O empate por 0 a 0 contra o América-MG, no último domingo, 5, tirou a possibilidade do Ceará de chegar à última rodada do Brasileirão dependendo apenas das próprias forças para se classificar à Copa Libertadores da América. Mas o sonho do Alvinegro de jogar a maior competição do continente ainda não acabou, e o clube ainda tem chances de se garantir na fase prévia através de uma combinação de resultados.
Com os títulos de Athletico-PR, na Sul-Americana, e Palmeiras, na Libertadores, o Brasil terá direito a nove vagas no torneio para 2022: sete diretas (os seis primeiros do Brasileirão e o Furacão) e duas na fase prévia (7º e 8º colocados na Série A).
Vale destacar que o Ceará já tem, pelo menos, a vaga garantida na Copa Sul-Americana e jogará uma competição internacional pelo segundo ano consecutivo.
Com a vitória do Atlético-GO sobre o Internacional-RS, ontem à noite, o Vovô caiu para a 10ª colocação, com os mesmos 50 pontos de América-MG, 8º, e o próproi Dragão, 9º, porém levando desvantagem no número de vitórias. Para brigar por vaga na Libertadores, o Ceará vai precisar vencer o Palmeiras na última rodada e torcer por uma combinação de resultados.
O Alvinegro precisará de pelo menos dois tropeços entre Fluminense, América-MG e Atlético-GO. O clube carioca recebe a lanterna e já rebaixada Chapecoense; o Coelho joga contra o São Paulo em casa, que ainda tem chances remotas de Libertadores; e o time goiano visita o vice-líder Flamengo, que não tem mais pretensões no campeonato. Caso dois deles vençam suas partidas, o Ceará terá que se contentar com a Sul-Americana.
O Vovô não tem mais chances de se classificar de forma direta para a fase de grupos, pois o Red Bull Bragantino, 6º colocado, já tem 53 pontos e não pode mais ser ultrapassado pelo Ceará por ter mais vitórias.
Caso se classifique pré-Libertadores, o Ceará entrará na segunda fase, e se for eliminado nesta etapa, ficará fora de qualquer competição continental. Se avançar, terá mais uma eliminatória, onde poderá se classificar à fase de grupos ou cair para a Sul-Americana.
O jogo decisivo do Ceará contra o Palmeiras acontece na próxima quinta-feira, 9, às 21h30min, na Arena Barueri. Todos os outros jogos da última rodada também acontecem no mesmo horário.