Logo O POVO+
Dirigente do Fortaleza resume ações do Fortaleza no mercado para montar time para 2022
Esportes

Dirigente do Fortaleza resume ações do Fortaleza no mercado para montar time para 2022

Garantido na Libertadores em 2022, o Fortaleza segue a todo vapor no mercado da bola. Vice-presidente do clube, Alex Santiago explica situação de Gilberto e atuação da diretoria por reforços e renovações
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Diretor de futebol do Fortaleza, Alex Santiago, ao lado de Toinha, funcionária-símbolo do clube (Foto: Karim Georges / Fortaleza EC)
Foto: Karim Georges / Fortaleza EC Diretor de futebol do Fortaleza, Alex Santiago, ao lado de Toinha, funcionária-símbolo do clube

O vice-presidente e diretor de Futebol do Fortaleza, Alex Santiago, trouxe atualizações das movimentações do clube no mercado da bola em entrevista exclusiva ao O POVO. Em mais de uma hora de conversa, o dirigente resumiu as ações do Tricolor na montagem do elenco para 2022 e listou os critérios na busca por reforços, contratações e renovações.

Alex Santiago esclareceu a situação envolvendo o centroavante Gilberto. Desde o fim da Série A do Campeonato Brasileiro, o artilheiro do Bahia na temporada de 2021, com 26 gols, é cogitado como possível reforço do Leão. Nas redes sociais, informações inverídicas de que o jogador já estaria acertado com o clube cearense crescem e geram expectativa na torcida.

"O Gilberto foi um jogador procurado. O presidente Marcelo (Paz) fez contato com o agente dele, mas a preferência (do jogador) é pelo mercado do Exterior. O Fortaleza se mostrou interessado. Sobre o tema Gilberto não teve nenhum avanço", explicou ele.

Com quatro contratações até agora — Fernando Miguel, Ceballos, Landázuri e Wagner Leonardo —, e duas renovações — Marcelo Benevenuto e Matheus Jussa —, a diretoria consolidou o sistema defensivo para 2022. O dirigente ressaltou a importância do mapeamento no mercado em busca de atletas que possuem determinadas características e que consigam cumprir funções exigidos pelo sistema adotado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda.

"Para mais do que quantidade, estamos falando de funções. A linha de três zagueiros avança no campo e busca construir. Muitas vezes entra no campo do adversário. A condição é básica para que a gente atue no mercado. A gente está trazendo jogadores que têm funções específicas para desempenhar (bom futebol) no sistema de Vojvoda", pontuou Alex Santiago.

Agora o Leão olha pra frente para reforçar o elenco. O POVO apurou que o clube espera fechar com cerca de seis jogadores ainda nas posições de alas, meio-campista e atacante.

"Os reforços vão vir para agregar. O compromisso é reforçar em todas as posições dentro da realidade orçamentária. Nosso camisa 10 é o salário em dia. Tem situações avançadas. Em breve, teremos novidades para o torcedor", disse.

Com o destaque da equipe na temporada de 2021, com G-4 na Série A, classificação para a Libertadores e semifinal da Copa do Brasil, o elenco tricolor tem recebido assédio do mercado. Nomes como David e Romarinho foram especulados no São Paulo, que tem Rogério Ceni, ex-Fortaleza, como treinador. Alex Santiago explicou que há bastante interesse nos jogadores do Leão, mas não houve nenhuma proposta oficial.

Dos atletas com contrato encerrando, Matheus Vargas renovou por mais dois anos. Atletas como Jackson e Daniel Guedes já deixaram o clube oficialmente. O atacante Osvaldo não deve seguir no clube, assim como Éderson, que deve retornar ao Corinthians-SP ou ser comercializado para clube do Exterior. Lucas Lima e Marcelo Boeck ainda estão sob avaliação da diretoria.

O que você achou desse conteúdo?