Logo O POVO+
Libertadores, Sul-Americana e Z-4: 12 times definem futuro na última rodada da Série A
Esportes

Libertadores, Sul-Americana e Z-4: 12 times definem futuro na última rodada da Série A

Com Ceará envolvido, vagas em competições internacionais de 2022 e luta contra o rebaixamento movimentam encerramento do Brasileirão. Jogos de amanhã à noite serão simultâneos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Última rodada do Brasileirão 2021 define vagas em Libertadores, Sul-Americana e Z-4 (Foto: Divulgação/Chapecoense)
Foto: Divulgação/Chapecoense Última rodada do Brasileirão 2021 define vagas em Libertadores, Sul-Americana e Z-4

Restando uma rodada para o fim do Brasileirão 2021, o campeão já está definido com o título incontestável do Atlético-MG. Mas 12 times, incluindo o Ceará, ainda brigam por vagas na Libertadores, Sul-Americana ou fuga contra o rebaixamento nos jogos de amanhã — todos no mesmo horário, às 21h30min.

Até mesmo alguns clubes que já não têm lutas diretas na rodada ainda buscam marcas relevantes. É o caso do Fortaleza, que mira o quarto lugar para se tornar o nordestino com a melhor colocação no Brasileirão por pontos corridos. A Chapecoense-SC, por exemplo, já está rebaixada, mas tenta a vitória para não ter a menor pontuação da história da competição neste formato.

Na parte de cima da tabela, Atlético-MG, Flamengo-RJ, Palmeiras-SP, Corinthians-SP e o próprio Fortaleza já garantiram vaga na fase de grupos da Libertadores, além do Athletico-PR, por ter sido campeão da Copa Sul-Americana. Outras oito equipes ainda brigam pelas três últimas vagas — uma direta e duas na pré — para a maior competição de clubes do continente.

O RB Bragantino-SP, com 53 pontos, só precisa de uma vitória simples contra o Internacional-RS para confirmar a última vaga direta na Libertadores. Caso o Massa Bruta empate ou perca, pode ser ultrapassado pelo Fluminense-RJ, que joga em casa contra a Chapecoense, e perder a vaga direta na fase de grupos.

Se o Bragantino perder, América-MG e Atlético-GO têm chances remotas de fase de grupos. O Coelho precisaria vencer o São Paulo e tirar um saldo de seis gols, além de o Fluminense não poder ganhar. O Dragão, por sua vez, teria que descontar 13 gols e secar Flu e América. Além destes, a briga por pré-Libertadores segue também com Ceará, Santos, Internacional e São Paulo. 

O Vovô precisa vencer o Palmeiras fora de casa e torcer por pelo menos dois tropeços entre Fluminense, América-MG e Atlético-GO. Os demais precisam de três ou mais combinações para ter chance, além de vencerem seus respectivos jogos. Os clubes que não conseguirem chegar à Libertadores já têm classificação garantida para a Copa Sul-Americana.

Na parte de baixo da tabela, Chapecoense e Sport-PE já estão rebaixados, e quatro times lutam para não ser os outros dois despromovidos. Um deles ainda garante a última vaga na Sul-Americana — apenas o 16º colocado não garante presença no torneio continental.

O Cuiabá-MT, com 46 pontos, só precisa de um empate contra o Santos para garantir a permanência e a vaga na competição internacional; se perder, ainda pode ser rebaixado, no caso de vitórias de Bahia e Juventude-RS.

O Tricolor baiano precisa ter um resultado melhor ou igual ao Juventude para escapar da queda. Pode até ser uma derrota, desde que o Grêmio-RS não vença. O Tricolor gaúcho tem a situação mais delicada: precisa vencer o campeão Atlético-MG e torcer por derrotas de Bahia e Juventude. Caso um dos dois pontue, o Imortal jogará a Série B em 2022.

Made with Flourish
O que você achou desse conteúdo?