O elenco do Ceará se reapresentou ontem no CT do Porangabuçu após a vitória sobre Sergipe, em Aracaju, na estreia na Copa do Nordeste. O foco do Alvinegro agora é o Clássico-Rei, o primeiro de 2022, que será disputado no próximo sábado, 5, no Castelão, em duelo válido pela Lampions. A boa notícia para a equipe é o retorno de peças importantes, que foram desfalques contra os sergipanos por conta de Covid-19 e lesão.
O principal nome que volta a ficar disponível é Vina. O meia perdeu a estreia do Ceará depois de testar positivo para o novo coronavírus. O atleta deixou o isolamento no último fim de semana e, desde então, tem realizado treinamentos para estar pronto para o embate contra o Fortaleza.
A presença de Vina gera confiança e resgata lembranças positivas para a torcida alvinegra. No último Clássico-Rei, disputado em novembro de 2021, o camisa 29 brilhou e comandou a goleada do Vovô sobre o Leão por 4 a 0. O meia fez dois gols e terminou a partida ovacionado pelos torcedores presentes no Castelão.
No retrospecto geral, o jogador atuou em 13 clássicos, conquistando cinco vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Nos embates diante do Tricolor, o atleta marcou três gols e deu três assistências.
O técnico Tiago Nunes também ganha reforços de peso para o sistema defensivo em relação ao jogo passado, quando utilizou dois jovens na zaga titular: o recém-contratado Lucas Ribeiro, 22, e Marcos Victor, 20, um dos garotos que subiu da base para o profissional em 2022. Recuperados da Covid-19, Luiz Otávio, Messias e Gabriel Lacerda voltam a ficar à disposição do treinador.
Messias retomou os treinamentos no último fim de semana. Já Luiz Otávio e Lacerda voltaram a treinar na última terça-feira, 1º. A expectativa é de que Tiago Nunes escale os dois experientes zagueiros como titulares diante do Fortaleza.
Na estreia, o setor ofensivo foi um dos mais desfalcados. Atacantes de lado como Lima, Jacaré, Erick e Gabriel Santos — este último também pode atuar como centroavante — foram baixas em razão do coronavírus. Em meio a tantas ausências, Tiago Nunes precisou improvisar o meio-campista Geovane como extremo no duelo contra o Sergipe. Para o Clássico-Rei, Erick e Lima brigam pela vaga de titular na ponta-direita.
No meio de campo, o parceiro de Richard para formar a dupla de volantes é dúvida. Dono da posição, Fernando Sobral está em transição após se recuperar de tendinite no pé esquerdo. Caso o camisa 8 permaneça de fora, Richardson, recuperado da Covid-19, e Marlon, que foi o titular contra o Sergipe, disputam a vaga.
Na lateral-esquerda, Victor Luís deve seguir como titular. Bruno Pacheco permanece em tratamento de lesão no adutor esquerdo. Reforço de 2022, o camisa 26 está na segunda passagem pelo Ceará. Em 2015, ele foi um dos destaques da equipe na Série B. Na época, o lateral-esquerdo disputou 27 partidas pelo Vovô e marcou três gols.
No retorno ao Alvinegro, o jogador vive a expectativa de disputar o primeiro Clássico-Rei. Em 2015, ele só jogou a Série B pelo time do Porangabuçu e não enfrentou o Fortaleza, que estava na Terceirona.