Logo O POVO+
Com trio cearense, Série C começa hoje; saiba como chegam Atlético, Ferroviário e Floresta
Esportes

Com trio cearense, Série C começa hoje; saiba como chegam Atlético, Ferroviário e Floresta

Competição nacional adota novo formato, e 20 times se enfrentam em turno único na primeira fase. Águia da Precabura faz primeiro jogo hoje, enquanto Tubarão da Barra e Lobo da Vila estreiam amanhã
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Roberto Fonseca assumiu o comando do Tubarão (Foto: Lenilson Santos/Ferroviário)
Foto: Lenilson Santos/Ferroviário Roberto Fonseca assumiu o comando do Tubarão

A Série C do Campeonato Brasileiro começa hoje. Ao todo, 20 clubes disputarão o título da competição e o acesso para a segunda divisão. Com novo formato, o torneio será disputado em 27 datas, que devem se estender até outubro. Atlético-CE, Ferroviário e Floresta são os representantes cearenses.

Para a edição de 2022, todos os times participantes se enfrentarão na primeira fase em turno único. Os oito melhores colocados após 19 rodadas avançam para a segunda fase, que permanecerá sendo disputada com dois quadrangulares. Após seis jogos em cada um, o primeiro e o segundo colocados dos dois grupos sobem para a Série B. Os líderes de cada chave farão a final em duas partidas.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reservou seis datas para a segunda fase: 20 ou 21 e 27 ou 28 de agosto; 3 ou 4, 10 ou 11, 17 ou 18, 24 ou 25 de setembro. Os duelos da final do campeonato serão disputados com ida e volta. As datas previstas são 1º e 8 de outubro.

Além dos cearenses, a Série C 2022 tem na disputa: ABC-RN, Altos-PI, Aparecidense-GO, Botafogo-PB, Botafogo-SP, Brasil de Pelotas-RS, Campinense-PB, Confiança-SE, Figueirense-SC, Manaus, Mirassol-SP, Paysandu-PA, Remo-PA, São José-RS, Vitória-BA, Volta Redonda-RJ e Ypiranga-RS.

Com o mando de campo, o Atlético-CE enfrenta o Campinense-PB hoje, às 15 horas, no estádio Domingão, em Horizonte, com transmissão da Nsports. Amanhã, o Ferroviário joga contra o Mirassol-SP, às 19 horas, no estádio José Maria Maia. A partida será transmitida pela DAZN. No mesmo dia, o Floresta encara o Sergipe-SE, às 16 horas, no estádio João Ronaldo, em Pacajus, com transmissão da Nsports.

Veja como os cearenses chegam para a Série C:

Atlético-CE

Classificado pela primeira vez para a competição, o Atlético-CE terá o maior desafio de sua história. Semifinalista da edição 2021 do Campeonato Cearense, a Águia da Precabura não conseguiu repetir a campanha este ano e caiu para a segunda divisão do Estadual.

O clube tem problemas financeiros e teve de passar por reformulação no elenco. Destaques do Atlético, como o goleiro Carlão e o atacante Erick Pulga, deixaram o clube, sendo a maior parte do elenco formada por jogadores das categorias de base. O técnico da equipe é Betinho, ex-auxiliar do clube.

Ferroviário

Com as eliminações na Copa do Brasil e no Campeonato Cearense, o Ferrão agora se prepara para a disputa da Série C. A diretoria coral busca reestruturar o time e tem feito movimentações no mercado da bola para reforçar a equipe.

Sob o comando do novo treinador Roberto Fonseca, o Tubarão da Barra também contratou jogadores como Derley, ex-Fortaleza. Além do experiente volante, o Coral anunciou o lateral-direito Lionn. O Ferroviário também acertou, na última quinta-feira, 7, a renovação com o atacante Edson Cariús até o fim do Campeonato Brasileiro.

Floresta

Nesta temporada, o Verdão da Vila Manoel Sátiro disputou a fase de grupos da Copa do Nordeste. A competição foi importante para avaliar os pontos fracos do time e as posições mais carentes no elenco.

Após o término do certame regional, o clube contratou os atacantes Klenisson e Wesley Sousa, o zagueiro Perema, o lateral-esquerdo Carlinhos e o meia Renan Mota. O treinador Ricardo Drubscky, continuará no comando técnico do Floresta na Série C.

O que você achou desse conteúdo?