Os números do Ceará como visitante na temporada 2022 mostram o bom desempenho do Alvinegro quando atua longe de seus domínios. Dos setes jogos disputados fora de casa — um deles o Clássico-Rei, com mando do rival Fortaleza —, o Vovô possui um aproveitamento de 76%, tendo saído com o resultado positivo em cinco oportunidades.
O triunfo mais recente ainda está bem vivo na mente do torcedor, já que o Vovô conquistou uma vitória histórica ao bater o Palmeiras-SP por 3 a 2, no Allianz Parque, na noite do último sábado, 9. O Ceará nunca havia derrotado o Verdão em jogos disputados na condição de visitante, tabu que durava desde 1973, em um total de 16 jogos — eram 13 triunfos paulistas e três empates.
Além de pôr fim à escrita diante do Palmeiras, o Alvinegro ainda encerrou uma série negativa de 18 jogos sem vitórias longe da Arena Castelão no Campeonato Brasileiro. A última havia sido conquistada em 20 de fevereiro de 2021, quando bateu o Coritiba-PR por 2 a 0, no Couto Pereira, com gols de Felipe Vizeu e Saulo Mineiro.
Em 2022, a única derrota do Vovô atuando fora de Fortaleza acabou custando caro: o tropeço para o Iguatu — por 1 a 0 no tempo regulamentar e também nos pênaltis —, no estádio Morenão, culminou na eliminação do Campeonato Cearense nas quartas de final.
O empate como visitante em 2022 foi conquistado dentro da própria Arena Castelão, já que o mando de campo do primeiro Clássico-Rei da temporada era do Tricolor. O duelo acabou com 1 a 1 no placar.
Nos outros cinco jogos, cinco vitórias: Sergipe, Atlético Alagoinhas-BA, São Raimundo-RR, Campinense-PB, estes pela Copa do Nordeste e, agora, o Palmeiras, pelo Brasileirão, estão na lista de times batidos pelo Ceará.
Nesta semana, o Vovô conta com o retrospecto positivo como visitante para alcançar a segunda vitória na Copa Sul-Americana. O desafio será na Venezuela, diante do Deportivo La Guaira, na próxima terça-feira, 12, às 19h15min.
"A confiança vai melhorando, vai crescendo. Agora, não adianta ter confiança se você não tiver o desempenho que tivemos nas duas partidas, espero que repitamos isso, o desempenho", ponderou o técnico Dorival Júnior, após o triunfo no Allianz Parque.
O adversário do Ceará lidera o Campeonato Venezuelano, com 14 pontos conquistados em sete jogos. Pelo Nacional, o La Guaira conquistou quatro vitórias, empatou duas vezes e perdeu apenas um jogo. Por outro lado, os venezuelanos estão há três jogos sem vencer. Na sequência sem vitórias está a estreia na Copa Sul-Americana, quando La Guaira e General Caballero-PAR empataram em 1 a 1.
Fora de casa, o Vovô não poderá contar com o lateral Nino Paraíba, que foi expulso no confronto contra o Independiente-ARG. Antes do próximo compromisso, o elenco alvinegro realiza um treino de apronto no CT do Corinthians, na manhã de hoje, e depois segue viagem para Caracas.
Em caso de mais uma vitória como visitante na temporada, o Alvinegro manterá a liderança do grupo G do torneio continental, já que é o único que pode chegar a seis pontos na rodada.