com o rebote e tocou na medida para Robson, que recebeu livre, cara a cara com Douglas, e pegou mal na bola de perna esquerda, sem força e sem direção. Aos 38, David recebeu passe em profundidade na ponta direita da área, cruzou rasteiro, e Michel Macedo cortou para escanteio para afastar o perigo.

Na volta do intervalo, o Jaconero conseguia chegar mais vezes ao ataque, enquanto o Fortaleza mantinha o ímpeto ofensivo na busca pela classificação. Aos oito minutos, Jadson pegou rebote após cobrança de escanteio e arrematou de primeira por cima do gol. Os donos da casa responderam aos 13, quando Pikachu cruzou rasteiro, Robson desviou de pé esquerdo e Douglas espalmou.

No minuto seguinte, Osvaldo, que foi acionado no começo do segundo tempo, fez jogada individual pela esquerda, cruzou da linha de fundo e o camisa 1 do Juventude fez nova intervenção. Aos 18, os visitantes levaram perigo quando Sorriso aproveitou cruzamento, testou firme para o chão e viu Marcelo Boeck se esticar para fazer boa defesa.

O Juventude voltou a levar perigo em cabeçada de Vitor Mendes, que acertou a trave, e chute forte de William Matheus por cima da meta. Aos 36, porém, o baixinho e atrevido argentino Depietri entrou para a história centenária do clube: aproveitou vacilo na saída de bola adversária, partiu em velocidade e bateu rasteiro para balançar nas redes e fazer o Castelão explodir em festa.

O triunfo leva a equipe aos 55 pontos, na quinta colocação — e, no máximo, poderia cair para a sétima, que dá vaga à pré-Libertadores. Caso fique entre os seis melhores, o time carimba vaga para a fase de grupos do torneio continental.

O Fortaleza já volta a campo na próxima segunda-feira, 6, diante do Cuiabá-MT, às 20 horas, na Arena Pantanal, pela penúltima rodada do Brasileirão.

Fortaleza 1x0 Juventude

Fortaleza
3-5-2: Marcelo Boeck; Tinga, Titi e Matheus Jussa; Yago Pikachu, Felipe (Lucas Lima), Éderson, Matheus Vargas (Romarinho) e Lucas Crispim (Osvaldo); David (Depietri) e Robson (Wellington Paulista). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Juventude
4-4-2: Douglas; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Jadson (Capixaba), Dawhan, Guilherme Castilho (Bruninho) e Wescley (Chico); Sorriso e Ricardo Bueno. Técnico: Emerson Ávila

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 3/12/2021
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo/RJ
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa/RJ e Daniel do Espirito Santo Parro/RJ
Gols: Depietri, aos 36 min/2ºT
Cartões amarelos: Robson e Lucas Crispim (FOR)
Público e renda: 45.398 presentes / R$ 802.862,00

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?