Depois de conseguir excelente vitória fora de casa no domingo passado contra o União Corinthians-RS, por 86 a 80, e se colocar na zona de playoffs do NBB, o Fortaleza Basquete Cearense se reapresentou ontem no ginásio da Unifor, em Fortaleza, para se preparar para dois confrontos diretos dentro de casa, contra o Pato Basquete-PR e Mogi das Cruzes-SP, que acontecem nos dias 2 e 4 de março.
Por conta dos jogos da seleção brasileira de basquete, o NBB passa por uma pausa de dez dias e retorna na quarta-feira de cinzas, 2, data do jogo do Carcalaion contra o Pato Basquete, às 20h30min, no Centro de Formação Olímpica (CFO).
Restando dez rodadas para o fim da temporada regular do NBB, o desafio do Carcalaion é conseguir engatar boa sequência para se consolidar entre os 12 melhores e se classificar para a pós-temporada. Atualmente, o clube ocupa exatamente a 12ª colocação, com oito vitórias e 14 derrotas.
A importância dos próximos dois jogos é porque o Tricolor terá confrontos contra equipes com campanhas semelhantes na tabela. Caso consiga duas vitórias, os cearenses têm a possibilidade de ficar em uma posição mais confortável visando a vaga na próxima etapa do torneio.
O Pato Basquete é o 11º, com nove vitórias e 15 derrotas, e o Mogi está em 15º, com oito triunfos e 16 reveses.
O time cearense oscilou bastante no decorrer da competição, mas sempre conseguindo se manter na briga pela classificação. No fim do primeiro turno, o Carcalaion sofreu com baixas por conta de lesões, Covid-19 e gripe, viveu momento de instabilidade, mas conseguiu superar as adversidades. Neste período, o FBC alcançou vitória histórica diante do Cerrado-DF, por 126 a 124, em um jogo de quatro prorrogações.
No último duelo contra o União Corinthians, o time de Alberto Bial também contou com três desfalques importantes: Holloway, Rashaun e Morillo. Mesmo assim, o Tricolor venceu com atuação positiva. Destaque para a atuação do ala/pivô Mãozinha, que foi o cestinha e o líder de rebotes da partida.
Mãozinha, inclusive, é o grande destaque da temporada do Fortaleza Basquete Cearense, além de uma das revelações da temporada do NBB. É o líder de rebotes da Liga, com média de 10.4 bolas recuperadas por jogo e o segundo melhor em eficiência.
No retorno de ontem aos treinos, o pivô Ralfi Ansaloni projetou os próximos dois jogos do Carcalaion e a importância deles para se manter na zona de playoffs do NBB.
"A expectativa é muito boa. São dois jogos muito difíceis, mas é dentro de casa, com o apoio da nossa torcida, onde a gente está acostumado a treinar. E a gente vem treinando, trabalhando duro. São dois confrontos diretíssimos para a gente conquistar a nossa vaga no playoff. Vamos com tudo para buscar essas duas vitórias", afirmou ele.