De forma silenciosa, o Fortaleza superou a concorrência do seu maior rival, o Ceará, e anunciou a contratação do centroavante argentino Silvio Romero, ex-Independiente-ARG, na noite de ontem. O atacante chega ao Tricolor do Pici carregando consigo o status de principal contratação do clube para 2022 e sob a expectativa de mudar o patamar ofensivo da equipe comandada por Vojvoda.
O Ceará chegou a fazer proposta pelo centroavante nas últimas semanas e o tratava como principal nome para o ataque. Um possível interesse do Fortaleza em Romero também foi divulgado pela imprensa argentina, mas a cúpula tricolor despistou com o intuito de evitar vazamentos em relação à negociação. A eficiente estratégia do silêncio funcionou e o acerto causou surpresa — positiva para um lado e negativa em outro.
Para selar o acerto, os dirigentes do Leão não precisaram realizar nenhuma irresponsabilidade financeira. Antes com vínculo até o fim de 2023, Romero renovou o contrato com o Independiente-ARG até junho de 2024 para ser emprestado por um ano ao Tricolor do Pici. Ao fim do contrato, o clube cearense poderá exercer a opção de compra do atleta. O salário, apesar de alto, está dentro do planejamento orçamentário.
Um conjunto de fatores também foi preponderante para que Silvio Romero escolhesse o vermelho-azul-e-branco como as suas novas cores: poder disputar a fase de grupos da Copa Libertadores; a comissão técnica formada por argentinos, composto pelos auxiliares técnicos Gastón Liendo e Nahuel Martinez e o treinador Juan Pablo Vojvoda; salários e premiações elevadas por metas e chance de brilhar no Brasil.
O acerto com o atacante representa uma conquista importante para o Leão e demonstra o bom momento que o clube vive no âmbito do futebol: organização financeira, administrativa, estrutural e esportiva. Romero não é um centroavante qualquer. Além de ídolo do Independiente-ARG, clube pelo qual atuou nas últimas quatro temporadas, foi capitão e artilheiro absoluto do “Rei de Copas” ao longo de 2021, condições que valorizam o atleta no mercado da bola — e também o sucesso dos dirigentes tricolores na contratação.
"A negociação durou em torno de duas semanas, onde trabalhamos tudo com muito sigilo, o que é peculiar do nosso trabalho, sem estardalhaço, num período de muitas críticas e a gente sabendo que está trabalhando pelo melhor do clube", explicou o presidente Marcelo Paz ao site oficial do Leão.
No ano passado, Romero atuou em alto nível, não sofreu com lesões sérias e se manteve bem fisicamente. Com 33 anos de idade, o centroavante vive o seu auge técnico no futebol e chega em alta no Fortaleza. Foram 55 jogos na última temporada, com 22 gols marcados e quatro assistências — o melhor desempenho do atacante na carreira. Ao todo, pelo Independiente-ARG, Romero soma 128 partidas, com 50 tentos e nove passes para gol.
Além de Silvio Romero, o Fortaleza anunciou outras cinco contratações: Landázuri, Brayan Ceballos, Wagner Leonardo, Fernando Miguel e Juninho Capixaba. O Tricolor também realizou a manutenção de peças importantes, como dos volantes Éderson e Matheus Jussa, e do zagueiro Marcelo Benevenuto.
Ficha Silvio Romero: