O Ceará oficializou, na tarde de ontem, a contratação por empréstimo do zagueiro Lucas Ribeiro, ex-Internacional-RS, cujos direitos federativos pertencem ao Hoffenheim, da Alemanha. O anúncio, entretanto, gerou reações negativas em parte da torcida alvinegra, que se manifestaram contra a vinda do atleta de 23 anos através das redes sociais.
Os protestos dos torcedores foram embasados em uma polêmica que o jogador se envolveu em 2018, logo no seu primeiro ano atuando como profissional do Vitória-BA, clube pelo qual foi revelado e negociado por cerca de R$ 17 milhões com o próprio time alemão, tornando-se a maior venda da história do futebol nordestino.
Naquele ano, Lucas Ribeiro — então com 19 anos — e um colega teriam filmado e vazado as gravações em uma rede social de uma garota menor de idade enquanto praticavam relações íntimas. A família da vítima promoveu uma ação judicial solicitando indenização por danos morais pela exposição da imagem da jovem. O caso, segundo o Ceará, foi "extinto por acordo firmado entre o atleta e a parte autora''.
“O Ceará Sporting Club vem a público informar que, através do seu Departamento Jurídico, realizou todas as diligências e consultas necessárias para avaliar a situação do atleta Lucas Ribeiro na esfera judicial, sendo parte das etapas de registro de atletas. Portanto, não há registro de qualquer processo judicial na esfera cível ou criminal que impeça a sua contratação”, declarou o clube através de um comunicado oficial, emitido horas após as repercussões negativas.
O zagueiro chegou a ficar próximo do São Paulo, mas as manifestações negativas dos torcedores do Tricolor do Morumbi fizeram a diretoria paulista recuar no negócio. O Ceará, então, fez uma sondagem pelo jogador, que aceitou abrir mão de metade do salário para jogar no clube de Porangabuçu em 2022, conforme apurou O POVO.
Com este acordo, o Vovô irá arcar com 50% dos salários do atleta, enquanto o Hoffenheim-ALE não terá custos durante o período de empréstimo. Para conseguir a liberação junto ao clube alemão, o Alvinegro não precisou desembolsar nenhuma compensação financeira e, ao final do contrato, poderá exercer a opção de compra do defensor caso deseje.
Dentro de campo, Lucas Ribeiro esteve em Porto Alegre nas últimas duas temporadas atuando pelo Internacional-RS. O zagueiro chegou ao Colorado em agosto de 2020, mas não teve muito espaço nos primeiros meses. Na reta final da Série A, devido à contusão de Rodrigo Moledo, o defensor foi promovido à equipe titular pelo treinador Abel Braga, totalizando nove jogos em sequência.
Em 2021, o atleta participou de 19 jogos, 14 como titular, sendo sete pelo Brasileirão e três pela Copa Libertadores. Neste recorte de partidas, o zagueiro ganhou 68% dos duelos defensivos por baixo, obteve 47% de sucesso nas disputas aéreas, manteve a média de 9,1 recuperações de posse de bola a cada 90 minutos, além de boa eficiência em acerto nos passes: 92%, segundo o FB Scout.
A chegada de Lucas Ribeiro aumenta as opções do treinador Tiago Nunes para o setor. Além do baiano, o comandante alvinegro tem no elenco principal outros quatro zagueiros: Messias, Luiz Otávio, Gabriel Lacerda e Marcos Victor, este último recém-promovido das categorias de base.
Lucas Ribeiro em 2021:
Fonte: FB Scout
Iury Castilho destaca "planejamento vencedor" como decisivo para acertar com o Ceará
Reforço ofensivo para a temporada 2022, Iury Castilho ressaltou que escolheu jogar no Ceará pelo planejamento apresentado pelo clube. Em coletiva de apresentação concedida ontem, o atacante reforçou que recebeu outras propostas, entretanto, sua vontade, desde o início, era atuar no clube do Porangabuçu.
“É um planejamento vencedor. Não é à toa que eu escolhi o Ceará, que está em bastante competições, eu no caso queria jogar na Série A. Como eu falei apareceu o Ceará e com uma oportunidade muito ótima para minha vida. Quero chegar aqui e trabalhar bem, pé no chão. Se Deus quiser ter uma passagem de sucesso e metas individuais, de clube, de títulos. Tem a Sul-Americana também. Quero fazer o clube estourar, a gente vem sempre com esse pensamento de vencedor. Então espero que esse ano seja bom para mim e para o clube em si”, enfatiza.
Para contratá-lo, o Ceará venceu as concorrências de Coritiba-PR e Vasco-RJ, que também demonstraram interesse no atacante. O jogador revela que seu desejo era jogar no Ceará, desde o primeiro contato do clube. “Desde o primeiro momento que o Ceará entrou em contato comigo, eu decidi vir pro Ceará, que é um clube com uma torcida maravilhosa, já vinha acompanhando”, ressalta.
Destaque no CSA-AL na temporada passada, o jogador de 26 anos foi emprestado pelo Portimonense, de Portugal, até o final do ano por 150 mil euros (cerca de R$ 960 mil), com opção de compra. “Tive outras propostas sim. Mas eu com meus empresários, desde que chegou o primeiro contato do Ceará, eu falei que eu queria jogar no Ceará, que a gente tem muita vontade até porque ser no Nordeste, eu me adaptei bem lá em Alagoas, espero me adaptar bem aqui em Fortaleza também. Foi muito difícil porque teve o time português lá (Portimonense), mas eu me manifestei, pedi pra ir para o Ceará”, completa.
Sobre qual posição prefere atuar, Iury reforça que o mais importante é estar em campo e contribuir com a equipe. “A preferência é jogar. Nos últimos jogos, eu vinha jogando aberto, mas também jogo de centroavante. Nos últimos jogos, eu venho jogando aberto pela beirada, na ponta esquerda. Mas, se for preciso, o professor opta por me botar aberto, vindo de trás ou de centroavante, eu jogo, claro. Hoje o jogador joga duas, três posições. Onde o professor me botar vou trabalhar para estar bem e ajudar o Ceará”, afirma o jogador.
Recuperado, após testar positivo para Covid-19, Iury Castilho se juntou ao grupo alvinegro e participou do primeiro treinamento no último sábado, 15. “Foi ruim. Cheguei todo empolgado. Queria me apresentar, treinar logo. A gente treina um pouco nas férias, mas não é a mesma coisa. Queria chegar treinando. Foi um pouco chato. Fiquei sete dias isolado no hotel trancado. Fiquei comendo as paredes, mas passou graças a Deus. A Covid acabou prejudicando, mas eu já voltei a treinar. Acho que mais uns dois, três treinos já estarei no nível do grupo”, relata.
Iury foi destaque do CSA-AL na Série B 2021, com 10 gols marcados. Na temporada completa, balançou as redes 11 vezes, deu cinco assistências. “Todo atacante que chega tem que fazer gol. Acho que eu vou me entregar muito, pode ter certeza. Vou trabalhar bastante para que eu possa fazer bastante gols ou jogar de centroavante ou aberto. Retribuir com gols, o trabalho que a gente vem fazendo nessa pré-temporada. A gente tem que ir passo a passo, trabalhar e conforme a gente for jogando as coisas vão dando certo. Crer em Deus que as coisas vão dar certo e que vai ser um ano muito feliz pra gente”, ressalta.