Logo O POVO+
Japão e Arábita Saudita garantem vaga na Copa; Itália perde e fica fora outra vez
Esportes

Japão e Arábita Saudita garantem vaga na Copa; Itália perde e fica fora outra vez

Japão disputará sétima edição seguida do Mundial, enquanto Arábia irá à competição pela sexta vez na história. Itália é derrotada pela Macedônia do Norte e não estará no Catar
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ezgjan Alioski comemora gol no jogo Itália x Macedônia do Norte, pelas Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo (Foto: ALBERTO PIZZOLI / AFP)
Foto: ALBERTO PIZZOLI / AFP Ezgjan Alioski comemora gol no jogo Itália x Macedônia do Norte, pelas Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo

Mais duas seleções carimbaram o passaporte para o Catar ontem, e uma tradicional ficou pelo caminho. O Japão derrotou a Austrália, pelas Eliminatórias da Ásia, e garantiu a vaga na Copa do Mundo deste ano. O resultado beneficiou a Arábia Saudita, que também acabou se classificando. Por outro lado, a Itália perdeu para a Macedônia do Norte e não vão disputar a competição pela segunda edição consecutiva.

Com o resultado, 17 seleções já estão com presença confirmada na Copa. São elas: Catar (país-sede), Brasil, Argentina, Irã, Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita, Dinamarca, Alemanha, França, Bélgica, Croácia, Espanha, Sérvia, Inglaterra, Suíça e Holanda. Outras 15 vagas ainda estão abertas.

Ambos os gols do Japão diante da Austrália foram marcados no fim do duelo entre as seleções. Kaoru Mitoma balançou as redes aos 44 e aos 49 minutos do segundo tempo, decretando a vitória japonesa em Sydney.

Com apenas mais um jogo para disputar, os australianos seguem na terceira colocação do Grupo B das Eliminatórias Asiáticas, com 15 pontos, e não tem mais chances de alcançar a Arábia Saudita, vice-líder da chave, com 19 pontos. O Japão está isolado na ponta, com 21.

Esta será a sétima vez consecutiva que o Japão disputa uma Copa do Mundo. No Mundial da Rússia, a seleção nipônica chegou a abrir 2 a 0 sobre a Bélgica nas oitavas de final, mas levou a virada no lance final. Os belgas foram os algozes no Brasil na fase seguinte.

Por sua vez, esta será apenas a sexta vez que a Arábia Saudita vai para um Copa do Mundo. A Austrália, que, apesar de estar localizada na Oceania, disputa o qualificatório da Ásia, vai disputar a repescagem.

Zebra derruba a Itália

Atual campeã europeia, a Itália está fora da Copa do Mundo do Catar, ao perder para a Macedônia do Norte, em Palermo, pela repescagem, por 1 a 0. Com isso, os tetracampeões não vão disputar o Mundial pela segunda vez consecutiva, pois ficaram de fora também da disputa na Rússia em 2018.

A surpreendente Macedônia do Norte vai disputar na próxima terça-feira, 29, no Porto, uma vaga na Copa com Portugal de Cristiano Ronaldo, que passou também com muitas dificuldades pela Turquia, por 3 a 1, na cidade do Porto.

A Itália demorou para ter uma boa produção em casa. O time do técnico Roberto Mancini acordou apenas depois dos 20 minutos, quando Dimitrievski saiu jogando errado e Berardi só não fez o primeiro gol porque chutou muito fraco e permitiu a recuperação do goleiro da Macedônia do Norte.

A partir daí, os italianos, mesmo bastante nervosos, pressionaram e o goleador Immobile perdeu pelo menos duas belas oportunidades para marcar ates do intervalo.

O segundo tempo foi disputado em clima muito tenso. Os italianos se irritavam a cada oportunidade perdida por Berardi, enquanto a Macedônia do Norte demonstrou uma determinação incrível para marcar as jogadas italianas.

A Itália ficou no campo de ataque até o fim, mas foi castigada aos 47 minutos, quando Trajkovski arriscou de longe para abrir o placar, deixando os italianos desesperados.

O que você achou desse conteúdo?