A edição número 73 do campeonato mundial de Fórmula 1 começa hoje, ao meio-dia, com o Grande Prêmio do Bahrein. Modificações nas regras e, principalmente, na parte aerodinâmica dos carros prometem deixar a disputa mais equilibrada e acirrada.
Algumas equipes também modificaram a dupla de pilotos. George Russell deixou a Williams e agora é parceiro de Lewis Hamilton na Mercedes; com isso, a equipe britânica trouxe Alexander Albon para correr ao lado de Nicholas Latifi. O finlandês Valtteri Bottas encontrou espaço na Alfa Romeo e divide paddock com o estreante Guanyu Zhou. Já na Haas, Mick Schumacher terá como nova dupla Kevin Magnussen.
Às vésperas da primeira corrida do ano, O POVO conversou na última sexta-feira, 18, com a voz das transmissões da categoria no Brasil. O narrador Sérgio Maurício, da TV Bandeirantes, falou da expectativa para a atual temporada, das novidades que serão vistas nas pistas e se acredita que a briga pelo título ficará novamente polarizada entre Hamilton e Verstappen.
O POVO - A temporada passada foi surpreendente, com disputa pelo título até a última corrida e ultrapassagem decisiva na última volta. Isso pode atrair mais espectadores para este ano? Como fica a expectativa?
Sérgio Maurício - A disputa da temporada passada foi espetacular. É claro que isso foi uma das coisas que atraiu muito os espectadores. Agora, em relação ao ano passado, a gente não pode gerar uma expectativa de que esse ano vai ser igual ou melhor porque o que aconteceu nunca havia acontecido em 71 edições do campeonato mundial de Fórmula 1. Na edição de 72, ou seja, quando a Fórmula 1 chegou aos 72 anos é que teve uma temporada como essa, mas é claro que o sarrafo está lá no alto e a expectativa é grande.
O POVO - Nas transmissões do ano passado, muito se comentou das mudanças na categoria para esse ano, que viria uma nova Fórmula 1. Que mudanças você destaca, que podem esquentar a briga nas pistas?
Sérgio Maurício - As principais mudanças este ano estão na parte aerodinâmica do carro, que mudou totalmente o conceito. Se você colocar o carro do ano passado ao lado do deste ano, vai ver que as linhas e absolutamente tudo foi modificado. Também os pneus, que passaram de aro 13, assim como as rodas, para aro 18, dando um aspecto mais agressivo ao carro. Ficou realmente muito mais bonito. Essas mudanças vieram para tentar com que o grid ficasse mais compacto para que houvesse mais disputas e tivesse menos desigualdade, digamos assim.
O POVO - Acredita que teremos mais um embate direto entre Hamilton e Verstappen ou pode surgir um novo concorrente para o título em 2022?
Sérgio Maurício - Que a gente via ter um combate direto entre o Hamilton e o Verstappen, acho que isso só vai acabar se um dos dois for para uma escuderia que não possa lhes dar um carro à altura ou então se o Hamilton, que acredito, se aposentar antes do Verstappen. Agora, que a gente está querendo um terceiro, um quarto,um quinto piloto para disputar com os dois, isso sem dúvida nenhuma. E pode aparecer. Na nova Fórmula 1, totalmente modificada, a gente viu nos testes que algumas equipes podem sim surpreender. Como é o caso da Ferrari, a própria AlphaTauri; Elas têm uma possibilidade grande de colocar um dos dois pilotos para brigar por algumas corridas.
O POVO - Havia a possibilidade de ter um brasileiro no grid este ano, que acabou não se concretizando. De toda forma, Ele correria por uma escuderia da qual se cria pouca expectativa. Na sua opinião, para o público brasileiro, valeria a pena ter um compatriota na categoria mesmo que as chances de concorrer, teoricamente, não fossem boas?
Sérgio Maurício - Eu acho que para o Pietro (Fittipaldi) é uma furada ir pra Hass, apesar da equipe ter surpreendido no treino livre de hoje (sexta-feira, 18). Eu não acredito na Haas como equipe em termos de futuro. É uma equipe dependente ainda de uma pessoa que colocava dinheiro e comprava o lugar e não menos aconteceu isso com o Magnussen, agora. Ele veio porque trouxe um patrocínio para ajudar a equipe nas despesas da temporada 2022. Ele foi mandado embora, sendo chamado pelo Guhnther Steiner (chefe da equipe Haas) de idiota e imcompetente, mas aí no ano seguinte ele presta porque ele traz um dinehiro, então ele é aceito na equipe de novo. Acho que sentar num carro de Fórmula 1 só por sentar, pode talvez ser uma aspiração do piloto, uma coisa pessoal, mas acho que benéfico para a carreira dele não seria. É bom ele tentar outros meios, tentar outras categorias, se não tiver chance na Fórmula 1.
O POVO - Vamos falar da cobertura da Band, que ano passado já tratou a F1 muito bem, com transmissões mais detalhadas, pós-corrida e outras coisas. E para este ano, que novidades o público pode esperar da cobertura da emissora?
Sérgio Maurício - A gente vai tentar fazer o que estávamos fazendo e melhorar. A transmissão ficou bem consistente, bem azeitada do ponto de vista de transmissão de televisão; conseguimos acertar o ponto, ficar com o roteiro bem desenhado, aí é só fazer um polimento aqui e ali. Diferenças na transmissão vão acontecer e o público vai perceber em relação à parte gráfica, o grafismo mudou bastante. Mudaram todas as artes, estão mais completas, todas as informações no vídeo vão vir mais bonitas. E a gente vai ter durante a corrida o drone, isso é uma novidade. Já temos o helicóptero, que é super legal, mas vai ter uma imagem de cima mais aproximada que é o drone. Então essa vai ser uma modificação bacana e estou ansioso para ver. E também as câmeras nos capacetes dos pilotos, que ano passado era uma só e foram em algumas corridas. Agora, a cada corrida serão quatro, então é mais ou menos o ponto de vista do piloto que a gente vai sentir ali na hora, na transmissão.
O POVO - Você é a voz da F1 no Brasil. Qual o tamanho dessa responsabilidade?
Sérgio Maurício - Eu sou locutor esportivo há 44 anos, trabalhei muitos anos em rádio, também estou há anos em televisão. Claro que tenho uma responsabilidade muito grande, eu assumi essa responsabilidade na temporada passada, quando saí do Grupo Globo, depois de 29 anos. Pedi demissão para vir trabalhar na Band, acreditando no projeto e acreditando naquilo que sei fazer. então a responsabilidade, claro que até aumenta, pelo sucesso que a transmissão na Band fez e pelos números que alcançamos, mas a responsabilidade está sempre acima de tudo. Eu tenho que ser muito fiel ao que fiz ano passado e tentar melhorar o que eu puder fazer em termos de transmissão.
Leclerc supera Verstappen, faz pole no Bahrein e mostra força da Ferrari na F-1
A Ferrari mostrou força nos primeiros treinos classificatórios da temporada e terá dois pilotos entre os três primeiros no grid de largada do GP do Bahrein, etapa de estreia da Fórmula em 2022. O monegasco Charles Leclerc fez a melhor volta do Q3 ontem e ficou com a pole position, enquanto o espanhol Carlos Sainz, seu companheiro, terminou em terceiro. Os dois estão separados pelo atual campeão Max Verstappen, dono da segunda posição.
Atrás do holandês, veio o outro nome da Red Bull: Sergio Perez. Abaixo dele, aí sim, aparece o heptacampeão Lewis Hamilton, que vai largar em quinto lugar, seguido pelo seu ex-parceiro de Mercedes, Valtteri Bottas, agora da Alfa Romeo, em sexto. Kevin Magnussen, de volta à Haas, Fernando Alonso, George Russell e Pierre Gasly completam o top 10.
Para Leclerc, conquistar pole position foi um reencontro que ele vinha esperando há bastante tempo. A última vez que o monegasco conseguiu largar do primeiro lugar foi há nove meses, no GP do Azerbaijão de 2021. Na corrida, contudo, ficou fora do pódio, em quarto lugar.
O Q1 já foi marcado por um ótimo desempenho da Ferrari, que terminou a disputa com Leclerc como dono do melhor tempo, seguido pelo companheiro de equipe Carlos Sainz. Verstappen foi o terceiro e Hamilton ficou em quarto, enquanto Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo, Lance Stroll e Nicholas Latifi foram os eliminados. Quem também não avançou foi Nico Hulkenberg, substituto do tetracampeão Sebastian Vettel, diagnosticado com covid-19, na Aston Martin.
No Q2, a Ferrari foi bem de novo, dessa vez com Sainz terminando com a segunda melhor volta e Leclerc com a terceira. O único à frente deles foi o atual campeão Verstappen, autor de uma volta de 1min30s757, seguido por Sergio Perez, seu parceiro de Red Bull. Hamilton ficou logo abaixo, em quinto. Esteban Ocon, Mick Schumacher,Alexander Albon, Lando Norrsi e Guanyu Zhou foram os eliminados.
Um dos destaques do Q2 foi o fato de Kevin Magnussen ter avançado à classificatória final. Escolhido para assumir a vaga do russo Nikita Mazepin, retirado da Haas por causa das sanções contra a Rússia, o piloto dinamarquês colocou a equipe de volta no Q3 após três anos. A última vez havia sido em 2019, no GP do Brasil.
O duelo entre Ferrari e Red Bull desenhado na etapa anterior também ditou o ritmo do Q3, que chegou a ter uma disputa direta entre os dois pilotos da escuderia italiana. Sainz estava muito perto de confirmar a pole, com o tempo de 1min30s687, mas Leclerc acelerou nos segundos finais e assumiu a primeira posição, com 1min30s558. Verstappen diminuiu para 1min30s681 e ficou em segundo.
O Grande Prêmio do Bahrein, que definirá o primeiro pódio da temporada, está marcado para 12 horas de hoje.
Veja a classificação do grid para o GP do Bahrein:
1ª - Charles Leclerc (MON/Ferrari) - 1min30s558
2º - Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1min30s681
3º - Carlos Sainz (ESP/Ferrari) - 1min30s687
4º - Sergio Perez (MEX/Red Bull) - 1min30s921
5º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1min31s238
6º - Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo) - 1min31s560
7º - Kevin Magnussen (DIN/Haas) - 1min31s808
8º - Fernando Alonso (ESP/Alpine) - 1min32s195
9º - George Russel (ING/Mercedes) - 1min32s216
10º - Pierre Gasly (FRAN/AlphaTauri) - 1min32s338
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11º - Esteban Ocon (FRA/Apline) - 1min31s782
12º - Mick Schumacher (SUI/Haas) - 1min31s998
13º - Lando Norris (ING/McLaren) - 1min32s008
14º - Alexander Albon (TAI/Williams) - 1min32s664
15º - Guanyu Zhou (CHI/Alfa Romeo) - 1min33s543
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16º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri) - 1min33s750
18º - Nico Hulkenberg (ALE/Aston Martin) - 1min32s777
18º - Daniel Ricciardo (AUS/McLaren) - 1min32s945
19º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin) - 1min33s032
20º - Nicholas Latifi (CAN/Williams) - 1min33s634