Apesar do contrato de empréstimo renovado com o Fortaleza até o fim de 2022, o volante Éderson deixou o Leão do Pici antes mesmo de estrear na temporada. Isso porque o Corinthians-SP, detentor do direitos federativos do atleta, selou a negociação com a Salernitana-ITA e vendeu o volante de 22 anos por 6,5 milhões de euros (aproximadamente 40 milhões de reais na cotação atual).
O acerto entre o clube paulista e a equipe italiana altera o planejamento do Tricolor do Pici para o restante da temporada, já que Éderson tinha status de titular no esquema tático montado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. O treinador argentino tem outros quatro volantes — Felipe, Ronald, Jussa e Hércules — à disposição no elenco, mas nenhum dos atletas possuem as mesmas características do ex-camisa 13, o que deve fazer a diretoria leonina voltar ao mercado para repor a saída do jogador.
Movimentação semelhante ocorreu com a chegada do ataque Moisés, que chegou para repor a saída de David, vendido ao Internacional-RS por R$ 10,8 milhões. Resta saber se o Fortaleza abrirá os cofres para contratar um novo volante ou tentará um novo empréstimo, já que o Tricolor do Pici não terá direito à taxa de vitrine e não receberá nenhum percentual da venda de Éderson.
Com a definição da negociação, o volante já não compareceu ao treinamento realizado ontem, no Pici. Éderson jogou em 58 partidas com a camisa do Fortaleza, marcou três gols e foi um dos líderes de desarmes da equipe tricolor na temporada 2021.
Colaborou Lennon Costa