Com autoridade, o Fortaleza dominou e bateu o Vitória-BA por 3 a 0 na noite de ontem, na Arena Castelão, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Com o triunfo, o Tricolor do Pici encerrou a sequência de quatro jogos sem vitórias e garantiu uma ótima vantagem para o jogo da volta, marcado para acontecer no dia 12 de maio, no Barradão, em Salvador.
Empurrado pelos 18 mil torcedores presentes no Gigante da Boa Vista, o Fortaleza entrou em campo determinado a encaminhar o triunfo logo na primeira etapa. Com uma proposta tática bem definida, impôs o ritmo de jogo e controlou o Rubro-Negro com facilidade ao longo dos 45 minutos iniciais.
Intenso nas ações de ataque, os comandados de Vojvoda alternaram entre tentativas de jogadas em velocidade pelos lados do campo com Moisés e Pikachu, e em lances pelo setor central através de triangulações utilizando o pivô de Silvio Romero. Em ambas, conseguiu encontrar espaços e criar boas situações para balançar as redes.
Com praticamente todos os jogadores ocupando o campo de defesa do Vitória — exceto Titi e Benevenuto, que se mantinham recuados para evitar contra-ataques —, o Leão sufocou o escrete baiano, principalmente nos primeiros 30 minutos de partida. Não à toa, foi neste recorte do confronto que a equipe cearense marcou dois gols, ambos do argentino Silvio Romero, que chegou aos seis tentos na temporada e assumiu a vice-artilharia do time ao lado de Moisés.
O primeiro aconteceu aos 16 minutos, após ótima jogada individual protagonizada por Lucas Lima. No lance, o meio-campista se desvencilhou da marcação, infiltrou na área e bateu cruzado, mas o goleiro Lucas Arcanjo interceptou. No rebote, Romero, bem posicionado, cabeceou para os fundos das redes.
O segundo gol do centroavante veio aos 27, depois de um escanteio cobrado por Lucas Crispim e uma escorada de cabeça do zagueiro Benevenuto. Livre de marcação dentro da grande área, o atacante argentino finalizou de primeira, com categoria, sem chances de defesa, consolidando o placar dos primeiros 45 minutos.
Na volta do intervalo, o panorama da partida se manteve bem parecido: o Fortaleza melhor em todos os aspectos do jogo, tático e técnico, diante de um Vitória perdido, sem demonstrar nenhum tipo de reação que pudesse afetar o resultado construído.
Confortável na partida, o time da casa passou a controlar as ações em um ritmo mais lento, mantendo a posse de bola sob seu domínio e com diversas trocas de passes. Superior a todo momento do confronto, o Leão finalizou o embate com 60% de posse, 17 finalizações (contra seis do Vitória) e 26 desarmes, evidenciando o bom desempenho geral da equipe.
Sem precisar impor um grande esforço físico, o Fortaleza ampliou o placar aos 26 minutos com Moisés, de cabeça, após cruzamento na medida feito por Romarinho, tento este que deu números finais a partida e garantiu um importante triunfo para a equipe de Vojvoda, não só pelo resultado, mas para a retomada de confiança do time, que terá uma sequência intensa de jogos nos próximos dias: finais do Campeonato Cearense e duelos pela Libertadores e pelo Brasileirão.
Fortaleza
3-5-2: Max Walef, Ceballos, Benevenuto e Titi; Pikachu (Ronald), Jussa (Zé Welison), Felipe (Hércules), Lucas Lima (Romarinho) e Crispim; Romero (Renato Kayzer) e Moisés. Téc: Vojvoda
Vitória-BA
3-5-2: Lucas Arcanjo; Rafael Ribeiro, Ewerton Páscoa e Mateus Moraes; Daniel Bolt (Alemão), Iury, João Pedro, Léo Gomes (Dinei) e Jadson (Eduardo); Tréllez (Jefferson) e Alisson Santos (Roberto). Téc: Geninho
Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 20/4/2022
Gols: Silvio Romero, aos 16 e 27 min/1ºT; Moisés, aos 26 min/2ºT
Público e renda: 18.100 presentes/R$ 91.718,00
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio-FIFA/DF
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade/DF e Lucas Costa Modesto/DF