Logo O POVO+
Ceará empata por 0 a 0 com o América-MG e se complica por vaga na Libertadores
Esportes

Ceará empata por 0 a 0 com o América-MG e se complica por vaga na Libertadores

Com o resultado, o Vovô passa a não depender somente de si na última rodada do Brasileirão e terá de torcer por tropeços de adversários, além de vencer o Palmeiras fora de casa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ceará não conseguiu furar a marcação do América-MG (Foto: thais mesquita)
Foto: thais mesquita Ceará não conseguiu furar a marcação do América-MG

Com atmosfera de final de campeonato, o Ceará entrou em campo na noite de ontem com um único objetivo: vencer para chegar à última rodada do Brasileirão dependendo apenas de si para garantir classificação inédita à Copa Libertadores. Mesmo com o ambiente favorável, empurrado por 51.123 mil torcedores — recorde do futebol cearense na atual temporada —, o Vovô não conseguiu furar a defesa adversária e ficou no 0 a 0 com o América-MG.

O jogo foi marcado por dois tempos distintos do Alvinegro. Nos 45 minutos iniciais, apesar de manter a posse da bola, o escrete preto-e-branco pecou pelo pragmatismo, com lentidão nas trocas de passes e pouca movimentação entre os jogadores da linha ofensiva, o que facilitou a marcação montada por Marquinhos Santos, treinador do Coelho.

Sem a inspiração individual de jogadores que costumam ser decisivos, como Vina, Mendoza e Lima, o Ceará não levou perigo ao gol defendido por Matheus Cavichioli no primeiro tempo. A melhor chance foi do América-MG, aos 18 minutos, quando Ademir bateu cruzado, a bola desviou em Luiz Otávio e João Ricardo, em ação de bom reflexo, espalmou para a linha de fundo.

Na volta do intervalo, Tiago Nunes reorganizou o Vovô taticamente e a partida passou a ser ataque contra defesa por cerca de 35 minutos, período em que o Ceará pressionou e criou uma sucessão de oportunidades para abrir o placar. Diferentemente da etapa inicial, a equipe cearense adotou uma postura mais incisiva, com movimentações que confundiam os marcadores adversários e geravam espaços entre as linhas defensivas.

Aos 11 minutos, o centroavante Cléber recebeu ótimo passe de Fernando Sobral, driblou o goleiro, mas finalizou sem força, facilitando a interceptação do zagueiro Anderson Jesus. Quatro minutos após o lance, o centroavante chegou a balançar as redes, contudo, o tento foi anulado por impedimento. Logo na sequência, desta vez com Lima em tentativa de voleio, Cavichioli, em cima da linha, fez bela defesa.

Desgastado fisicamente, o Vovô já não conseguia manter a boa recomposição defensiva quando perdia a bola a partir dos 35 minutos do segundo tempo. Assim, o América-MG cresceu e passou a criar lances de perigo através de transições rápidas com Ademir. O embate, então, se tornou equilibrado, com os dois times explorando os espaços cedidos, mas ambos sem a competência para concluir as jogadas.

No fim, 0 a 0 amargo para o Vovô, que chega aos 50 pontos e permanece na 9ª colocação de forma provisória, já que pode ser ultrapassado pelo Internacional-RS (10ª), ainda com jogo a cumprir contra o Atlético-GO nesta segunda-feira, 6. Em relação à Libertadores, o resultado não foi bom, mas as chances de classificação seguem possíveis. Para o último jogo do ano, diante do Palmeiras-SP, fora de casa, o Alvinegro tem a obrigação de vencer e ainda terá de torcer para que o Fluminense-RJ ou América-MG — e também o Colorado, caso derrote o Dragão — não conquistem os três pontos na última rodada.

Ceará 0 x 0 América-MG

Ceará
4-2-3-1: João Ricardo; Igor, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco (Kelvyn); Fabinho (Marlon) e Sobral; Mendoza, Vina e Lima (Rick); Jael (Yony González/Cléber). Técnico: Tiago Nunes.

América-MG
4-3-3: Matheus Cavichioli; Patric, Anderson, Eduardo Bauermann e Marlon (João Paulo); Lucas Kal, Juninho Valoura (Fabrício) e Juninho; Ademir, Mauro Zárate (Rodolfo) e Felipe Azevedo (Zé Ricardo). Técnico: Marquinhos Santos.
Local: Arena Castelão, Fortaleza-CE
Data: 5/12/2021
Público total: 51.123
Renda bruta: R$ 806.326,00
Renda líquida : R$ 407.319,78
Árbitro: Raphael Claus-SP
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz-MS e Daniel Luis Marques-SP
VAR: Vinícius Furlan-SP 

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?