Logo O POVO+
Reforma no gramado do Castelão é prevista para durar até quatro meses, e clubes temem prejuízo
Esportes

Reforma no gramado do Castelão é prevista para durar até quatro meses, e clubes temem prejuízo

Dos principais estádios de futebol de Fortaleza, apenas o Gigante da Boa Vista está em funcionamento atualmente, já que o Presidente Vargas segue em reforma e deve ser entregue somente em abril de 2022
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Gramado do Castelão deverá passar por revitalização para 2022.  (Foto: Marlon Costa/Staff Images/Copa do Brasil)
Foto: Marlon Costa/Staff Images/Copa do Brasil Gramado do Castelão deverá passar por revitalização para 2022.

O governador Camilo Santana projeta que a recuperação do gramado da Arena Castelão deve durar entre 60 e 120 dias. Em entrevista concedida ao programa Jogo Político, do O POVO, ontem, o chefe de estado declarou que mantém diálogo com os times cearenses para evitar prejuízos aos clubes locais - principalmente Ceará e Fortaleza.

“Há um prazo que foi apresentado pelos técnicos de, pelo menos, entre 60 a 120 dias, com recuperação total de um gramado novo no estádio. Porém, é importante dialogar com os times. Eles estão ponderando que esse tempo seria prejudicial para os jogos do Estado. Então, ainda está em diálogo. Eu determinei, inclusive, que já queria resolver isso nos próximos dias para não perder tempo. Que tipo de manutenção e que tipo de melhoria nós vamos ter que fazer, qual o prazo, dialogando com os times cearenses”, afirmou.

Camilo reforça que a intenção é que o Castelão tenha um campo de melhor qualidade para suportar o número de jogos, mas que, para isso ser possível, é necessário tempo. “A minha determinação é que seja o melhor gramado. Porém, para ser o melhor gramado é preciso tempo para recuperar. Então, está em diálogo e eu espero que nos próximos dias a gente possa definir isso. Já para agir e resolver o problema do gramado do Castelão”, pontuou.

De acordo com levantamento da Sejuv, o Castelão foi palco de 83 partidas ao longo deste ano. Desde a retomada do futebol, em julho de 2020, até dezembro de 2021, o estádio recebeu 128 jogos, segundo a pasta — as duas últimas temporadas foram emendadas em razão da pandemia de Covid-19. "Nós tínhamos dois times na Série A do Campeonato Brasileiro. Quantidade de jogos muito grande e um tempo curto de recuperação de um jogo para outro. Isso prejudicou o gramado", ponderou o governador.

Camilo Santana afirma que o objetivo é que a Arena Castelão possua o melhor gramado do país para as competições desta temporada. “Assim que terminou o campeonato determinei ao secretário Rogério que queria uma reforma no gramado. Inclusive para transformar o gramado do Castelão no melhor do Brasil. Até porque nós vamos ter um time na Libertadores. Vamos ser o único estádio no Norte e no Nordeste com times na Série A. Dois times”, completou o governador.

A primeira fase do Campeonato Cearense inicia no dia 9 de janeiro. Ceará e Fortaleza têm suas estreias previstas para o dia 22 de fevereiro. A Copa do Nordeste começa no fim de janeiro, no dia 22. Já as fases de grupos da Sul-Americana e da Libertadores têm previsão de início para 6 de abril.

Na próxima segunda-feira, 20, a partir das 14h30min, está prevista uma entrevista coletiva do secretário do Esporte e Juventude (Sejuv), Rogério Pinheiro, acompanhado dos presidentes de Ceará, Robinson de Castro; Fortaleza, Marcelo Paz; e Ferroviário, Newton Filho, para falar sobre "serviços que serão executados no gramado da Arena Castelão".

Sarto visita obras do gramado do Presidente Vargas
Sarto visita obras do gramado do Presidente Vargas

Em reforma, estádio Presidente Vargas será liberado para jogos em abril de 2022

O estádio Presidente Vargas será liberado apenas em abril de 2022. A reforma do gramado, iniciada em julho de 2021, tem custo total de R$ 1.946.899,79. O secretário do Esporte do município de Fortaleza, Ozires Pontes, confirmou o prazo da entrega do equipamento esportivo para o jornalista Sérgio Ponte, da Rádio O POVO CBN. A informação foi divulgada no programa Esportes do POVO, ontem.

A liberação do PV para abril inviabiliza a possibilidade de uso do estádio por parte dos clubes cearenses, caso seja realizada reforma do gramado do Castelão. A principal praça esportiva do Estado também necessita de intervenção no campo, mas o prazo de conclusão estipulado é de 60 a 120 dias, segundo o governador Camilo Santana em entrevista para o programa Jogo Político, do O POVO, ontem. Os dirigentes temem prejuízo sem o estádio.

“Nós só temos um estádio no estado do Ceará, hoje, funcionando para os jogos, porque o PV ainda não retomou suas atividades”, lembrou Camilo, referindo-se ao estádio administrado pela Prefeitura, que não recebe jogos há um ano e nove meses - antes da obra, ainda serviu como hospital de campanha durante a pandemia de Covid-19.

No último dia 9, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, visitou as obras da praça esportiva do Benfica e anunciou a conclusão de 95% dos procedimentos, que envolvem também manutenção nos vestiários, modernização da iluminação e melhoria das estruturas metálicas, além da reforma do gramado.

"A Fifa está sempre aumentando o padrão de qualidade exigido dos estádios, vamos também adequar e modernizar a iluminação e fazer a manutenção de todo o estádio, com pintura, melhoria nas estruturas metálicas, nas cadeiras das arquibancadas e nos vestiários", disse, na ocasião, o secretário de Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias.

Assista ao programa Esportes O POVO desta sexta-feira, 17:

O que você achou desse conteúdo?